Navegando por Palavras-chave "Microcontrolador"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Automatização do teste de backlash em aviões de pequeno porte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Christ, Guilherme Aguiar [UNIFESP]; Oliveira, André Marcorin de [UNIFESP]; Santos, Sérgio Ronaldo Barros dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0608523738367987; http://lattes.cnpq.br/1864836114526818; http://lattes.cnpq.br/8686496807815471Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um sistema, utilizando microcontroladores, para automatizar o teste de Backlash em aviões de pequeno porte. O Backlash é uma folga presente entre a estrutura do avião e suas superfícies de controle, e é de extrema importância que essas folgas sejam constantemente testadas, quantificadas de forma que permaneçam dentro dos valores regulamentados por órgãos de controle. A principal função do sistema será realizar esses testes de maneira completamente automática, de forma que nenhuma intervenção manual seja necessária, a fim de mitigar possíveis erros que possam ocorrer durante o teste. Para isso, o sistema irá utilizar sensores e atuadores, controlados por um microcontrolador, que através de algoritmos seja capaz de quantificar o Backlash presente nas estruturas das aeronaves. Com a conclusão deste trabalho, criou-se um protótipo de teste composto por um modelo de uma asa em pequena escala, sensores e atuadores e uma interface amigável para o usuário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Controle de veículo robótico de baixo custo através de RSSI(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-10) Ferreira, Gustavo dos Santos [UNIFESP]; de Oliveira, André Marcorin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1864836114526818; http://lattes.cnpq.br/4250913877020693Este trabalho consiste no experimento da potência de sinais de radiofrequência para o controle de veículos robóticos. Uma plataforma robótica móvel de baixo custo, integrando um microcontrolador ESP32, tem como objetivo alcançar uma dada distância de um sinalizador presente a frente dela. Para isso, diferentes algoritmos de controle foram testados com a finalidade de verificar se eles tem êxito na tarefa e caso sim, quão rápido a concluem. Ao longo dos experimentos, dados são transmitidos para a \textit{Internet}, disponibilizando-os a serem captados pelo usuário ou processados externamente. O trabalho alcançou seus objetivos e existem potenciais para futuras explorações no tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Melhorias na automação de smart lâmpadas com uso inteligente da temperatura de cor e sua dimerização(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-14) Takahashi, Gabriel Borin [UNIFESP]; Rossi, Fernanda Quelho [UNIFESP]; Oliveira, André Marcorin de; http://lattes.cnpq.br/1864836114526818; http://lattes.cnpq.br/5737931129093852; http://lattes.cnpq.br/5772528741954659O uso de lâmpadas de diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs (Light Emitting Diodes), está crescendo devido à sua alta eficiência. Até mesmo lâmpadas fluorescentes de escritório estão sendo substituídas por lâmpadas que possuem fitas de LEDs, pois a economia a longo prazo é significativa. Semelhante às lâmpadas incandescentes de filamento, as lâmpadas inteligentes (ou smart lâmpadas) possuem um LED de cor branco quente e começaram a ser fabricadas inicialmente para fins decorativos. Entretanto, estudos recentes tem mostrado que a escolha inteligente da temperatura de cor pode trazer benefícios ao bem estar humano. Além disso, smart lâmpadas possuem LEDs dimerizáveis, onde é possível controlar sua intensidade e programar uma automação desejada pelo usuário. Entretanto, a automação disponível nos aplicativos móveis atuais não são fáceis de serem programadas, e o consumo das lâmpadas pode ser otimizado utilizando a dimerização de forma inteligente, afim de economizar energia elétrica. Assim, o objetivo deste trabalho é criar uma automação inteligente de smart lâmpadas tornando seu uso mais consciente, do ponto de vista energético, e de forma mais saudável para o bem estar humano. Para isso, foi desenvolvido um sistema de iluminação utilizando um microcontrolador e LEDs para simular o funcionamento de uma smart lâmpada, assim como uma aplicação web em que será possível programar a automação das luzes de forma mais intuitiva e visualizar o histórico de iluminação do ambiente.