Navegando por Palavras-chave "Oficina Culinária"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)AS VIVÊNCIAS DE UMA OFICINA CULINÁRIA: memórias, relações e percepções(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Godoy, Larissa da Silva [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; Martins, Paula Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1364300323959453; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Dentre as atividades realizadas no dia a dia, o ato de comer é repetido diversas vezes. Diferentes sentidos, sensações e afetos são explorados por esta atividade, além de colocar o indivíduo como protagonista das relações e da prática, através do seu envolvimento. Neste sentido, a carga afetiva atribuída aos afazeres diários, pode ser utilizada como recurso terapêutico, colocando o indivíduo em evidência, sendo o cozinhar e a cozinha importantes recursos de intervenção pelos diferentes envolvimentos significativos atribuídos. Objetivo: Compreender os impactos gerados no cotidiano das participantes, explorando os afetos, memórias e sentimentos relacionados à atividade proposta e o ambiente universitário em que foram inseridos, contemplando suas percepções a partir dos significados atrelados ao fazer. Metodologia: Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como finalidade compreender as percepções atribuídas pelas participantes de Oficinas Culinárias do projeto de extensão AMBNUT - Ambiente e Nutrição: Promovendo Sistemas Alimentares Sustentáveis. O instrumento de coleta de informações foi a entrevista semi estruturada, utilizando-se um roteiro de questões norteadoras. Todas as entrevistas foram gravadas, e posteriormente, transcritas para organização e análise de conteúdo temático dos dados. Resultados: Com esta pesquisa, as categorias que resultaram das entrevistas foram: Troca de saberes; Memórias Culturais do Cozinhar; Memórias Afetivas; Empoderamento Ocupacional por meio da Participação e Percepção de Si no Ambiente Universitário. Possibilitando a compreensão do impacto social do fazer em conjunto, provocando novos desejos e perspectivas na vida das participantes. Considerações finais: Estar envolvido nessa atividade significativa, colabora para propiciar novas vivencias que atravessem quem participou, impactando de forma positiva seu cotidiano a partir das interações constituídas pelo fazer em conjunto feitas pelas ações educativas da Extensão, união das vertentes fundamentais da prática acadêmica: pesquisa, ensino e extensão. Na valorização do fazer “com” a comunidade, e não “para”, juntamente com os significados atribuídos pela participação popular, que ocorre a continuidade e reformulação dos saberes.