Navegando por Palavras-chave "Patologização"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desajustados ou revoltados? A patologização da indisciplina escolar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-20) Severo, Júlia Teixeira [UNIFESP]; Souza, Davisson Charles Cangussu de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; https://lattes.cnpq.br/1582541068667232Alguns dizem que vivemos uma epidemia de transtornos mentais. No caso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, segundo Frances (2015, apud AMARAL, 2020), vivemos, na verdade, uma epidemia de diagnósticos falso-positivos. Isso decorre da classificação indiscriminada por parte da classe médica psiquiátrica e da fragilidade de seus discursos, que facilmente se disseminaram produzindo o que hoje vemos, com cada vez mais indivíduos se autodiagnosticando ou recebendo esse diagnóstico erroneamente. A problematização acerca destes discursos e da produção de diagnósticos é feita neste trabalho. No entanto, temos em vista como a patologização, este fenômeno de se diagnosticar desenfreadamente, atua no contexto escolar. Por que a escola se tornou um local passível de classificação de transtornos mentais? Quais são os mecanismos escolares que induzem à desconfiança nos alunos, e os entende como desajustados (e revoltados)? Quais são as condições de opressão que os estudantes enfrentam na dinâmica escolar e ao receberem o diagnóstico de TDAH? Tais são as questões que abordaremos no presente trabalho.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo sobre impactos da (des)patologização do comportamento de uma criança : uma menção ao TDAH em escola de educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2018-12-12) Teixeira, Bianca Rafaela Mattos [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
- ItemAcesso aberto (Open Access)A medicalização do fracasso escolar: narrativas de profissionais médicos, da educação e pais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-24) Hornblas, David Sergio [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6044992821022223; http://lattes.cnpq.br/3433965650465539A presente pesquisa aborda diferentes questões ligadas ao fracasso escolar, quais sejam, a medicalização e a patologização dos processos educativos e comportamentos tidos como inadequados. Buscou-se na História da Educação do Brasil, na fenomenologia de Husserl, e na arqueologia de M. Foucault, matrizes filosóficas e ideológicas que suscitam a compreensão desses fenômenos como causadores dos índices alarmantes na transformação de questões escolares em problemas de saúde, tais como o uso abusivo de substâncias psicoativas (particularmente o metilfenidato), tratamentos psiquiátricos, neurológicos, neuropsicológicos e psicoterapêuticos, quando, por vezes, tais demandas estão ligadas ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi utilizada a metodologia da História Oral de Vida, operacionalizada por meio de narrativas dos atores envolvidos neste processo. Os resultados mostraram uma necessidade premente de revisar a formação básica de professores, pedagogos, psicólogos e médicos para que seja produzido um novo entendimento sobre os processos medicalizantes.