Navegando por Palavras-chave "Planejamento fatorial"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Otimização do cultivo da actinobactéria marinha Micromonospora sp. BRB-607 por planejamento fatorial para obtenção de extrato com potencial anticâncer(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Sábio, João Vitor [UNIFESP]; Silva, João Vitor Sábio da [UNIFESP]; Jimenez, Paula Christine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4248251483705135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Doenças como o câncer ainda não possuem tratamentos completamente efetivos e seletivos, o que torna necessária a contínua bioprospecção de fármacos isolados de bactérias. Estes micro-organismos são uma fonte promissora de princípios ativos com potencial farmacológico, sendo que o gênero Micromonospora, particularmente, abrange actinobactérias de onde já foram obtidos diversos fármacos que hoje encontram-se disponíveis no mercado. O suprimento destas moléculas obtidas de microrganismos é um dos maiores desafios do desenvolvimento de fármacos, assim é importante que se busque formas de otimizar o processo de obtenção destes produtos a partir dos micro-organismos produtores. Planejamento fatorial é um método estatístico usado para estudar o efeito de múltiplas variáveis em uma resposta específica, permitindo a identificação de condições de cultura que melhoram a produção de metabólitos. Esta é uma ferramenta amplamente utilizada para otimizar processos bacterianos visando metabólitos primários, porém não é comumente aplicado quando os alvos são metabólitos secundários. Aqui, aplicamos o planejamento fatorial para investigar parâmetros de cultura que afetam a produção de compostos citotóxicos pela cepa de actinobactérias Micromonospora sp. BRB-607, recuperado de sedimentos marinhos de Ubatuba, São Paulo, Brasil. Um protocolo de planejamento fatorial fracionário 2 5-1 foi aplicado para avaliar as condições de cultura que afetam o potencial citotóxico dos extratos de BRB-607. O crescimento da biomassa e o rendimento do extrato variaram entre 1,9 a 6,7 g/L e 1,6 a 37,2% entre as diferentes condições, enquanto os pontos centrais foram em média de 5,5 g/L e 7%, respectivamente. A citotoxicidade variou entre 1,24 e > 50μg/mL. Amido e pH, salinidade e peptona foram significativos e diretamente proporcionais ao rendimento de biomassa e extrato, respectivamente. O extrato de levedura foi significativo e inversamente proporcional ao rendimento do extrato e à citotoxicidade. Além disso, a citotoxicidade dos extratos também foi significativamente afetada pela salinidade (inversamente) e pH (diretamente). Esses resultados revelam que o planejamento fatorial é uma ferramenta viável para entender melhor os parâmetros que afetam a produção de metabólitos secundários microbianos e, além disso, que melhores condições de cultivo são importantes para permitir o isolamento e posterior caracterização da química e da atividade biológica dos princípios ativos obtidos de Micromonospora sp. BRB-607.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Otimização do cultivo da bactéria marinha actinomadura sp. BRA-177 por planejamento fatorial para obtenção de prodigininas(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Matsuda, Vitória Ami [UNIFESP]; Jimenez, Paula Christine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4248251483705135; http://lattes.cnpq.br/2820659545359755; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os desafios que microorganismos marinhos enfrentam nos oceanos estimularam o desenvolvimento de estratégias metabólicas singulares e de alta capacidade adaptativa. Particularmente as actinobactérias marinhas, são potenciais fontes de metabólitos secundários de interesse para as empresas e indústrias farmacêuticas para o desenvolvimento de fármacos produzidos a partir de seus produtos naturais. O desenvolvimento de novos fármacos é um processo caro (em torno de 1,3 bilhão e 1,8 bilhão de dólares por medicamento), demorado (média de 10 a 15 anos) e envolve várias etapas, desde a pesquisa pré-clínica até seu registro no órgão de fiscalização sanitária. A bioprospecção é uma investigação sistemática da biodiversidade na busca de recursos com valor econômico e social. Trabalhos anteriores identificaram um extrato bioativo obtido da cepa de bactéria marinha Actinomadura sp. BRA-177, recuperada de sedimento coletado em expedição ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo e armazenada no banco de cepas do grupo de pesquisa. Esta cepa é produtora de prodigininas, moléculas com alto potencial anticâncer e de grande interesse do grupo de pesquisa. Entretanto, a disponibilidade de maiores quantidades deste extrato com atividade biológica e da moléculas para a continuação da pesquisa e desenvolvimento dos fármacos de origem natural ainda é um obstáculo a ser superado. Portanto, o objetivo deste trabalho foi otimizar a obtenção de extratos biologicamente ativos, alterando as condições do meio de cultivo da cepa BRA-177 através de um protocolo de planejamento fatorial. Visando compreender as condições ideais para o cultivo da respectiva cepa de modo a obter os metabólitos bioativos com mais eficiência, foi aplicado o método do planejamento fatorial fracionado 25-1, onde foram consideradas como variáveis resposta biomassa, rendimento e citotoxicidade do extrato. Para a biomassa e IC50, a variável significativa foi o pH, enquanto para o rendimento de extrato foi a salinidade. Quantitativamente, a biomassa variou de 0,0473 g/mL a 0,2038 g/mL, o rendimento de extrato foi entre 13,4% e 40,4%, e IC50 foi de 0,41 a 52,01 μg/mL. Este estudo mostrou que o planejamento fatorial é uma ferramenta útil para entender como os parâmetros de cultivo influenciam na produção de extratos bioativos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Potencial da farinha de feijão no desenvolvimento de pão sem glúten com valor nutricional agregado(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-19) Faggian, Letícia [UNIFESP]; Capriles, Vanessa Dias [UNIFESP]; Aguiar, Etiene Valéria de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8896031188088530; http://lattes.cnpq.br/2781360640415360; http://lattes.cnpq.br/4555287812527199; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Apesar do expressivo crescimento da pesquisa e do mercado de produtos sem glúten, os pães sem glúten (PSG) ainda apresentam aparência, textura e sabor insatisfatórios, além de baixo conteúdo nutricional e curta vida de prateleira. Assim, a melhoria das propriedades tecnológicas e nutricionais dos PSG continua sendo um desafio. A incorporação de matérias-primas alternativas ricas em nutrientes e compostos bioativos, como as leguminosas, é uma estratégia para melhorar a qualidade nutricional e diversificar esses produtos. A farinha de feijão (FF) apresenta potencial como ingrediente alimentar, e sua utilização pode contribuir no desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a cadeia produtiva, além de promover a saúde e nutrição dos consumidores. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi avaliar o potencial da FF na panificação sem glúten. O planejamento fatorial 22 foi utilizado para investigar os efeitos das variações dos níveis de FF (0 a 100% base farinha - bf) e de água (A) (150 a 200% bf) nas propriedades físicas, composição centesimal, e aceitabilidade dos PSG. Utilizou-se metodologia de superfície de resposta e análise de componentes principais para definir a formulação ótima. Os resultados indicam o potencial da FF na elaboração de PSG, demonstrando que a incorporação de 50% de FF foi capaz de aumentar o volume específico, diminuir a firmeza e dureza, além de possibilitar incremento dos teores de cinzas, proteínas e de fibra alimentar, obtendo-se PSG com alto teor de fibra.