Navegando por Palavras-chave "Muscle, smooth"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosCaso para diagnóstico(Soc Brasileira Dermatologia, 2009-03-01) Parreira, Luciana Maria Leao; Sipoli, Juliana Muggiati; Mercante, Ana Maria da Cunha; Orfali, Raquel Leao; Levites, Jacob [UNIFESP]; Hosp Heliopolis; Complexo Hosp Heliopolis; Hosp Canc Sao Paulo; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Piloleiomyoma is a benign neoplasm arising from the erector pilorum muscle in the skin. It occurs in young adults of both genders. Lesions can be single or multiple and more frequently involve extremities. Pain may occur spantaneously or after physical stimulation. We describe a case of unilateral multiple piloleiomyoma in a young woman, complaining of itching lesions.
- ItemEmbargoFarmacologia da musculatura lisa de filhotes de ratas de mães tratadas com álcool etílico na gravidez e aleitamento.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-11-26) Verde, Luciana Ferreira [UNIFESP]; Jurkiewicz, Aron [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em mães etilistas, a ingestão de álcool durante o período da prenhez e aleitamento produziu: 1. Menor ingestão de calorias provenientes da ração em relação ao consumo das mães controles. 2. Menor ingestão de calorias, mesmo consumindo duas fontes de energias diferentes (ração e álcool). 3. O consumo alimentar das mães etilistas foi afetado pelo consumo de etanol, demonstrando que a ingestão de etanol afetou o estado nutricional das mães, sugerindo que a absorção de nutrientes e a metabolização estejam alterados. 4. Baixo ganho de peso durante a prenhez e diminuição de peso corporal durante o aleitamento. 5. Grande variação na concentração sanguínea de álcool nas mães etilistas , que pode ser explicada pelo baixo consumo alimentar, tempo de exposição ao álcool, dose consumida. 6. Maior número de abortos, morte das parturientes, filhotes natimortos e diminuição no tamanho da ninhada. 7. Ausência de atraso no parto de todos grupos estudados. Em filhotes machos e fêmeas de mães etilistas, a ingestão de álcool durante o período da prenhez e aleitamento produziu: 8. Diminuição na Taxa de desmame (T.D.) e Aumento da Taxa de mortalidade (T.M.) Associado ao alto índice de mortalidade nos filhotes: canibalismo das mães (logo após o nascimento ou durante o desmame), altos níveis de álcool no sangue, baixo peso corporal até o 45º dia de vida de filhotes machos e fêmeas. 9. Diminuição no peso de órgãos (ovário, fundus e coração, ddr e testículos), de filhotes machos e fêmeas 10. Altos níveis de álcool no sangue dos filhotes machos e fêmeas, que também está associado ao alto índice de mortes dos filhotes e também explica o porque muitos deles não sobrevivem até o desmame, ou morrem logo após o parto. 11. Embora o baixo peso nos filhotes tenha persistido durante toda a evolução corporal dos filhotes, há uma tendência a recuperação, conforme foi vista pelo aumento de peso quando o etanol foi suspenso com o desmame. Contudo, o tempo de interrupção (28-45° dia de vida dos filhotes) não foi suficiente para a recuperação do peso dos filhotes. 12. Diminuição da reatividade do DDR quando induzida por drogas (CaCl2, KCl, noradrenalina) ou por estímulo elétrico transmurral, mostrando que o componente fásico parece estar afetado. 13. Alteração de eventos pré e pós-sinápticos dos ductos deferentes de filhotes, sendo que os eventos pós-sinápticos parecem ser mais afetados, já que a concentração intracelular do íon cálcio pode estar relacionada com alterações da mobilização celular do cálcio. 14. Diminuição da reatividade do DDR, corroborando que os sistemas receptores deste órgão, pelo menos o adrenérgico, foram susceptíveis às perturbações. causadas pelo tratamento com álcool.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Papel da via extracelular AMP cíclico - adenosina na contração do músculo liso do trato respiratório(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-11-30) Pacini, Enio Setsuo Arakaki [UNIFESP]; Godinho, Rosely Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4929571824508354 ; http://lattes.cnpq.br/8042805299389223; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A adenosina 3’,5’-monofosfato cíclico (AMPc) é um segundo mensageiro intracelular universal que está envolvido em inúmeros processos biológicos, tais como a proliferação celular, transcrição gênica, transmissão neuronal e contração muscular. Também é conhecido o papel crucial do AMPc intracelular no relaxamento do músculo liso das vias aéreas desencadeado pela ativação de adrenoceptores (β2-AR) cujos agonistas são utilizados na clínica para o tratamento de doenças pulmonares inflamatórias como a asma e doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). Além de sua função de sinalização intracelular clássica, o AMPc atua como um terceiro mensageiro extracelular em diversas células, na dependência do seu efluxo e conversão extracelular a AMP e adenosina, por ecto-fosfodiesterases e ecto-5'-nucleotidases, respectivamente. No entanto, a existência e a relevância funcional da chamada "via extracelular AMPc-adenosina" no músculo liso das vias aéreas ainda não foi descrita. Assim, nosso trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar farmacologicamente o papel da via extracelular AMPc-adenosina na contração do músculo liso das vias aéreas. Através da quantificação intra- e extracelular de AMPc por imunoensaio (TR-FRET), demonstramos que a ativação de adrenoceptores β2 promove o efluxo de AMPc em traqueia isolada de rato. Demonstramos ainda que o AMPc extracelular é capaz de promover contração do músculo liso traqueal, e que o efeito contrátil induzido pelo AMPc exógeno depende da sua metabolização extracelular a adenosina e ativação de receptores A1. Além disso, dados preliminares indicam que a via extracelular AMPc-adenosina não influencia o relaxamento promovido por agonistas de adrenoceptores β em músculo traqueal de ratos normais. Devido à relevância dos receptores de adenosina na fisiopatologia da asma e DPOC, estabelecemos no laboratório o modelo de asma experimental em ratos Wistar. As traqueias provenientes de animais sensibilizados e desafiados com ovalbumina apresentaram hipercontratilidade em resposta ao AMPc extracelular quando comparada a resposta contrátil de tecido de animais controle. Os resultados apresentados nesse trabalho demonstram a existência da via extracelular AMPc-adenosina na via aérea de rato, a qual desempenha papel modulador na contração do músculo liso das vias aéreas.
- ItemSomente MetadadadosRegulação dos canais de cálcio voltagem-dependentes pelo tratamento crônico com nifedipina no ducto deferente de rato e no fundus de estômago(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2000) Verde, Luciana Ferreira [UNIFESP]; Jurkiewicz, Neide Hyppolito [UNIFESP]Nosso objetivo foi estudar os efeitos decorrentes do tratamento cronico com um antagonista dos canais de calcio voltagem-dependentes do tipo L, no caso a nifedipina, sobre a expressao e a funcao destes canais apos a suspensao do tratamento. Para isto utilizamos dois tipos de musculatura lisa: o ducto deferente e o fundus de estomago provenientes de ratos tratados com nifedipina durante o periodo de vida infantil (do 7§ ao 28§ dia de vida pos-natal) e adulto (por 5 ou 15 dias). Os experimentos foram realizados em animais com 40, 60 e 120 dias de idade tratados durante o periodo infantil, ou seja, 10, 30 e 60 dias apos a suspensao da medicacao, ou entre o 10 e 60 dia de suspensao, quando o tratamento foi feito em animais adultos. A expressao dos VDCCs foi avaliada atraves da ligacao da 3H-isradipina, antagonista dos canais, pela metodologia de receptor-binding enquanto a funcao dos canais foi estudada atraves de experimentos funcionais usando agonistas que contraem a musculatura por mecanismos diferentes. Os principais resultados obtidos foram: 1. O tratamento com nifedipina durante o periodo de vida infantil (entre o 7§ e 28§ dia de vida) produziu, nos DDRS, um aumento da densidade de VDCCs do tipo L, de 34 e 40 por cento, medidos respectivamente 10 e 30 dias apos a suspensao do tratamento. Nos DDRs 90 dias apos a cessacao do tratamento, (animais com 120 dias de idade), este aumento nao foi mais visualizado. 2. Nos DDRS, 10 e 30 dias apos a suspensao do tratamento dos ratos infantis com nifedipina, houve aumento de resposta aos agonistas BaCl2, KCl (animais com 40 e 60 dias) e MeCh (so animais com 60 dias). A isradipina bloqueou completamente estas respostas sugerindo uma relacao direta entre o aumento na densidade dos canais e nas resposta contrateis. 3. A resposta da NOR no DDR nao foi modificada pelo tratamento com nifedipina apesar de ter sido abolida pela isradipina. A existencia de alguma alteracao compensatoria pode estar envolvida. 4. Um aumento na atividade simpatica, por aumento da concentracao de noradrenalina liberada ou no processo de liberacao, fica excluido uma vez que o tratamento de ratos infantis com nifedipina nao alterou a resposta do agonista de acao indireta, tiramina. 5. No fundus de estomago, cerca de 20 a 40 por cento da resposta contratil ao BaCl2 e ao KCI independe da entrada de Ca++ pelos VDCCs do tipo L porque nao e abolida pela isradipina. Entretanto, da mesma forma que ocorreu no DDR, verificou-se um ...(au)