Navegando por Palavras-chave "Material Educacional"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia Ilustrado Sobre A Técnica Do Curativo Em Paciente Queimado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-02-15) Pieroni, Susana Rodrigues De Melo [UNIFESP]; Blanes, Leila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: A burn is a serious trauma with social, economic and public health repercussions that needs the attention of the government agencies. The treatment of these patients has always been a great challenge to the health team. Educational material is needed to teach dressing application in order to standardize the material and the technique and make the procedure safer for the patient and for the professional. Objective: Developing and validating a guide of the dressing technique used in burn patients. Method: An anteriority search was carried out but a similar guide was not found, a bibliographic survey was carried out in Pubmed and Scielo databases and in Google Scholar search engine. Standardized photographs were taken to illustrate the guide by showing step-by-step procedures. A professional designer diagrammed the Guide. Seven burn care experts did the Illustrated Guide content validation. The chosen method to validate was Delphi Technique, questionnaires were used to evaluate the following contents: Objective, Structure and Relevance of the study. Results: The objective item obtained 4.0 total IVC, 10.85 in Structure and 4.0 Relevance with global IVC of 0.99 reaching the validation goal and not requiring a new round of evaluation. The Illustrated Guide has 79 pages and 86 images. It was organized in 10 parts about the technique of burn dressing change. Topics such as material preparation, professional paramentation and dressing technique for each body region were addressed. Conclusion: An Illustrated Guide has been developed and validated with the step-by-step technique of burn dressing change.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O uso de imagens em materiais educacionais(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-18) Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]; Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5340922290331025; http://lattes.cnpq.br/7022314798853009Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.