Navegando por Palavras-chave "National Florestan Fernandes School"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF): um exemplo de educação ambiental de base comunitária?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-11) Moraes, Larissa Lopes da Silva [UNIFESP]; Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8421929491271674; http://lattes.cnpq.br/4638308738481562; http://lattes.cnpq.br/8421929491271674Durante o início dos debates ambientais internacionais e o período que antecedeu o fim da ditadura militar no Brasil, em 1985, foi possível observar a tendência do surgimento de movimentos sociais que contribuíram com a formação de diversas correntes da Educação Ambiental (EA), dentre elas a Educação Ambiental de Base Comunitária (EABC), proveniente da Educação Ambiental Crítica e da Educação Ambiental Popular. Nesse cenário, originou-se o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), que, ao longo de sua trajetória, agregou em sua agenda as questões ambientais. A partir do crescimento do MST e a necessidade de ampliação da formação de novos militantes, construiu-se a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). A EABC se apresenta como uma oportunidade de contribuir com os objetivos e com as lutas do MST, de modo que este trabalho tem por objetivo comparar e investigar pontos de convergências entre as diretrizes da ENFF e da EABC, que possuem o potencial de consolidar e expandir abordagens educacionais socioambientais participativas e transformadoras da realidade. Para a realização da proposta, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa e descritiva, das quais os procedimentos para a coleta de dados envolvem pesquisa bibliográfica e a análise consiste em três etapas: leitura exploratória, leitura seletiva e leitura analítica e interpretativa. Com base nessa metodologia, foi possível identificar que princípios como o contexto e o legado de lutas latino-americanas como base para a formulação de uma educação ambiental, a utilização de diversos modos de saberes (científico, popular, cultural, memória oral, entre outros), a gestão democrática e adoção dos preceitos da educação popular mostraram-se presentes no cerne tanto da ENFF, quanto da EABC. Contudo, entre as divergências identificadas, há a ausência de uma proposta pedagógica que dê foco à relação entre meio ambiente e o educando nas diretrizes da ENFF e, nesse aspecto, cabe a integração da EABC ao currículo. Tal iniciativa pode melhor desenvolver uma sensibilização socioambiental entre os militantes e, a partir daí, integrar uma gestão mais participativa dos recursos naturais e a busca por justiça socioambiental, na formação política do coletivo.