Navegando por Palavras-chave "Medical psychology"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A arte e a ciência de conhecer pessoas: a dimensão humanista na formação do médico na UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo, 2015) Torossian, Miriam Sansoni [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8609089865755189; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; http://lattes.cnpq.br/8381662088705185; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo pretendeu investigar como os alunos da graduação em Medicina da Unifesp perceberam o curso “Conhecendo Pessoas – uma ciência, uma arte”, dentro da disciplina de Psicologia Médica, bem como avaliar o seu interesse pelo desenvolvimento de habilidades psicoafetivas e a construção da intersubjetividade. Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa, cujas estratégias metodológicas facilitam a compreensão dos fenômenos humanos, especialmente nos aspectos que não podem ser medidos nem quantificados. Os dados empíricos foram obtidos em entrevistas com alunos do 2º, 3º, 4º, 5º e 6º anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), usando a técnica de entrevista semidirigida, orientada segundo roteiro de perguntas-chave. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e conferidas. Para a análise do material empírico obtido foi utilizado o método da análise de conteúdo de acordo com a metodologia categorial temática. A análise de conteúdo aconteceu em três etapas: pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial. As categorias temáticas relevantes para o estudo foram: o sentido de conhecer pessoas; intersubjetividade e avaliação do curso “conhecer pessoas”; nestas categorias foram destacadas subcategorias, quais sejam: aproximação do outro, empatia, o humano por trás da máscara, relação dialógica professor-aluno, relação aluno-paciente, a disciplina oferece oportunidade para autoconhecimento, a disciplina como espaço para reflexão e acolhimento, discussão da relação médico-paciente não é a própria relação médico- paciente, o aprender a ser “humano”. Este estudo propiciou o conhecimento sobre a visão predominante dos alunos em relação à experiência de conhecer pessoas, evidenciando que o curso foi um auxiliar na compreensão de si mesmo, do outro, na valorização do relacionamento interpessoal, quer no âmbito pessoal, quer profissional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano(Associação Brasileira de Educação Médica, 2009-06-01) Silva, Fernanda Braga [UNIFESP]; Mascia, Adriana Rainha [UNIFESP]; Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Maria Cezira Fantini [UNIFESP]; Nogueira-Martins, Luiz Antonio [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Instituto de SaúdeTwo random samples of medical students (50 each from the second and sixth years) were interviewed with the Scale of Attitudes Towards Sources of Tension During Medical School, which assesses four factors: psychological aspects and adaptation to medical school; career choice and characteristics of medical school; manifestations of dysfunctional behavior; personal health; and lifestyle. The students also answered open questions on their experience during undergraduate training. According to the scale, 24.1% of the interviewees were potentially subject to developing adaptive crises. The material obtained from analysis of the open questions allowed constructing two discourses, corresponding to second and sixth-year students, respectively. Based on an analysis of the quantitative and qualitative data, we discuss themes related to the second year (teaching/learning process, faculty's teaching practice, and grading) and sixth year (organization of hands-on experience with patients, admissions process for residency programs, and ethical aspects of medical practice). We comment on preventive measures and interventions on the basis of the themes developed in the discussion.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Laboratório de comunicação: a percepção sobre a relevância do estudo da comunicação para os alunos do 2° ano de medicina da UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-11-03) Pereira, Adriana Teixeira [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8609089865755189; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/4243991547231921; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A questão da inter-relação médico-paciente permanece um importante objeto de estudo no campo das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde. O emprego de técnicas de dramatização apresenta-se como possível instrumento na educação médica para o aprendizado da relação médico-paciente. Os efeitos destas técnicas nos alunos e sua real eficácia para o profissional futuro, ainda permanecem com divergências de opiniões. Objetivo: compreender a percepção alunos do 2º ano de Medicina sobre o aprendizado das práticas do Laboratório de Comunicação ministradas pela disciplina de Psicologia Médica da UNIFESP. Metodologia: Pesquisa qualitativa ? estudo de caso, entrevistas individuais semiestruturadas envolvendo 28 alunos. Método utilizado para o tratamento dos dados foi a Análise de Conteúdo: Temático-Categorial, segundo Bardin em 2011. Resultados: Emergiram quatro categorias. A primeira delas foi sobre a percepção dos alunos sobre a dinâmica do Laboratório de Comunicação: dissociação entre teoria-prática, a importância da comunicação na relação médico-paciente de forma humanizada, participação de todos os alunos e visão integrada do cuidado. A segunda refere-se sobre as repercussões emocionais dos alunos a partir da vivência no Laboratório de comunicação: experiências prazerosas e desprazerosas. Na terceira categoria destacam-se as expectativas dos alunos em relação ao futuro profissional: saúde do médico, motivações e desmotivações; comunicação na relação médico-paciente, abordagem biopsicossocial; sistema de saúde público e privado. A quarta categoria destina-se as novas propostas dos alunos sobre o Laboratório de Comunicação: rever a pontualidade e freqüência dos alunos, local, número de dramatizações e filmagens, carga horária da disciplina e currículo médico. Conclusões: Segundo as percepções dos alunos a importância da reflexão sobre a comunicação médico-paciente deve acompanhar toda graduação. O processo de dramatização é um instrumento de experiência de sensações prazerosas ou não, mas que pode colaborar na preparação dos alunos na relação futura com os pacientes. Ocorreu uma preferência na discussão de casos reais, se possível com a participação de médicos formados, em relação à discussão somente de casos fictícios. Há ansiedade pelo futuro profissional dentro do atual sistema de saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Transferências na formação médica(Associação Brasileira de Educação Médica, 2009-12-01) Lucchese, Ana Cecilia [UNIFESP]; Abud, Cristiane Curi [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Undergraduate medical students experience intense feelings when faced with their first patients during medical training. Dealing with the patient's anxiety requires medical students to comprehend the patient's various demands. The current study aimed to foster reflection on the psychological and emotional phenomena underlying interactions between healthcare professionals and patients, and to discus their implications and effects, seeking a better understanding of what students can offer patients, helping them to observe and value the patients' reactions, despite their incipient knowledge of the biomedical aspects of illness. The study attempted to shed light on the phenomenon of transference and its implications for the physician-patient relationship