Navegando por Palavras-chave "Melhoria de qualidade"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Adaptação do modelo de avaliação da qualidade e melhoria do desempenho americano à realidade brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-08-31) Lazarini, Leticia de Fatima [UNIFESP]; Roza, Bartira de Aguiar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9255434835123749; http://lattes.cnpq.br/4237856314712517; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Realizar a adaptação cultural para o português brasileiro, instrumento de Avaliação da qualidade e melhoria do desempenho dos Estados Unidos da América à realidade brasileira. Método: Pesquisa metodológica desenvolvida para validar o instrumento que visa medir a qualidade e o desenvolvimento das equipes transplantadoras. O instrumento utilizado para tradução foi o Instrumento Quality assessment and Performance Improvement (QAPI). A planilha QAPI é utilizada para determinar a conformidade dos programas de transplante com a legislação vigente e os regulamentos técnicos da área de transplante. Para a validação deste instrumento foi realizada a proposta de Beaton et al que prevê as seguintes etapas: tradução, síntese, backtranslation, revisão por comitê de especialistas e pré-teste. Para se avaliar as concordâncias entre os cinco juízes das percepções sobre Relevância, Precisão, Clareza, Objetividade, Sequência de Tópicos e aspectos de Equivalência (Semântica, Idiomática, Cultural e Conceitual) foram apresentados os coeficientes Kappa para múltiplos juízes (8). Foram analisadas as concordâncias considerando-se, tal qual para o Índice de Validação de Conteúdo, as respostas “4” e “5” como sendo “importante”. Para todos os testes estatísticos foram adotados um nível de significância de 5%. Resultado: Os resultados da adaptação do instrumento QAPI- Brasil mostram que, no questionário como um todo, houve 97,5% de equivalência semântica e idiomática e 99,1% de equivalência cultural e conceitual. Para os blocos nos quais foram possíveis de se realizar o cálculo do Kappa, as concordâncias mostraram-se pobres. Entretanto, as concordâncias observadas entre os juízes sobre as adequações de semântica, idiomática, cultural e conceitual dos blocos de identificação, parte 1, parte 2 e final, bem como a adequação cultural e conceitual da parte, foram de 100,0%. Para a validação de conteúdo também foi analisada a Relevância, precisão, Clareza, Objetividade de cada questão e a Sequência de Tópicos. Valores de IVC para relevância e sequência de tópicos de pelo menos 0,80 para todos os blocos. De uma forma geral, a clareza apresentou mais blocos com IVC inadequado – apenas a parte 2, parte 5 e final apresentaram valores que variaram de 0,80 a 1,00. Já o Índice de Validação de Conteúdo para Precisão e Objetividade mostraram-se adequados para identificação, parte 2, parte 5 e final. Para o pré-teste 80% dos profissionais elogiaram o questionário e o classificaram como de grande relevância para o Transplante no Brasil. Cerca de 30% dos profissionais classificaram o questionário como muito extenso para ser preenchido mensalmente. Os profissionais de São Paulo - capital e interior, apresentaram maior facilidade em responder o questionário uniformemente e sem dúvidas. Para 20% dos profissionais que responderam o questionário, as questões relacionadas a eventos adversos não foram respondidas, pois o programa não dispunha dos dados. Conclusão: o questionário de Avaliação da qualidade e melhoria do desempenho americano está traduzido, adaptado e seu conteúdo validado à realidade brasileira.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Aplicação da ferramenta bow-tie como recurso de disseminação da política de segurança do paciente(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017) Costa, Daniela Akemi [UNIFESP]; Bohomol, Elena [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0048156985550471; http://lattes.cnpq.br/1607828828327574; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Analisar a aplicabilidade da ferramenta Bow-Tie como recurso de disseminação da política de segurança do paciente. Método: Foi realizado um estudo descritivo e exploratório de abordagem quantitativa, em um hospital privado no município de São Paulo, estruturado em duas etapas, sendo a primeira uma análise documental de Bow-Ties construídas por grupos multiprofissionais durante oficinas planejadas de abril a julho de 2014 nos turnos manhã, tarde e noite; e a segunda etapa uma análise estatística comparativa e correlacional utilizando testes de Kruskal Wallis, Mann-Whitney e Spearman para conhecer a opinião dos profissionais por meio de uma pesquisa estruturada com seis afirmativas e cinco opções de resposta utilizando escala de Likert (concordo totalmente, concordo, nem concordo nem discordo, discordo, discordo totalmente), com cálculo amostral de 95% de intervalo de confiança e 5% de margem de erro de uma população de profissionais de assistência direta ao paciente e que participaram das oficinas de construção das Bow-Ties. Resultados: foram realizadas 19 oficinas com participação de 505 colaboradores, sendo 254 assistenciais. Foram construídas 123 Bow-Ties com 70 temas diferentes (47 assistenciais), sendo os dois mais prevalentes: Erros de Medicação e Queda de Pacientes. Foram identificados, respectivamente aos dois temas, 29 e 22 perigos; 95 e 81 barreiras; 19 e 12 consequências; e 68 e 53 ações de mitigação. A relação barreira e perigo foi de 3,28 e 3,68; e a relação de ações de mitigação e consequências de 3,58 e 4,42. A opinião dos profissionais quanto a aplicabilidade da ferramenta teve aprovação média de 86%. Conclusão: a representação gráfica da Bow-Tie provou ter importância na disseminação de diretrizes de segurança, facilitando o entendimento de prevenção e mitigação frente aos incidentes, assim como obteve aprovação dos profissionais que participaram do processo de construção das ferramentas, podendo este modelo ser replicado nas organizações de saúde para promoção da segurança do paciente.
- ItemEmbargoCenários de prática na atenção primária e a neoseletividade: uma matriz de soluções para o manejo dos efeitos do Previne Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-22) Mendes, Karina Magrini Carneiro [UNIFESP]; Carnut, Leonardo [UNIFESP]; Guerra, Lúcia Dias da Silva; http://lattes.cnpq.br/8624417896750887; http://lattes.cnpq.br/2575803021196614; http://lattes.cnpq.br/0318630836398543Objetivo: Analisar os desafios dos cenários de práticas no ensino superior, na Atenção Primária à Saúde, relatados na literatura científica à luz da neoseletividade com vistas a propor uma matriz de soluções. Métodos: Tratou-se de uma metassíntese qualitativa para compreender quais os desafios dos cenários de prática na Atenção Primária à Saúde (APS) identificados nas pesquisas, com a finalidade de discuti-los à luz dos limites impostos pela neoseletividade induzida pelo Programa Previne Brasil. A estratégia de busca foi construída pelos polos: ‘cenários de prática no ensino superior’ (objeto), ‘desafios’ (qualificador) e ‘APS’ (amplitude/limite). A seleção das publicações foi feita através do protocolo PRISMA por dois revisores independentes. A análise de qualidade dos artigos foi feita pelo protocolo CASP. A análise de dados foi realizada na modalidade temática. Os excertos que melhor representavam cada tema passaram pelo processo de validação interna por um terceiro avaliador. Resultados: Dos 17 artigos incluídos na revisão, foi possível construir 5 dimensões de análise dos desafios dos cenários, estando eles relacionados ao(à): ‘cuidado’, ‘ensino’, ‘gestão’, ‘atitude dos profissionais de saúde’, ‘atitude da comunidade’. Todas as dimensões apresentaram diversos subtemas, a exceção da ‘atitude da comunidade’. Conclusões: O Programa Previne Brasil tem impactos profundos na universalidade do sistema de saúde, favorecendo a focalização e a neoseletividade. Ainda que as políticas públicas de educação, fomentem a inserção do ensino superior na APS, a nova lógica de financiamento e operacionalização constrói uma dicotomia entre a teoria e a realidade da prática, intensificando desafios relacionais e estruturais já existentes. Produto: A partir destes resultados, formulou-se uma matriz de soluções como produto educacional que visa reorientar a organização dos cenários de prática na APS afim de minimizar os impactos da neoseletividade nos cenários de prática e na integração ensino, serviço e comunidade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Impacto de um programa de educação continuada na qualidade assistencial oferecida pela fisioterapia em terapia intensiva(Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB, 2014-03-01) Pinto, Walkyria Araújo Macedo; Rossetti, Heloisa Baccaro; Araújo, Abigail; Spósito Júnior, José Jonas; Salomão, Hellen; Mattos, Simone Siqueira; Rabelo, Melina Vieira; Machado, Flávia Ribeiro [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective:To evaluate the role of quality indicators and adverse events registering in the quality assessment of intensive care physiotherapy and to evaluate the impact of implementing protocolized care and professional training in the quality improvement process. Methods:A prospective before-after study was designed to assess 15 indicators of the quality of care. Baseline compliance and adverse events were collected before and after the implementation of treatment protocols and staff training. Results:Eighty-nine patients admitted, being 48 in the pre-intervention period and 41 in the post-intervention period with a total of 1246 and 1191 observations respectively. Among the indicators related to the global population, there was a significant improvement in chest x-ray control, multidisciplinary rounds and shift changes as well as in compliance with these decisions. Indicators related to the population under mechanical ventilation, obtained by direct observation at bedside, showed a significant improvement in the compliance with the tidal volume of 6-8mL/Kg, plateau pressure <30cmH2O, adequate mechanical ventilation alarm setting, mechanical ventilation humidification control, adequate humidification line exchange and orotracheal tube position. Among the mechanical ventilation indicators collected through the physiotherapy records, there was significantly improved compliance with the predicted tidal volume registry and cuff pressure registry. There was a significant reduction in the number of adverse events. There was no impact on intensive care unit mortality, length of stay, duration of mechanical ventilation and ventilator-free days.Conclusion:It is possible to measure the quality of physiotherapy care using indicators of quality control. The implementation of care protocols and training of the professionals can improve team performance.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O processo de imunoterapia intravesical com a vacina BCG - relato de experiência de ciclo PDCA(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Ferreira, Giovanna Poletini [UNIFESP]; Draganov, Patrícia Bover [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7263104433879588; http://lattes.cnpq.br/0119340462015158Objetivo: Descrever um ciclo PDCA aplicado ao processo de imunoterapia intravesical com BCG no Ambulatório de Urologia durante o estágio curricular supervisionado de administração da graduação em Enfermagem de uma escola de enfermagem de uma universidade federal em São Paulo. Método: Estudo descritivo de intervenção sobre um ciclo PDCA que teve como produto a implementação de um novo processo, direcionados para usuários em imunoterapia com Onco-BCG intravesical. Resultados: realizou-se o diagnóstico situacional, índice Risk Priority Number (RPN) para priorização dos achados e o plano de ação para melhoria do processo em questão. As ações planejadas foram instituídas por meio da ferramenta PDCA de forma compartilhada com a equipe de trabalho. A consulta de Enfermagem direcionada para estes casos foi desenhada, testada e adicionada como parte do novo fluxo. Considerações finais: O novo processo repercutiu positivamente na qualidade da assistência prestada, na segurança do paciente e no trabalho em equipe.