Navegando por Palavras-chave "Nursing Services"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Dificuldades vivenciadas pelo enfermeiro na utilização de indicadores de processos(Associação Brasileira de Enfermagem, 2013-08-01) Menezes, Priscilla Izabella Fonseca Barros de [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros Curso de Graduação em Enfermagem; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The research has investigated the difficulties that nurses from Santa Casa Hospital in Montes Claros-MG have had in using indicators to analyze the quality of care processes results. A transversal study of quantitative approach was carried out, with a questionnaire being applied to nurses who have obeyed the inclusion criteria. As a result, it was showed that 94,9% of the participants reported difficulties in using process indicators, considering that 50% of them got graduated less than three years ago and just 30% received information about the subject during the course. Among the difficulties, the rise of privative activities (61,5%), lack of theoretical and practical knowledge on the subject (46,2%), little knowledge about Process Management (43,6%), little involvement of the staff on the data collection (30,8%), among others. Thus, it was concluded how important it is the reflection on the nurse's privative activities inside the health facilities and readjustment of their work process, besides the insertion of the subject into nursing under graduation and graduation courses.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de um hospital(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Figueiredo, Mirela Lopes de [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Hospital Santa Casa de Montes Claros (MG) implementa mudanças em seus sistemas administrativos, e a Gestão por Processo passou a ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo, ajudando no planejamento, na liderança e no controle de tudo o que é feito, porém, de difícil utilização. Esta pesquisa buscou estudar as dificuldades vivenciadas pelos gerentes na utilização da ferramenta de Gestão por Processo, sendo possível analisar a percepção desses gestores e o grau de dificuldade nesta metodologia, identificando os principais aspectos do processo e analisando as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde, gestores da instituição, para a manutenção da qualidade. O cenário de estudo foi a Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Hospital Santa Casa de Montes Claros, classificada como Hospital Geral, possuindo 320 leitos. Os sujeitos pesquisados foram os 24 Gerentes de Equipe tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, previamente validado e testado. Ao finalizar todo o processo de análise, pôde-se concluir que a maioria dos gestores tem curso superior e parte deles já tem especialização. A maioria dos envolvidos teve o primeiro contato com esta metodologia na própria Santa Casa e já faz uso das ferramentas administrativas ao longo da trajetória profissional na instituição. Ao implantar esta metodologia, inicialmente, as principais dificuldades da utilização tratavam-se da falta de conhecimento teórico e prático dos gerentes, da cultura organizacional e da resistência às mudanças. Na atualidade, as principais dificuldades apontadas pelos gestores foram outras. O cenário atual aponta como o principal dificultador da utilização da metodologia Gestão por Processo o acúmulo de atividades do Gerente dentro da Santa Casa. Ao analisar a opinião dos pesquisados sobre o que seria realizado no gerenciamento de processos em uma unidade, a maioria compreendeu tratar-se de medição de indicadores, interação de processos e realização de análise crítica do mesmo. Outro ponto que necessitou ser destacado é o fato de o Hospital Santa Casa de Montes Claros oferecer informações sobre Gestão por Processo de forma muito satisfatória para os profissionais que trabalham no processo decisório. Esse envolvimento entre a instituição e os gestores fortaleceu a segurança e o senso crítico dos profissionais, avaliando os processos para que houvesse maior eficácia nos resultados previstos. Essa gestão é a eleita para trabalhar na Santa Casa, e o Gerente de Unidade é o profissional escolhido para realizar o levantamento e controle dessas informações. Assim, é necessário adequar suas atividades e minimizar as dificuldades encontradas utilização da metodologia de processos. Quanto aos benefícios com a implantação da metodologia Gestão por Processos no Hospital Santa Casa, a pesquisa apontou que a maioria acredita ser a constante busca da melhoria na qualidade dos serviços, na obtenção do título de Acreditação Hospitalar, no alinhamento de condutas e na padronização dos processos. Uma vez reconhecidas as implicações do sistema de qualidade pelos próprios profissionais, mais fácil será o caminho para a manutenção de todo o processo e a conquista da excelência no atendimento. Espera-se, portanto, que este estudo possa contribuir para que as equipes reflitam sobre o processo da qualidade, a responsabilidade social, as mudanças de hábitos e dos conceitos embutidos na metodologia de Gestão por Processo.