Navegando por Palavras-chave "Lei 13.409/2016"
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- ItemRestritoTrajetórias de escolarização de universitários com deficiência e a lei de cotas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15) Silva, Lidiane Aparecida Araujo da [UNIFESP]; Martins, Edna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/9938550982978516A partir da década de 2000, a luta pelo acesso de pessoas com deficiência no Ensino Superior vem ganhando maior importância com a elaboração de iniciativas, leis e políticas públicas que visam a garantir o direito de acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito educacional. Dentre as políticas de inclusão destaca-se a Lei Brasileira de Inclusão a Lei Nº 13.409/2016 que abrange o sistema de cotas definindo a obrigatoriedade de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos cursos técnicos e superiores em instituições federais de ensino. Nessa perspectiva, essa pesquisa teve o objetivo de compreender como ocorreu a trajetória escolar de estudantes com deficiência que acessaram o ensino superior por meio da lei de cotas a partir do ano de sua implementação na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Buscou-se investigar o percurso educacional de alunos para alcançar o acesso à universidade pública, assim como aspectos que influenciaram a sua permanência na universidade. A partir de metodologia qualitativa, fundamentada na teoria histórico-cultural, a investigação ocorreu com 6 estudantes com deficiência dos cursos de humanidades da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp do Campus Guarulhos e 1 professora do núcleo de acessibilidade e inclusão da mesma instituição. A análise dos dados destaca aspectos dos primeiros anos de contato dos estudantes com o ambiente educacional e como ocorreram as interações sociais com professores, estudantes e outros agentes envolvidos nos processos educacionais. Os resultados mostraram a importância das redes de apoio na inclusão escolar de pessoas com deficiência no acesso e permanência no Ensino Superior, sinalizando os desafios da implementação da Lei nº 13.409/2016, no que se refere às barreiras arquitetônicas, atitudinais e educacionais para que estudantes com deficiência possam alcançar êxito no seu desenvolvimento e formação universitária.