Navegando por Palavras-chave "Integralismo"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre cacos e tesselas: um estudo sobre usos do passado e o fascismo do século XX(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-09) Seixas, Fernando Zvingila; Silva, Glaydson José da; http://lattes.cnpq.br/6399650055335751Este estudo busca jogar luz e discutir os meios pelos quais algumas das experiências fascistas do século XX disputaram e fizeram uso do Passado, trazendo à tona questões referentes ao papel do historiador e às disputas de narrativa e criação e identidade, na tentativa de que, ao compreender tais fenômenos, possa-se compreender o próprio Fascismo. Por fim, o estudo busca compreender melhor o fenômeno do Integralismo, valendo-se das discussões apresentadas ao longo da dissertação para o caso brasileiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O fascismo caboclo no Brasil : o integralismo, suas ações e propaganda de mobilização na década de 1930(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-13) Assis, Sidnei Cruz de [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896
- ItemAcesso aberto (Open Access)O integralismo e a extrema direita hoje(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Leite, Maria Victoria Medeiros [UNIFESP]; Fernandes, Maria Fernanda Lombardi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4507343254856723Esta pesquisa tem por objetivo compreender em um primeiro momento a perspectiva histórica que originou o movimento apontado como fascista e portanto de extrema-direita, nomeado de Ação Integralista Brasileira, o mais poderoso da América Latina, sob liderança de Plínio Salgado, fundado em 1932.Seguiu engajado em atividades públicas até seu banimento em em 1937; o movimento tinha como objetivo ganhar força nacional.Este trabalho busca contribuir para a compreensão deste movimento como fenômeno complexo, de seus elementos constitutivos e de suas fontes de inspiração. A centralidade do trabalho consiste em detectar as manifestações do ideário integralista, no caso, por meio de análise do site oficial da AIB, e visa contribuir para o entendimento dos elementos que constituem e definem esse ideário e relacioná-lo com ideias autoritárias que se desenvolveram anteriormente no país, bem como com as ideias autoritárias presentes na extrema-direita brasileira de hoje. Algumas características desse movimento podem ser apontadas de início: trata-se do maior movimento fascista fora da Europa, o maior movimento de adesão popular de direita da história do Brasil, seus adeptos caracterizavam-se sob a vestimenta de camisa verde, calça preta e gravata preta e o uso de uma braçadeira que fazia referência ao nazismo, no lugar do símbolo da suastica, havia um sigma, adeptos ao militarismo, tinha uma ideologia anticomunista e faz oposição ao liberalismo econômico. A proposta dessa pesquisa é promover uma pesquisa de caráter bibliográfico a fim de entender a influência de movimentos e ideias extremistas internacionais sobre o movimento e posterior identificar a presença do ideário integralista na extrema-direita brasileira hoje. Para entender esse fenômeno que foi o integralismo, farei uma análise bibliográfica e posteriormente uma análise documental do site da AIB, afim, de identificar traços do integralismo na extrema-direita hoje.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Literatura, vida pública e modernidade: um estudo sobre Othon Lobo da Gama d'Eça(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-05-29) Furtado, Tamires Quesada [UNIFESP]; Franzini, Fabio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This thesis aims to analyze the literature, the publications and the speeches of Othon Lobo Gama D' Eça's (1892-1965), a Santa Catarina writer. The period reflected in his work relates to an urban transformation process that occurred in the city of Florianópolis and in the state of Santa Catarina in the first half of the twentieth century. Leading figure in Santa Catarina's scenario, Othon D' Eça was a writer, a member of Santa Catarina's Academy of Letters, the secretary of State's Public Security, a law professor and a politician, having also been provincial head of Integralism. This work intends to propose some interpretations of the author's intellectual production, linking the historical context to Othon D'Eça's biography, publications, notes and speeches, showing some of the dilemmas of modernization in Florianópolis in the decades between 1920 and 1950.
- ItemSomente MetadadadosPlínio Salgado e a educação: Nosso Brasil e sua materialidade na história das edições e produções didáticas 1930-1937(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Amorim, Aline Lima de [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2793775444686758; http://lattes.cnpq.br/3525753007264016; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper aims to analyze the sphere of production, publishing and forms of movement of the textbook written by Brazil our Brazilian political Plínio Salgado, connected with movements like modernism and fundamentalism in the course of his career. Seeks to understand the relationships between the context of production and publishing of textbooks, the author and the forms of movement during the provisional government of 1930 - 1934, constitutional 1934 - 1937 Vargas. We aim to identify possible constraints and changes in material form of production, the permanence in time of certain formal aspects with the publication of new editions as well as the design of new architectures policies, linked to the readings of the past that it intends to retain, ie a historical memory has sought to perpetuate the academic literature and the historicity of these practices. We will not make an ideological analysis of the contents of textbooks in the strict sense, but we will go beyond this perspective and official speeches, analyzing issues and the history of the book for teaching history and its relation to the editorial policies at the time of the publication of these books, not to reiterate statements that may obscure a more profound and fruitful object of analysis. We will take a major object of analysis the textbook: Our Brazil produced specifically in 1937, along with information about educational policies, educational publishing and to understand the relationship between politics, publishing, memory and educational productions.