Navegando por Palavras-chave "Non-verbal communication"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Habilidades pragmáticas em crianças deficientes auditivas: estudo de casos e controles(Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010-01-01) Curti, Luana; Quintas, Taiana D'Ávila; Goulart, Bárbara Niegia Garcia; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PURPOSE: To evaluate the pragmatic abilities of a group of hearing impaired children, and compare them with normal-listener peers. METHODS: Case-control study composed by 32 children of both genders with ages between two and six years, paired by age: 16 hearing impaired with moderately severe to profound hearing loss without other organic dysfunctions (cases), and 16 children with normal hearing with no Speech-Language Pathology complaints (control). The evaluation and analysis of pragmatic abilities were carried out based on the ABFW-Pragmatics Test, following instructions of its own protocol. RESULTS: The average age of the studied children was four years (SD=1,3); there was a significant difference between cases and controls regarding the number of communicative acts per minute (p=0,001). The hearing impaired children presented fewer communicative initiatives than normal listeners, and the gestural communicative mean was used by 13 (81.3%) of the first group and by five (32.2%) of the latter (p=0,004). There was no difference between the groups regarding communicative intentions (p=0,465). CONCLUSION: The hearing impaired children were able to interact in contextualized situations using communicative functions similar to the listeners, and differed from them in the most used communicative mean.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os significados da comunicação não verbal para as entrevistadoras na seleção de profissionais de enfermagem em um hospital universitário(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Santos, Amanda Batista de Siqueira [UNIFESP]; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9000331959925216; http://lattes.cnpq.br/0192305794366821; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Verificar como as enfermeiras que fazem a seleção de candidatos interpretam os sinais não verbais emitidos por eles durante a entrevista preliminar à admissão e analisar o grau de importância que as enfermeiras entrevistadoras dão aos sinais não verbais, com ênfase na Sistematização da Comunicação Não Verbal. Método: Esta pesquisa está caracterizada como um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram descritas experiências vivenciadas pelas enfermeiras entrevistadas, verificando todo o processo de compreensão dos fenômenos manifestados pelos indivíduos na comunicação e atribuindo-lhes significado. Os instrumentos para a coleta de dados foram questões semiestruturadas, por meio de entrevista gravada e transcrição dos dados pela pesquisadora. O cenário do estudo foi o Hospital São Paulo. A análise dos dados foi submetida às etapas da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: das respostas dos entrevistados, emergiram cinco categorias temáticas e subtemas correspondentes: Importância da apresentação e do cuidado pessoal (Vestuário inadequado e exageros; Imagem corporal); A relevância dos sinais não verbais mais percebidos (A expressão facial e o olhar; o tom de voz e o modo de falar, a postura corporal relacionada à ansiedade, a distância social na entrevista, o toque como sinal de intimidade); Influência do comportamento na contratação do candidato (Insegurança do candidato, controle emocional, falta de sinceridade); A relação entre entrevistador e entrevistado; A intuição e experiência como estratégia. Houve destaque para: Importância da apresentação e do cuidado pessoal (Vestuário inadequado e exageros; Imagem corporal). Além da aparência física, os sinais não verbais mais percebidos foram o olhar; o tom de voz e o modo de falar ( paralinguagem). Esses dados foram interpretados como sinalizadores do grau de segurança, equilíbrio emocional e se os candidatos estavam sendo sinceros. Conclusões. Diante dos relatos das enfermeiras entrevistadas, foi possível identificar que a percepção das pistas não verbais e o conhecimento que elas detêm sobre o significado dessas pistas são insuficientes. Em face dos depoimentos das enfermeiras entrevistadas, sinalizadores de falta de experiência, delineia-se a necessidade de desenvolvimento das suas habilidades de comunicação não verbal para melhor desempenho na seleção de candidatos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa poderá contribuir para melhor desempenho dos entrevistadores na escolha dos candidatos. Em face de algumas limitações da pesquisa e da escassez de estudos sobre o tema em questão, recomenda-se que sejam feitos novos estudos.