Navegando por Palavras-chave "Narrativa pessoal"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A comunicação e a relação médico-paciente: experiências narrativas de diálogo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-09) Calvinho, Guilherme Berto [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0088988136074066; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A comunicação entre médicos e pacientes é parte fundamental da relação médico- paciente, que busca estabelecer uma vinculação para coparticipação e corresponsabilização pelo cuidado. Apesar disso, é comum, especialmente dentro da racionalidade biomédica atual, um relacionamento profissional baseado em verticalidade de poder, que leva a uma supervalorização do discurso médico e da face “dura” da prática clínica, dominando o processo de cuidado, reduzindo-o frequentemente ao enfoque na patologia e ao binômio diagnóstico-tratamento, relegando o diálogo ao segundo plano. Este estudo, de natureza qualitativa, propõe problematizar o encontro clínico, especificamente a comunicação clínica entre médico e paciente, buscando compreender as esferas inter comunicacionais presentes no discurso biomédico, trazendo e aliando conceitos e teorias do campo da linguagem e comunicação. Para isso, foram construídas narrativas, desenvolvidas pelo médico- pesquisador que se propôs a problematizar sua própria prática e registrar num diário, ressignificando-a e reinterpretando-a ao aliar conceitos de Bakhtin, um filósofo da linguagem e do diálogo. Na perspectiva de refletir com o processo da comunicação clínica, especialmente seus enunciados, sob uma nova óptica. Finalizamos, provisoriamente, reiterando que a relação médico-paciente se dá no diálogo entre os falantes. Conversa esta que representa um encontro entre diferentes realidades e contextos, essencialmente diferentes sistemas ideológicos, o do paciente e o do médico, este último por muito tempo representado pelo saber técnico-científico da racionalidade biomédica, também assimilada pelos pacientes, e que agora precisa ser repensada por ambos os interlocutores, e é principalmente através do diálogo mais horizontalizados que os discursos de ambos podem se encontrar.
- ItemRestritoA contribuição do Laboratório de Leitura (LabLei) como facilitador do processo de humanização de mulheres participantes do Projeto Borboleta, da AACD(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-03) Mituti Junior, Ricardo [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/7743300120927124Objetivo: Este trabalho avalia os resultados da aplicação do Laboratório de Leitura (LabLei), atividade realizada no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (CeHFi-Unifesp), na rotina de participantes do Projeto Borboleta, iniciativa de voluntariado que beneficia mães, avós e cuidadoras de crianças e jovens com deficiência atendidos pelo Lar Escola São Francisco, da AACD. Os objetivos foram verificar a hipótese de contribuição da experiência na forma como essas mulheres vivenciam a deficiência e analisar o impacto dos debates na ressignificação de opiniões sobre empatia, alteridade e autoidentidade relacionadas à deficiência, contribuindo para um movimento de tomada de consciência e autoconhecimento que, por sua vez, poderiam fomentar a humanização. Métodos: A pesquisa amparou-se na aplicação das três etapas do LabLei: Histórias de Leitura, Itinerário de Discussão e Histórias de Convivência. A metodologia de investigação de base qualitativa fundamentou-se na Observação Participante e na abordagem da Imersão e Cristalização, para análise das narrativas coletadas, em diálogo com referencial teórico. Resultados: Foram aplicados sete ciclos do LabLei, num total de 28 encontros de 1h30 cada. Apuraram-se 175 temas. Destes, empatia e alteridade foram analisados por uma perspectiva filosófica em artigo publicado pela revista Interface. Num segundo artigo, em avaliação pela Revista Crítica de Ciências Sociais, foram trabalhadas a autoidentidade e a identidade das colaboradoras por um viés sociofilosófico. Ambos os artigos sintetizam os resultados da pesquisa. Conclusões: A intervenção contribuiu para os objetivos do Projeto Borboleta na medida em que permitiu o esperado movimento de tomada de consciência e de autoconhecimento, facilitadores de um possível processo de humanização. Pode-se dizer que este trabalho oferece resultados que contribuem para a reflexão sobre temas correlacionados e adicionam valor à proposta do Projeto Borboleta, proporcionando sensação de acolhimento a partir de um novo olhar para a deficiência. É neste ponto que se observa um vínculo entre tal realidade e a humanização e se justifica a investigação dos efeitos da literatura – objeto do LabLei – como instrumento humanizador.