Navegando por Palavras-chave "Indústria Automobilística"
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- ItemSomente MetadadadosCaracterização mecânica e microestrutural do aço bifásico automotivo dual phase DP600 soldado por laser de yb:fibra(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-06-26) Percy Junior, Jimes De Lima [UNIFESP]; Santo, Ana Maria Do Espirito [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Presently, one of the most issues surrounding the modern automobile industry is to find new efficient solutions reducing fuel consumption and greenhouse gas emissions improving passenger comfort and safety. The importance of steel in the automotive industry is undeniable and it lasts as the most widely used material in vehicle platform. The main requirements are cost, safety, fuel efficiency, light weighting. Weight reduction is mandatory for reducing fuel consumption and greenhouse gases from the transportation sector. In 1970 a new class of lightweight and high-strength steel was developed. Advanced High Strength Steels (AHSS), such as Dual Phase (DP) steel have been used in vehicle bodies. Also, giving focus on new design, fabrication time, reproducibility and assembly techniques for automotive production, Laser Beam Welding – LBW is successfully applied because its high process speed, the possibility to weld joints better, and conformation of tailored blanks after welding. The current work purposes the optimal conditions for the weldability of Dual Phase DP600 steel by the laser welding process without filler metal (autogenous). The objective is to characterize the microstructure and mechanical properties of the welded bead. The welding process was performed by a laser beam from Yb:Fiber equipment, (IPG, YLR-2.000). The best condition was achieved setting power at 1.500 W and welding speed at 50 mm/s, bringing a heat input of 30 J/mm. Argon was used as shielding gas. The fusion zone (FZ), and in the heat affected zone (HAZ) were characterized. The tensile strength and Vickers hardness tests were performed in order to determine the mechanical behavior. The microstructural analyses were studied by micro X-ray diffraction, optical and electron microscopies. Chemical homogeneity was verified by X-ray micro-fluorescence. The results show high quality, chemically and structurally homogeneous weld (1500W , 50mm/s) with improved mechanical properties for the application, in order to other kind of welding that need after work.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um modelo de projeção de vendas e produção de veículos para o Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Oliveira, Eduardo Domenici de [UNIFESP]; Porto, Paulo Costacurta de Sá [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3851033592036079O presente trabalho visa a elaboração de um modelo de projeção de vendas e de produção de veículos para o Brasil, por meio de séries temporais. Por meio dos dados coletados, serão testadas algumas possibilidades de modelos a serem utilizados, tais como os modelos auto regressivos como ARIMA e SARIMA, além de modelos autorregressivos em conjunto a algumas variáveis explicativas, como ARIMAX e SARIMAX, que, de acordo com a literatura disponível, têm impacto nas variáveis dependentes (vendas e produção). Este estudo contribuirá para o entendimento do setor automobilístico, vital para a indústria e a economia do Brasil, cuja literatura ainda é escassa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sustentabilidade na indústria automobilística: desafios e alternativas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27) Lee, Uhi; Dias, Marina Oliveira de Souza; http://lattes.cnpq.br/1040073160928250Em 1892 foi produzido o primeiro automóvel em Detroit, por Henry Ford, causando uma revolução mundial relacionada ao transporte e até mesmo estilo de vida. Os automóveis possibilitaram a redução do tempo gasto para locomoção entre um ponto e outro, catalisando o desenvolvimento da espécie humana. Apesar do grande desenvolvimento da indústria do automóvel desde o século XX, com a substituição de metais de alta densidade utilizados em grande parte das peças do automóvel por polímeros mais leves, o setor automobilístico ainda apresenta aspectos que podem ser melhorados do ponto de vista da sustentabilidade, muitos deles relacionados à indústria de materiais. Por conta da preocupação com o meio ambiente e políticas que apoiam a sustentabilidade, empresas estão buscando o desenvolvimento de alternativas menos impactantes ao meio ambiente. Este trabalho tem como objetivo discutir os impactos ambientais causados pelo automóvel convencional, e apontar melhorias relacionadas ao setor de materiais que visam promover a sustentabilidade da indústria automobilística. Foram investigadas alternativas que a indústria pode empregar para redução dos impactos ambientais dos automóveis, tais como: utilização de motores elétricos e híbridos, substituição de materiais convencionais empregados na construção dos veículos (utilização de fibras naturais, materiais reciclados, nanomateriais), substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, entre outros.