Navegando por Palavras-chave "LER/DORT"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ombro em uma linha de produção: estudo clínico e ultrassonográfico(Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2009-08-01) Maeda, Ernesto Youiti [UNIFESP]; Helfenstein Junior, Milton [UNIFESP]; Ascencio, João Eduardo Barile; Pollak, Daniel Feldman [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: The correlation among shoulder pain, abnormal physical examination and ultrasonography is controversial in the occupational scenario. OBJECTIVE: Establish the association between pain, physical examination and ultrasounds in workers of a pharmaceutical industry. PATIENTS AND METHODS: One hundred workers were invited to take part in the study and submitted to the inclusion and exclusion criteria, and 93 were included. All enrolled patients gave written informed consent, and had a physical examination performed by one of the authors. Ultrasound examination was performed, at the latest one month of the physical examination, by an experienced operator who was blind to the clinical setting. RESULTS: There was statistical correlation between pain and clinical maneuvers in 57 shoulders for supraspinatus tendon (SE) (P = 0,000) and no correlation with biceps tendon maneuvers (P > 0,05). In the comparison between clinical findings and ultrasonography, the maneuvers of Neer, Hawkins and Jobe had statistical association (P < 0,05). The association between pain and altered ultrasonography was statistically significant (16 among 57 individuals with pain, with P < 0,05), but there was significant false-positive ultrasound findings in asymptomatic shoulders (7 individuals). CONCLUSION: The precise diagnosis is a complex process, which requires the association of clinical and occupational anamnesis, accurate physical examination and ultrasonography performed by an experienced operator.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Programa Educativo na prevenção de LER/DORT: uma avaliação com Técnicos de Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-06-29) Teixeira, Geraldo Magella [UNIFESP]; Goldenberg, Paulete [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual concorrem inúmeras concepções, das áreas tanto da educação, quanto da saúde, as quais espelham diferentes compreensões do mundo, demarcadas por distintas posições político-filosóficas sobre o homem e a sociedade. Sua prática na saúde ocupacional favorece e potencializa a adaptação harmônica do indivíduo ao meio laboral e potencializa as relações com os outros, com o espaço e o tempo, elementos indispensáveis para o sucesso no autogerenciamento na prevenção das LER/DORTs. Esta pesquisa procurou compreender, juntamente com um grupo de técnicos de enfermagem que trabalham em Hospital Público do Nordeste do Brasil, o significado da questão LER/DORT, sobretudo nos aspectos preventivos e ainda propor e avaliar um recurso educativo na prevenção de LER/DORT para estes profissionais, erigido a partir das necessidades e da interação com os sujeitos. Para a realização desta pesquisa optou-se pela metodologia analítico-descritiva, assumindo a complementaridade das abordagens qualitativas e quantitativas. Esta pesquisa compreendeu duas etapas distintas. O primeiro momento correspondeu ao caminho metodológico proposto que objetivava conhecer os sujeitos da investigação e elaborar um programa educativo que potencialmente desencadeia-se na transformação de suas práticas; nessa etapa foram utilizadas as técnicas da observação etnográfica e grupo focal. A segunda etapa da pesquisa correspondeu ao caminho metodológico proposto que objetivava avaliar as mudanças induzidas pelo programa educativo elaborado, especificamente em relação às diferentes dimensões de qualidade de vida como a percepção álgica; nesta etapa foram utilizados os instrumentos Questionário Nórdico (QNSO) e Questionário de Qualidade de Vida (SF 36). Participaram 70 técnicos de enfermagem e esses foram divididos, aleatoriamente, em dois subgrupos; os primeiros trinta e cinco sujeitos participantes da primeira etapa e os restantes participaram da segunda etapa. Foi possível compreender que os Técnicos de Enfermagem possuem, mesmo que intuitivamente, saberes sobre a questão LER/DORT e são capazes de contribuir positivamente no construto de recurso. Após a participação no programa educativo foi possível observar que o recurso construído a partir da fala dos participantes é capaz de interferir positivamente na qualidade de vida e na percepção da sintomatologia álgica. A utilização de Práticas Educativas em Saúde na ambiência laboral com técnicos de enfermagem sobre este tema mostra-se como uma estratégia a ser valorizada na prevenção das LER/DORTs.