Navegando por Palavras-chave "Plastics"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de microplásticos nas praias do Guarujá-SP: São Pedro, Iporanga, Guaiúba e Tombo(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-20) Santos, Bianca Sena [UNIFESP]; Mendes, Vinícius Ribau [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5430672600389568; http://lattes.cnpq.br/2240859913211849; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os microplásticos podem se apresentar em ambientes terrestres e aquáticos, sendo que, em corpos d’água o resíduo plástico é mais abundante. A densidade das partículas pode aumentar com base no tempo em que estiverem nesse ambiente, devido à formação de biofilmes, contribuindo para a sedimentação e acumulação desses polímeros. Possui potencial de representar ameaça a biota, principalmente a marinha, devido ao seu tamanho e disponibilidade no ambiente. Esse trabalho tem como objetivo o entendimento do transporte de deposição de microplástico, a partir da análise quali-quantitativa dos microplásticos nos sedimentos das praias no Guarujá - SP com contextos diferentes de localizações, sendo duas em regiões urbanas (Praia do Guaiúba e Tombo), duas em áreas de preservação (Praia do Iporanga e São Pedro), além do contexto diferente de tipos de praias, sendo duas dissipativas (Praia do Iporanga e Guaiúba) e duas refletivas (Praia do São Pedro e Tombo). A metodologia foi dividida em: filtração do NaCl, flotação, pesagem, filtração, secagem, classificação da matéria orgânica e microplásticos, e contagem dos microplásticos. A partir da análise das praias e localizações escolhidas foi visto que em ambientes dissipativos e próximos aos centros urbanos contêm maior presença de microplásticos do que em ambientes refletivos e protegidos. Diante disso, é esperado que esse trabalho contribua para a literatura sobre o conhecimento de dispersão dos microplásticos no Guarujá e que sirva como ferramenta para as futuras pesquisas na área de sedimentos e microplásticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise do conteúdo estomacal de peixes como indicador de impacto humano: um estudo de caso para o Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-19) Henrique, Bárbara Vitória Rodrigues [UNIFESP]; Azevedo, Juliana de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9196997953777495; http://lattes.cnpq.br/7342629027494962A análise do conteúdo estomacal de peixes propicia obter informações não apenas sobre a dieta do animal, mas também sobre os distintos grupos tróficos na ictiofauna, sobre transferência e obtenção de energia, assim como possibilita a realização de levantamentos sobre fauna e flora. Em virtude do crescente uso e descarte inadequado pelo homem, ambientes aquáticos tornam-se receptáculos de poluentes emergentes como o plástico, ficando disponível para a biota aquática. Este trabalho buscou descrever a alimentação e verificar a ocorrência de partículas de plásticos em diferentes populações dos bagres estuarinos Cathorops spixii, Genidens genidens e Aspistor luniscutis do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape (CELCI). Para tal, após biometria e identificação das espécies, foi feita a identificação e categorização dos itens alimentares no estômago dos peixes, até o menor nível taxonômico possível. Além disso, eventuais fragmentos de plástico que foram encontrados no conteúdo estomacal dos peixes, foram categorizados por cor e forma. Os peixes foram coletados em novembro de 2021. Neste trabalho foram analisados estômagos de 66 exemplares: 29 espécimens de Cathorops spixii, 18 de Aspistor luniscutis e 19 de Genidens genidens. A análise do conteúdo estomacal permitiu aferir os itens alimentares das espécies analisadas, sendo que, elas apresentaram uma dieta diversa, com ocorrência de Polychaeta, Ophiuroidea, Mollusca, matéria vegetal e fragmentos de peixes. A dieta de Cathorops spixii é composta principalmente por Polychaeta, matéria vegetal e Crustacea. A dieta de Aspistor luniscutis é composta principalmente por fragmentos de peixes, algas e matéria vegetal. Enquanto que, a dieta de Genidens genidens é composta principalmente por Crustacea e matéria vegetal. Dentre os estômagos analisados, foram encontrados 24 fragmentos de plásticos, de formato filamentoso e com variações de cores azul, vermelho e preto. Os achados deste trabalho contribuem para a fomentação do conhecimento sobre a alimentação em três espécies de bagres, além de gerar dados para estudos futuros de ecologia e biomonitoramento através dos índices analisados. Ademais, evidencia a poluição de uma área de proteção ambiental (CELCI) e um importante sítio ramsar.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos impactos da indústria de plásticos e a expansão da economia circular no setor(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14) Ferreira, Carolina Cardozo Morais [UNIFESP]; Miraglia, Simone Georges El Khouri [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6423311971848669Diante do cenário global da gestão de resíduos sólidos, observa-se que apesar de possuirmos plásticos com alta capacidade de reaproveitamento, eles não são orientados para os melhores destinos e com a evolução e aperfeiçoamento dos processos, a demanda e produção destes produtos só aumentou, com isso observa-se o acúmulo de resíduos sólidos gerando diversos impactos ambientais. Observando esse cenário, e o senso de urgência expresso pelas organizações mundiais nos últimos anos, muitas empresas passaram a adotar medidas de economia circular nos seus processos produtivos e internos, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais causados. Por meio dos resultados obtidos foi possível analisar que as principais empresas do setor apresentam poucos resultados significativos para uma avaliação qualitativa dos indicadores de sustentabilidade. Com isso observa-se que a realização de investimentos em sustentabilidade traz aumento de lucro significativo a um longo prazo. Analisando-se os dados de reciclagem obtido principalmente nos últimos 3 anos tem-se que a mudança de consumo de embalagens em decorrência da COVID-19 gerou um aumento expressivo de resíduos e em sua maioria plásticos. Entretanto, esse aumento não foi devidamente controlado pelas gestões municipais devido à falta de recursos. Fica evidente que no país a gestão de resíduos sólidos ainda é muito ineficaz sendo um dos principais locais de destino os lixões que causam sérios problemas ambientais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desafios mercadológicos para o desenvolvimento sustentável na indústria de embalagens biodegradáveis(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Macedo, Rafael Carvalho [UNIFESP]; Ribeiro, Viviane de Sousa [UNIFESP]; Cárdenas, Viktor Oswaldo [UNIFESP]; Bahú, Juliana Otávia; http://lattes.cnpq.br/8045444849137135; http://lattes.cnpq.br/0661599261187131; http://lattes.cnpq.br/2239867741218286Atualmente as embalagens plásticas estão passando por um processo de transição em sua composição, com foco principal na biodegradabilidade. Em virtude de todos os benefícios gerados para as empresas, como a contribuição no desenvolvimento de políticas de logística reversa para os resíduos, reconhecimento com selo de responsabilidade ambiental e minimização dos impactos ambientais. O presente trabalho apresenta uma contextualização sobre o desenvolvimento, aplicação e desafios das embalagens plásticas biodegradáveis, através de diferentes aspectos e visões, como: contexto histórico de desenvolvimento e aceitação pela sociedade, impactos ambientais, conscientização da sociedade, matérias-primas, energia consumida no processo de produção, fluxogramas industriais, logística reversa das embalagens e as estratégias para engajamento e aquecimento do mercado. Além disso, realizou-se um estudo de caso sobre a aplicabilidade dos plásticos biodegradáveis à indústria de embalagens flexíveis, dentre os desafios da implantação destes tipos de plásticos, destacam-se as adaptações do mercado aos processos já bem estabelecidos com os filmes convencionas. Mesmo com as altas previsões de produções futuras de bioplásticos, ainda é necessário a construção de áreas específicas para a degradação dessas embalagens, pois quando descartadas em locais inadequadas causam um impacto inverso ao esperado e podem contribuir para o aumento da poluição global
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo da degradação do Bisfenol A em solução aquosa por processo foto-fenton irradiado artificialmente e baixo custo energético(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-14) Fantinati, Leticia [UNIFESP]; Ribeiro, Katia [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloBisphenol A is a synthetic material used in the production of plastics and resins. And it is considered a chemical endocrine disruptor, known to be an emerging pollutant in several environmental compartments and can cause significant adverse effects on living beings such as cancer, diabetes and autism, among others. Human exposure to bisphenol A occurs mainly because it is commonly used as a raw material in a variety of industrial processes, such as the production of polycarbonate plastic containers and food cans coated with epoxy resins. In Brazil, the legislation does not regulate the maximum allowed concentration of bisphenol A in effluents or bodies of water. Effluent treatment stations equipped with traditional technologies such as activated sludge process, do not satisfactorily reduce chemical endocrine disrupters in effluents. Advanced oxidative processes have been used in the degradation of several emerging pollutants, such as bisphenol A. According to the literature, the rate of degradation increases with the number and potency of lamps, increasing the energy cost of treatment. In the present study, the conditions for degradation of 25 and 50 mg L-1 of bisphenol A were studied in aqueous medium (total volume = 1500 mL), applying the advanced oxidative processes, specifically fenton and photo-Fenton process, using low rated power lamps (6 W). The results showed rapid bisphenol A removal, which was analyzed by high-efficiency liquid chromatography using C18 kinetex reverse column, and mobile acetonitrile/water phase (30/70; v/v). In order to study the effect of Fe 2+ and H2O2 concentrations on bisphenol A degradation, a statistical analysis was performed using the technique of factorial experimental planning. With the results obtained, it was possible to evidence the importance of Fe2+ concentration at the beginning of the reaction. Total Organic Carbon analyses were performed and showed that for degradation of 60 % of total organic carbon, in 60 minutes of reaction, the photo-Fenton process is more efficient, when H2O2 concentrations equivalent to twice the stochiometric value with Fe2+ 10 mg L-1 and irradiation with two UV/Visible OSRAM 6 W lamps were used.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo de viabilidade econômica da reciclagem mecânica no Brasil: perspectiva dos plásticos provenientes de RSU com destino às cooperativas de reciclagem(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-14) Perrud, Michelle Dayane [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621O trabalho a seguir permeia a tendência global de aumento acelerado no consumo dos plásticos ao decorrer das últimas décadas. Particularmente, adentra-se na atual atratividade econômica da reciclagem mecânica para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Foi feita uma base teórica para contextualização do estudo, nela apresenta-se a definição dos conceitos de: Resíduos Sólidos Urbanos, Resina pós Consumo, Plásticos, Economia Circular, Recuperação Energética e Reciclagem Química. Por meio do valor presente líquido, método da engenharia econômica, calculou-se a viabilidade do investimento necessário para a formação de uma cooperativa de reciclagem mecânica e seu retorno financeiro aos membros cooperados. Concluiu-se que dentro de três anos a cooperativa hipotética, retornaria o valor investido e passaria a gerar lucros e acrescentar uma renda significativa ao salário dos cooperados. Ela foi simulada dentro dos padrões médios encontrados nas sete cooperativas reais analisadas. O trabalho evidencia as múltiplas importâncias para o país em estimular esta atividade econômica que soluciona questões ambientais e sociais simultaneamente