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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciclo de vida de produtos fitoterápicos na indústria farmacêutica com enfoque na Passiflora incarnata L.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Yamauti, Carolina Takose [UNIFESP]; Calixto, Leandro Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3551420764621660O ciclo de vida de um produto fitoterápico envolve uma série de etapas com equipes multidisciplinares. O conhecimento acerca do uso de plantas para fins ritualísticos, terapêuticos e medicinais é descrito deste os povos antigos e desde a aprovação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o mercado de fitoterápicos passou a receber mais atenção, com maiores investimentos em pesquisas e estudos que comprovam a qualidade, segurança e eficácia dos produtos fitoterápicos. Este trabalho de conclusão de curso descreve as principais etapas envolvidas no ciclo de vida de um produto fitoterápico, neste caso, uma cápsula com derivado da Passiflora incaranata L. em sua formulação a fim de exemplificar os testes e processos. As etapas são iniciadas com pesquisas sobre a espécie vegetal e suas ações terapêuticas, passam por desenvolvimento de formulação e de embalagem. O processo segue para a produção de lote piloto e estudos de validação, passando pelo controle de qualidade de matéria-prima, estudos de estabilidade e validação de métodos analíticos e controle de qualidade do produto. Em seguida, é descrito o processo de submissão de registro, seguido pela análise do produto já no mercado, com a observação de aspectos da farmacovigilância e em seguida, como ocorre o processo de descontinuação do produto. Por fim, é descrito algumas tendências encontradas no setor industrial farmacêutico, como as ações implanatadas com a logística reversa e sobre a relação entre as principais empresas detentoras de registro de produtos fitoterápicos com o mercado nacional e o sistema de saúde público e sua Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. É visto que o mercado nacional de fitoterápicos é condensado em um seleto número de empresas e que ainda é necessário maior investimento no setor para que o tratamento com produtos fitoterápicos seja mais valorizado e acessível nas redes públicas. Muitos são os desafios encontrados pelos desenvolvedores de produtos tradicionais fitoterápicos, desde o início das pesquisas, passando pela dificuldade em encontrar fornecedores qualificados, pelos desafios de desenvolvimento de formulações e métodos, até o processo burocrático de obtenção de registro e eventual descontinuação.