Navegando por Palavras-chave "Políticas em Saúde Pública"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Gerirgestar experiências de gestoras e gestores em educação permanente em saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Inamorato, Evelyn Alves [UNIFESP]; Pezzato, Luciane Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0088988136074066; http://lattes.cnpq.br/1585507023711157; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação teve por objetivo geral refletir sobre as práticas de gestão junto a um Núcleo de Educação Permanente em Saúde do estado de São Paulo e contribuir para problematizar questões relacionadas à gestão municipal e regional da Educação Permanente em Saúde. A pesquisa teve como inspiração as abordagens teórico-metodológicas da pesquisa-intervenção, da Análise Institucional e da pesquisaformação. Participaram seis gestoras e gestores, vinculados à gestão da Educação Permanente em Saúde na Baixada Santista e recorremos aos diários e as narrativas como dispositivos de intervenção e de envolvimento das pessoas na proposta. Foram dois tipos de diários: diário de pesquisa e diários institucionais. O diário de pesquisa foi produzido pela pesquisadora durante todo o percurso, com os acontecimentos, as reflexões e os sentimentos produzidos no processo e também, por meio da escrita, pôde ir reconhecendo/analisando suas implicações. Os diários institucionais foram feitos pelas e pelos participantes, escritos e/ou falados, compartilhando experiências relacionadas ao trabalho durante o período em que estiveram envolvidas e envolvidos com a pesquisa. Os dispositivos suscitaram exercícios de autoanálise, avaliação e significação do vivido. Ao acolher nossas experiências nos afetamos, em pensamento, em sentimento, em ação, criamos rede. Tendo como referência a análise de implicação e analisador, conceitos–ferramenta da Análise Institucional, a produção desta pesquisa reforça a necessidade de criar espaços/situações em que a gestão possa ser problematizada e as práticas e os movimentos institucionais existentes sejam observados e analisados, de produzir – constantemente – Educação Permanente em Saúde para a própria gestão, na busca por desnaturalizar e desacomodar os fazeres para gerar movimentos, deslocamentos e transformações.