Navegando por Palavras-chave "Império Romano"
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- ItemSomente MetadadadosO conflito como forma de fortalecimento do poder episcopal no século IV: Uma análise dos escritos de Ambrósio de Milão(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Gonçalves, Laura Barcia de Carvalho [UNIFESP]; Pinheiro, Rossana Alves Baptista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6509767423864494; http://lattes.cnpq.br/2459357944880974; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This work aims to analyze and discuss the work of Ambrose of Milan, Book 10, the last collection of compilations organized by Ambrose in life. In order to point the strengthening of Episcopal power, taking as example the important bishop of Milan, Ambrose. From the analysis of letters, prayers and sermons written by Ambrose underline the conflict as the basis of this self-affirmation of the Nicene bishop present. This monograph established the conflicts that Ambrose fought against the Arians, as opposed to main stream Nicene, and against the pagans, who gradually lost their privileges before the emperor. After an attempt to establish an analysis on the pillars of episcopal power based on the work of historian Claudia Rapp, analyzed in each chapter attempts to Ambrose affirmation of the triad of authority which according to Rapp configure an exemplary Bishop. Authorities being: spiritual, ascetic and pragmatic.
- ItemSomente MetadadadosDo mítico ao político: usos do mito de Hércules no Império Romano 180 – 217 d.c.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Oliveira, Umberto Luis Almeida de [UNIFESP]; Silva, Glaydson José da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6399650055335751; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research has the objective of analyzing the different uses of the myth of Hercules in the Roman Empire, at a period that goes from the year 180 to 217 a.C. It will attempt to show that the emperors who ruled in the period, namely, Commodus, Septimius Severus and Caracalla used the myth of Hercules in a political way, in order to maintain the conquered power. The work will start on the reports of two ancient authors, Dio Cassius and Herodian, who lived and wrote in the same proposed period, being contemporaries of most of the facts narrated for them. Before thinking the myth as a political tool, we will analyze how the roman's were related with the myths, the popularity of the myth of Hercules and its importance in the roman pantheon.
- ItemAcesso aberto (Open Access)“Sobre esta ruína edificai os vossos reinos”: A identidade vândala para as narrativas romanas dos séculos V e VI(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-27) Rosolen Junior, Geraldo; Fernandes, Fabiano; http://lattes.cnpq.br/5297278590369732; http://lattes.cnpq.br/2461795296543874Tendo se fixado em solo imperial pela primeira vez entre 409 e 428 nas províncias da Hispânia, e posteriormente avançados sobre as províncias africanas em 429 até a conquista de Cartago em 439. Os vândalos haviam se estabelecido nas regiões mais ricas do Império Romano do Ocidente, e rapidamente ocuparam um lugar de destaque na historiografia romana, ao obter a atenção de clérigos que se dedicaram a denunciar a condução político-religiosa dos reis vândalos ao longo do século V, tais como Idácio de Aquae Flaviae e Victor de Vita. Entretanto, observamos que mesmo entre os clérigos, essas disputas narrativas e retóricas não alcançaram uma coesão, já que Salviano desejou representar visigodos e vândalos como sociedades mais próxima dos desígnios de Deus, perspectiva que acreditamos estar à luz dos ensinamentos de Agostinho que destacava as ações dos godos de Alarico, como exemplos da cristandade, em contraste com os romanos que permaneciam em pecado e por isso sofriam com o flagelo divino. Contudo, ao longo do século VI é possível perceber um aumento exponencial da produção literária secular, principalmente de poetas que se dedicaram a representar os aristocratas vândalos em seus panegíricos, período que foi nomeado pela historiografia recente como ‘renascença vândala’. Por fim, nossa pesquisa se encerra ao avaliarmos a obra História das Guerras de Procópio de Cesarea, e como ela se transmite a compreensão das identidades e dos reis vândalos. Damos destaque para a rivalidade entre Hilderico e Gelimero, que propiciaram a fragmentação do Reino Vândalo, que forneceu uma justificativa para a intervenção de Justiniano. Isso porque, Hilderico é caracterizado por ser um membro da família imperial, e retratado como muito próximo dos interesses romanos, enquanto que Gelimero é representado como um rei que desejava manter a autonomia do Reino Vândalo em relação ao Império Romano. Assim, o principal objetivo dessa pesquisa é compreender como os modelos narrativos acerca da identidade vândala, haviam surgidos no século V, principalmente pela influência dos debates religiosos, e que posteriormente, no século VI são reorganizadas a partir de obras, dita ‘seculares’.