Navegando por Palavras-chave "Política de educação superior"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-02-24) Barros, Francisco Marcos [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas no Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). As questões da pesquisa perpassam por demanda de vagas, desempenho dos estudantes no vestibular e no curso até a percepção dos professores sobre esse processo. A população analisada, em um primeiro momento, compõe-se dos estudantes que concorreram aos sistemas de vestibular; em um segundo momento é composta pelos estudantes que iniciaram o curso médico no ano de 2005 e, em um terceiro momento, dos professores do Curso Médico da UNIMONTES. A metodologia constou de levantamentos de dados junto ao sitio da universidade e das cadernetas de registro acadêmico que são acondicionadas na Secretaria Geral, sendo submetidos à análise estatística. Em seguida foram entrevistados docentes que atuavam do primeiro ao sexto período, sendo realizado a transcrição e análise temática das mesmas. Os resultados da pesquisa mostraram que: o desempenho dos candidatos cotistas no vestibular é estatisticamente inferior ao dos concorrentes do sistema universal sem cotas; não foi constatada dificuldade de progressão dos estudantes cotistas até o sexto período do curso, exceto por situações pontuais; finalmente os professores tutores e instrutores de habilidades e de inserção comunitária, demonstraram desconhecer o sistema de cotas da universidade, apresentaram postura contrária à reserva de vagas para negros e preconceito quanto ao desempenho dos estudantes cotistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Humanização das práticas do profissional de saúde: contribuições para reflexão(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2010-01-01) Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article intends to contribute with some reflections about contemporary clinical approach concerning humanized health assistance based on the review of literature indexed and published in Brazil at BVS and Scielo between 1987 and 2007, including some authors referred in these studies and published in the same period, when considered essential to consubstantiate the discussions presented. Matters are also discussed regarding humanized health care based on public policies and health related professional practices, as well as the possibilities for extending discussions related to the need of inclusion of theses principles in various stages of the health professional background, from undergraduate studies. In addition, some propositions are presented to contribute with the education of the healthcare professional, as well as subsidies for the reflection related to curricular proposals and opportunities offered by university professors, who may strongly influence the professional education and, further, with the health assistance and health services practices.