Navegando por Palavras-chave "Impacto econômico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Epidemiologia do câncer de tiroide, impacto econômico e tratamento dos casos de baixo risco de recorrência : uma perspectiva brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-12-20) Janovsky, Carolina Castro Porto Silva [UNIFESP]; Biscolla, Rosa Paula Mello [UNIFESP]; Maciel, Rui Monteiro de Barros [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3864261034300240; http://lattes.cnpq.br/5447491571580985; http://lattes.cnpq.br/5431231635299816; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com os artigos apresentamos nesta tese conclui-se que ocorreu uma mudança em alguns aspectos do diagnóstico e tratamento do cancer de tiroide nos últimos anos. Nosso primeiro artigo publicado na revista European Thyroid Journal em novembro de 2015 demonstra que os pacientes com câncer de tiroide com baixo risco de recorrência apresentaram um excelente desfecho com o tratamento cirúrgico, sem necessidade de radioiodoterapia, e que a melhor abordagem para seguimento destes casos é observar a curva da tiroglobulina (Tg trend) acompanhada da US cervical periódica. Já o segundo artigo, submetido à revista BMC Public Health, sobre a epidemia do câncer de tiróide no Brasil e o impacto econômico no SUS, demonstra, através de pesquisa no sistema DATASUS, que houve um aumento importante no número de procedimentos relacionados ao diagnóstico (dosagem de TSH, US de tiroide e PAAF de nódulo tiroidiano) e tratamento (tiroidectomia total, uso de radioiodoterapia). Consequentemente, isso acarretou em aumento significativo nos custos para o sistema de saúde público brasileiro, aproximadamente cinco vezes em relação ao esperado no período de 2008 a 2015. Finalmente, ambos os artigos sugerem que se torna necessário rever as indicações de exames diagnósticos e de seguimento e os tipos de tratamento para os pacientes com câncer de tiroide.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos da pandemia de Covid-19 na economia brasileira e suas possíveis curvas de recuperação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Coimbra, Victor Lara [UNIFESP]; Sá Porto, Paulo Costacurta de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079; http://lattes.cnpq.br/5888957958593410O objetivo deste trabalho é analisar os impactos preliminares da pandemia do Covid-19 na economia brasileira. Tais impactos serão avaliados pela elaboração de uma curva de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e pela análise dos impactos preliminares da pandemia do Covid-19 nas exportações por meio do uso do modelo gravitacional. Verificou-se que, ao contrário da hipótese de partida deste trabalho, a curva de recuperação do PIB brasileiro apresentou a forma de “V”, cenário de rápida recuperação na atividade produtiva. Além disso, os resultados obtidos através do modelo gravitacional também indicaram um aumento positivo nas exportações brasileiras no período da pandemia. Tais resultados se devem provavelmente devido à recuperação rápida das exportações de soja, carne e minério para a China.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impactos socioeconômicos da logística de distribuição de vacinas no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-15) Santos, Thais dos [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621O presente trabalho apresenta uma contextualização sobre o panorama da vacinação no Brasil, e muitas informações do acontecimento em São Paulo. Este trabalho possui como base a pandemia do Covid-19, então foi abordado temas como o mercado da vacina, como surgiu e os diferentes aspectos, entre eles: políticos, econômicos, sociais e na saúde. Dentre os impactos é possível observar a relação deles com os diversos âmbitos na sociedade. Cada uma das ações tomada pelos diversos setores construiu o posicionamento da sociedade sobre segurança, eficiência e possibilidades acerca das vacinas desenvolvidas. Dentre as ações foi possível, a partir de análise de similaridade, prever os possíveis posicionamentos necessários dos diversos setores para trazer passar mais confiança à população e tornar um lugar mais seguro.