Navegando por Palavras-chave "Mensagem de texto"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-30) Souza Neto, Vinicius Lino [UNIFESP]; Lopes, Juliana de lima [UNIFESP]; Santos, Vinicius Batista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4234078077590338; http://lattes.cnpq.br/1478157388713375; http://lattes.cnpq.br/3328821756004203Objetivo. Avaliar a efetividade de mensagens enviadas por telefonia móvel na adesão às medidas de proteção individual contra a COVID-19. Método. Trata-se de um estudo multimétodos e multicêntrico dividido em duas etapas. A primeira etapa foi um estudo metodológico com o objetivo de elaborar e avaliar as evidências de validade de conteúdo de mensagens sobre as recomendações de proteção individual contra a COVID-19. As mensagens foram elaboradas com base nas recomendações vigentes em 2020 e um grupo de juízes especialistas avaliou a relevância teórica, clareza, pertinência prática e vocabulário de cada mensagem. As mensagens que atingiram um índice de validade de conteúdo superior a 90% foram consideradas como apresentando evidências adequadas de validade de conteúdo. A segunda etapa foi um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, conduzido em quatro universidades brasileiras. A intervenção constituiu no envio, a cada dois dias, das mensagens validadas na etapa anterior. A adesão às recomendações foi avaliada antes da intervenção e semanalmente durante sete semanas, utilizando um instrumento desenvolvido e refinado pelos pesquisadores. Este instrumento é composto por 13 questões e uma escala do tipo Likert de cinco pontos, com escores variando de 13 a 65 pontos, sendo que quanto maior o escore maior é a adesão. A análise estatística foi realizada por meio da análise multivariada de variância. Nesta etapa, também foram investigadas as relações entre a adesão e possíveis fatores intervenientes de natureza sociodemográfica, clínica, comportamental, psicossocial e política. Para isso, foram aplicados os testes estatísticos t de Student, ANOVA, o teste Qui-quadrado e a regressão logística múltipla clássica, utilizando o método Stepwise do tipo Backward Wald. Considerou-se o p<0,05 como significativo. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-2s94rb). Resultados. Foram desenvolvidas 18 mensagens que apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo após a segunda rodada. Na segunda etapa, foram avaliados 429 indivíduos de diferentes cidades brasileiras, e observou-se uma melhora no escore de adesão ao longo das semanas, com significância estatística nas duas últimas semanas (p<0,001). Ao analisar a relação entre possíveis fatores intervenientes e a adesão às recomendações, em uma amostra de 820 indivíduos, identificaram-se menor adesão entre os homens (p=0,003), indivíduos com menos de 30 anos (p=0,004), aqueles sem filhos (p=0,002), consumidores de bebidas alcoólicas (p=0,007), aqueles que relataram ter reduzido a quantidade de alimentos durante a pandemia (p=0,006), pessoas que já tiveram COVID-19 (p=0,008), indivíduos que sentiam desconforto com o uso da máscara (p=0,003) e aqueles que saíam de casa de três a cinco vezes por semana (p=0,011). Conclusão. As mensagens telefônicas foram desenvolvidas e apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo. O envio das mensagens a cada dois dias durante sete semanas foi efetivo para promover a adesão às práticas de proteção individual contra a COVID-19, especialmente após a sexta semana. Foram identificados oito fatores que influenciaram a adesão, incluindo três fatores sociodemográficos, três comportamentais, um psicossocial e um clínico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigação do efeito do envio automático de alertas ao paciente com HIV/AIDS por meio de mensagem de texto para celular na adesão ao tratamento antiretroviral(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-05-25) Costa, Thiago Martini da [UNIFESP]; Pisa, Ivan Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective: To assess if SMS automatic sending increases the adherence antiretroviral drug-based treatment regimens. Methods: The web system HIVAS was projected according to software engineering cascade model. It was conducted two experiments: Experiment 1, a randomized controlled trial with woman living with HIV/AIDS to assess the effects of SMS on adherence to antiretroviral therapy; Experiment 2, a transversal study with data extracted from two electronic health recorders of 4 outpatient clinics to assess the effects of SMS on non-attendance rates. On Experiment 1 adherence of participants allocated to receive SMS, called intervention (n=8), and to not receive SMS, labeled control (n=13), was measured during 4 months by self-reported adherence, pill counting, and microelectronic monitoring (MEMS). On Experiment 2, the incidence of non-attendance when a SMS reminder was sent to the appointment, labeled intervention (n=7,890), was compared to the incidence of non-attendance when no SMS reminder was sent, labeled control (n=21,124). Results: The HIV Alert System (HIVAS) was developed over 7 months during 2008 and 2009. On Experiment 1, during the 4-month study period, the number and percentage of participants from both control and intervention groups that achieved adherence levels to antiretroviral therapy exceeding 95%, were respectively: 11 (84.62%) and 8 (100.00%) to self-reported adherence method; 5 (38.46%) and 4 (50.00%) to pill counting method; and 6 (46.15%) and 6 (75.00%) to micro-electronic monitoring. On Experiment 2, the average non-attendance rate to appointments without previous SMS was 25.57%, while average non-attendance rate to appointments with previous SMS was 19.42%. Conclusion: SMS messaging has demonstrated potential in helping patient adherence to therapy. Brazilian women living with HIV/AIDS who received SMS stated that the messages were reminders, incentives and signs of affection by the health clinic for their, a marginalized population. Beside this, it was observed a statistically significant reduction on the incidence of non-attendance due to SMS messages. The development of HIVAS was the less difficulty phase in the project, emphasizing the feasibility of SMS incorporation to help clinical practice.