Navegando por Palavras-chave "Potency"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Conceituação e prática da matriz teórica do módulo de ensino “Ação como precursora do pensamento humano”: Inventário de Potência – Campo A(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Barros, Aline Cristina de Souza [UNIFESP]; Marquetti, Fernanda Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5434176496347276; http://lattes.cnpq.br/1377696528707895; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho é baseado nos conceitos teóricos do módulo de ensino “A Ação como precursora do pensamento humano” do curso de Terapia Ocupacional da Unifesp – Campus Baixada Santista e aborda a questão do cotidiano como constituinte do sujeito no seu território. Os referenciais teóricos apontam a construção do raciocínio de como o processo da ação produz o pensamento e as consequências dessa concepção no conhecimento do humano. Ao articular tais conceitos com a Terapia Ocupacional, busca-se uma prática profissional não focada na patologia em si, mas sim nas potências do sujeito reveladas nas sutilezas do seu cotidiano. Ao invés de propor a avaliação no formato tradicional, foi planejada a construção de um instrumento que qualifique a ação e a potência do sujeito onde através de um olhar minucioso sobre as sutilezas que compõe o cotidiano enfatizam a importância da ação na constituição do humano, tornando então coerente avaliar o sujeito nesta mesma vertente. O “Inventário de Potência” é composto pelos “setores do cotidiano”: Repousar, Comer, Sociabilizar, Lazer, Auto Cuidar, Morar, Aprender, Deslocar e Trabalhar. Cada ação cotidiana é detalhada através das “categorias”: sensação, local, horários, hábitos, utensílios, relações e ritmo. Este instrumento foi aplicado em doze usuários da rede de saúde mental do município de Santos, e por se tratar de uma pesquisa densa, com vasto conteúdo para análise, resultou em duas monografias. Esta monografia abrange os inventários 01 a 06 sequencialmente. Após aplicação e análise deste mapeamento, surgiram dificuldades, rupturas, potências e atividades significativas que compõe a vida desses sujeitos relevando como este se coloca do mundo. Desse modo constatou-se que o instrumento pode servir de base para elaboração de práticas da Terapia Ocupacional, focadas no processo de coordenação de ação e emoção do sujeito com seu grupo, na reconstrução de suas cadeias operatórias do cotidiano, na ampliação de seu campo operatório, na incorporação de ações e gestos exteriorizados e nas formas de sensibilidade corpórea.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conceituação e prática da matriz teórica do módulo de ensino “Ação como precursora do pensamento humano”: Inventário de Potência – Campo B(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Barreiro, Rafael Garcia [UNIFESP]; Marquetti, Fernanda Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5434176496347276; http://lattes.cnpq.br/1224310568760472; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho é baseado nos conceitos teóricos do módulo de ensino “A Ação como precursora do pensamento humano” do curso de Terapia Ocupacional da Unifesp – Campus Baixada Santista e aborda a questão do cotidiano como constituinte do sujeito no seu território. Os referenciais teóricos apontam a construção do raciocínio de como o processo da ação produz o pensamento e as conseqüências dessa concepção no conhecimento do humano. Ao articular tais conceitos com a Terapia Ocupacional, busca-se uma prática profissional não focada na patologia em si, mas sim nas potências do sujeito reveladas nas sutilezas do seu cotidiano. Ao invés de propor a avaliação no formato tradicional, foi planejada a construção de um instrumento que qualifique a ação e a potência do sujeito onde através de um olhar minucioso sobre as sutilezas que compõe o cotidiano enfatizam a importância da ação na constituição do humano, tornando então coerente avaliar o sujeito nesta mesma vertente. O “Inventário de Potência” é composto pelos “setores do cotidiano”: Repousar, Comer, Sociabilizar, Lazer, Auto Cuidar, Morar, Aprender, Deslocar e Trabalhar. Cada ação cotidiana é detalhada através das “categorias”: sensação, local, horários, hábitos, utensílios, relações e ritmo. Este instrumento foi aplicado em doze usuários da rede de saúde mental do município de Santos, e por se tratar de uma pesquisa densa, com vasto conteúdo para análise, resultou em duas monografias. Esta monografia abrange os inventários 01 a 06 sequencialmente. Após aplicação e análise deste mapeamento, surgiram dificuldades, rupturas, potências e atividades significativas que compõe a vida desses sujeitos relevando como este se coloca do mundo. Desse modo constatou-se que o instrumento pode servir de base para elaboração de práticas da Terapia Ocupacional, focadas no processo de coordenação de ação e emoção do sujeito com seu grupo, na reconstrução de suas cadeias operatórias do cotidiano, na ampliação de seu campo operatório, na incorporação de ações e gestos exteriorizados e nas formas de sensibilidade corpórea.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Topologia especial: um estudo sobre o sujeito a partir da acepção averroísta(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-04) Pinto, Marcelo Jungmann [UNIFESP]; Teles, Edson Luís de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo pretende expor e desenvolver, criticamente, a noção de sujeito na sua relação com o modo de existência do pensamento, tal como fora desenvolvida na doutrina averroísta do século XII. Para tanto, demonstraremos como ocorreu, no Ocidente, uma coincidência entre a discussão sobre a realidade do sujeito e a reflexão sobre a origem e a natureza do conhecimento. Visando a extrair as consequências políticas implicadas nessa coincidência, apoiar-nos-emos nos comentários de Averróis sobre Aristóteles para apresentar a topologia especial manifesta na irreparável fratura existente entre o pensamento e a vida individual, problematizando suas implicações e consequências políticas nas obras de Tomás de Aquino e de Giorgio Agamben.