Navegando por Palavras-chave "Males"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Fuga e assimilação em Plotino: questões de ética e metafísica nas Enéadas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-11) Gomes, Rafael Vieira [UNIFESP]; Marsola, Maurício Pagotto [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Teeteto (176 b), Platão disse que, já que os males residem “aqui” e rondam necessariamente essa região perecível, e já que desejamos fugir dos males, é preciso “fugir daqui”. Essa fuga, segundo ele, consiste em assemelhar-se a deus. Plotino, em sua exegese do texto platônico, retoma literalmente essa afirmação e a incorpora em sua filosofia. Sua interpretação e concepção filosófica desse aspecto ético da tradição platônica parece corresponder a certa “chave” para compreender e penetrar o percurso da conversão (epistrophé) da alma, de sua dispersão na multiplicidade (ou “queda” nos vícios e males) à sua Assimilação e unificação com o princípio que, por ser fonte de máxima unidade, plenitude, conhecimento e felicidade da alma é, por isso, sua verdadeira meta e seu mais profundo “objeto” de amor e desejo. Portanto, é preciso fugir dos males, em um movimento de conversão e Assimilação a deus (homoíosis theôi), que, em Plotino, corresponde a um retorno e a uma entrada no mais profundo e íntimo de si mesmo. Entretanto, seguindo de perto Platão, se os males residem aqui, para fugir dos males é preciso “fugir daqui”. Ora, perguntamo-nos: o que, em Plotino, significa realmente essa Fuga? É bastante conhecida certa interpretação contemporânea que entende a moral platônica como uma forma de fuga e negação do corpo, do mundo e dos sentidos. Alguns filósofos, assim como alguns historiadores da filosofia, também parecem ter entendido literalmente essa expressão retomada por Plotino. Entretanto, a despeito dessa interpretação e do debate com seus defensores, desejamos apenas compreender esse aspecto da filosofia plotiniana principalmente a partir de seu próprio texto: afinal, trata-se de uma proposta de evasão e de negação do corpo e do mundo, ou há outra leitura possível? Se, paralelamente ao tema da Fuga, estudarmos alguns pontos estratégicos para a compreensão mais ampla do percurso conversivo veremos que paradoxalmente Plotino não apenas valoriza o corpo, o mundo e a experiência sensível, mas os concebe como meios para a Assimilação ao inteligível. Por conseguinte, se fugir daqui consiste em assemelhar-se a deus, essa Assimilação é a finalidade última dessa Fuga. De modo que Fuga e Assimilação aparecem como conceitos interdependentes. Todavia, qual é a natureza dessa Assimilação (homoíosis)? Trata-se apenas de imitar e tornar-se semelhante ao divino, ou esse termo guarda, em Plotino, ainda um sentido mais ousado e mais profundo? Segundo nossa interpretação, a assemelhação como imitação e aproximação ao divino, por meio das virtudes e da dialética, é uma etapa ainda propedêutica da Assimilação propriamente dita. E é essa passagem de um nível discursivo e propedêutico – de imitação e preparação – para a “visão” e a “experiência” imediata do divino – como “unificação”, “contato” e “união extática” e “mística” – que completa o itinerário filosófico da conversão da alma, condensado em sua interpretação desses dois conceitos complementares e convergentes.
- ItemSomente MetadadadosStunkard Figure Rating Scale for Brazilian men(Springer, 2013-09-01) Conti, Maria Aparecida; Ferreira, Maria Elisa Caputo; Carvalho, Pedro Henrique Berbert de; Kotait, Marcela Salim; Paulino, Ester Soares; Costa, Luciana Scarlazzari; Teixeira, Paula Costa; Cordás, Táki Athanássios; Scagliusi, Fernanda Baeza [UNIFESP]; Universidade de São Paulo (USP); Univ Fed Juiz de Fora; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Purpose To evaluate psychometric assessment of Stunkard Figure Rating Scale (FRS) for Brazilian male population.Methods the sample was composed of a control group (94 students) and a clinical group (20 eating disordered patients). Two questionnaires were applied: the FRS and the Eating Attitudes Questionnaire-26. Weight, height, and body mass index (BMI) were collected in the control group (self-reported) and clinical group (measured). Body dissatisfaction (BD) was calculated by subtraction of ideal body (IB) from the current body (CB) score. the concurrent validity was assessed through the analysis of the correlation between the CB and BD scores and the BMI and the body weight. the discriminant validity was achieved by measurements of association between the groups studied and the scales CB, IB and BD. Reliability was assessed by the comparison of the score averages at two moments and by the intraclass coefficient correlation.Results the questionnaire had a correlation higher than 0.67 for the measures of weight and BMI. Regarding the CB, IB and BD scores, a significant difference was not observed between the clinical and the control group. There was no difference between the scores for BD at the two moments analyzed.Conclusions the FRS is stable and capable of correlating with anthropometric measures. Nevertheless, for this population the questionnaire was unable to distinguish between the two groups analyzed.