Navegando por Palavras-chave "Investigação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise organizacional e eco-sócio-sanitária do acidente em Terminal Portuário da Alemoa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Melo, Guilherme Maciel [UNIFESP]; Batista, Luisa de Oliveira [UNIFESP]; Pereira, Anderson do Nascimento [UNIFESP]; Oliveira, Emiliano Castro de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2433172806859859; http://lattes.cnpq.br/0061685969503666; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os acidentes são fenômenos complexos, que frequentemente tentam ser explicados por meio de causas imediatas, ao invés de promover o diagnóstico de disfunções organizacionais na gestão de segurança. O presente estudo busca identificar os aspectos organizacionais envolvidos no acidente ocorrido no terminal de granéis líquidos localizado no estuário de Santos. Por meio da seleção de normas, artigos, entrevistas veiculadas e relatórios do caso, procurou-se identificar fatores organizacionais, além de analisar os impactos promovidos dentro de uma perspectiva eco-sócio-sanitária, para o completo entendimento das causas raízes que levaram ao ocorrido e identificação dos fatores do rápido alastramento. Nota-se que, a complexidade e dimensões dos danos afetou drasticamente a saúde da população, contaminou o estuário, local essencial para a renda dos pescadores artesanais da região, e trouxe grandes prejuízos logísticos, em virtude dos bloqueios impostos para o combate às chamas. Sendo assim, o acidente foi explicado de diferentes perspectivas de segurança, através da metodologia de árvore de causas, gravata-borboleta e queijo-suíço de Reason. O entendimento das barreiras ultrapassadas para a ocorrência do evento promove um processo de prevenção e salienta a construção de sistemas tolerantes a erros. Ao fim, busca-se avanços na segurança ocupacional e de processos em terminais portuários brasileiros e a elaboração de planos de resposta à emergência mais eficientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Integração de dados de investigações e caracterização de aquífero fraturado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-28) Lima, Beatriz Thomaz [UNIFESP]; Freitas, Juliana Gardenalli de [UNIFESP]; Alarsa, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/0992068000585394; http://lattes.cnpq.br/9021997241840860; http://lattes.cnpq.br/7948688819336130Com o aumento da população e o crescimento de grandes indústrias, vem crescendo a busca pelas águas subterrâneas presentes em aquíferos. Entretanto, quando ocorre o derramamento de substâncias tóxicas sobre o solo, estas são capazes de infiltrar em subsuperfície e conseguem chegar aos aquíferos presentes em solos ou rochas, comprometendo a qualidade das águas subterrâneas. Atualmente, uma das principais classes de contaminantes são os solventes clorados, que possuem uma densidade maior que a da água e baixa viscosidade, fazendo com que consigam atingir grandes profundidades nos aqu íferos. O estudo da contaminação em aquíferos fraturados é complexo e de alto custo, visto que as águas e contaminantes percolam através das fraturas, que possuem alta heterogeneidade e anisotropia, além de poderem se acumular na matriz rochosa. Desta maneira, este projeto buscou aplicar e avaliar metodologias para a investigação de um aquífero fraturado em uma sondagem e integrar esses resultados com dados de relatórios de investigação ambiental já existentes, dando suporte para a revisão do modelo conceitual da área. A área de estudo se localiza no município de Diadema, estado de São Paulo, local com grande concentração de indústrias. Inicialmente realizouse uma sondagem com profundidade de 30,25 metros, amostragem de solo e rocha e descrição litológica. Após estes passos, foram realizadas perfilagens ótica e geofísica com o intuito de se obter informações físicas e químicas do meio em estudo, então, foram realizadas amostragens de água estratificada, discretizada e em poços multiníveis. Os resultados obtidos indicaram a presença de solo até 15,9 metros, posteriormente foi detectada a rocha do tipo Granito até 30,25 metros de profundidade, com a presença de pequenas fraturas horizontais, verticais e subverticais. De maneira geral, ocorreu 100% de recuperação dos testemunhos de rocha e o grau de fraturamento variou entre 0 e 4,68 fraturas/metro. Nas análises químicas de água subterrânea não foram identificadas presença de contaminantes. Por fim, os resultados foram avaliados de forma integrada e foram correlacionados. As áreas de estudo possuem contaminações nas matrizes de água subterrânea, solo e vapores do solo, enquanto as plumas de água subterrânea e vapores de solo se sobrepõem entre si. Pelo fato de as investigações ambientais serem realizadas de maneira separada, dificulta o estabelecimento das fontes iniciais de contaminação, desta forma se observa a importância de que as áreas vizinhas sejam consideradas de forma integrada.
- ItemRestritoRadiologia Forense o uso da Radiologia para elucidação de crimes(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-11) Santos, Heloisa Schellerg; Valiengo Filho, Antônio Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7079601962012057O serviço de Radiologia Forense tem um importante papel na investigação criminal, interagindo com as Unidades de Medicina Legal e Antropologia. Entre essas aplicações estão: estudo de óbitos por acidentes aéreos e desastres, documentação de lesões em acidentes de trânsito, autópsias médico-legais em óbitos por asfixia mecânica, estudo de óbitos associados a ferimentos por projéteis de arma de fogo, diagnóstico de maus-tratos infantis, verificação de a autenticidade de provas físicas, identificação de cadáveres, exame em óbitos fetais, lesões corporais, determinação de idade, exame de restos esqueléticos e necropsia virtual (virtuopsia). Desse modo, o tema do presente estudo é radiologia forense: o uso da radiologia para elucidação de crimes. Tem-se por objetivo compreender a importância da radiologia forense na identificação de pessoas vivas e cadáveres sendo um dos requisitos que a autoridade faz ao médico legista e que em muitos casos é essencial para uma investigação judicial. O método aplicado é de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados quanto ao tema escolhido. Como resultados destaca-se o fato de que as imagens são essenciais na determinação do trauma, constituindo evidência confiável, objetiva e científica na hora de comprovar a lesão. Pode-se concluir que a radiologia tem aplicações de grande importância para esclarecer crimes e, assim, apoiar a administração da justiça.