Navegando por Palavras-chave "Pré-operatório"
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- ItemRestritoRepercussões da Intervenção Educativa Multiprofissional no Estado Emocional de Pessoas em Aguardo para a Cirurgia Cardíaca(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-11) Chára, Erika [UNIFESP]; Moreira, Rita Simone Lopes [UNIFESP]; Barbosa, Caroline Bublitz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2412258927589930; http://lattes.cnpq.br/9682287639705372; http://lattes.cnpq.br/3594801962276633; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Em alguns casos o tratamento mais indicado é uma cirurgia cardíaca. Dentre os procedimentos mais realizados estão a revascularização do miocárdio e a troca valvar. Estas cirurgias cardíacas são complexas, envolvem uma série de procedimentos e por isso torna-se imprescindível um cuidado multiprofissional. Objetivo: estruturar uma intervenção educativa multiprofissional centrada na pessoa, verificar a repercussão dessa intervenção no estado emocional daquele em aguardo para a cirurgia cardíaca e avaliar a satisfação frente a intervenção realizada. Foram realizados 2 estudos longitudinais, pré-experimentais, qualiquantitativos. Método 1: No primeiro realizou-se uma intervenção educativa multiprofissional e posteriormente foi aplicado um questionário semiestruturado para averiguar a influência da intervenção sobre os períodos pré e pós-operatório. Resultados 1: participaram 25 adultos. Todos referiram ser importante a realização de uma intervenção educativa no período pré-operatório, recordaram-se das informações oferecidas no período pré-operatório sobre o pós-operatório, consideraram que isso os ajudou a se comunicarem com a equipe multiprofissional e 88% deles consideraram que a intervenção provocou mudanças em seus sentimentos e/ ou pensamentos relacionados à cirurgia cardíaca e à Unidade de Terapia Intensiva. Conclusão 1: a intervenção realizada no período pré-operatório de adultos em aguardo para a cirurgia cardíaca foi eficaz por proporcionar conhecimento prévio das informações acerca da cirurgia e tratamento, levando a mudança nos sentimentos e/ ou pensamentos relacionados à cirurgia e a Unidade de Terapia Intensiva, melhor comunicação com a equipe e participação ativa do indivíduo no processo de recuperação. Método 2: houve a aplicação das escalas HADS, DASS-21, PANAS, B-MEPS e EMRC antes e após a intervenção educativa multiprofissional e após a intervenção o NPS e uma pergunta aberta “Como foi participar da Intervenção?”. Resultados 2: participaram 44 pessoas. Houve mudanças com significância estatística na ansiedade, depressão, afetos negativos, estresse pré-operatório e medos relacionados à cirurgia entre os momentos pré e pós intervenção com este momento apresentando níveis menores. Além disso, 93% declarou satisfação com a intervenção educativa multiprofissional. Os participantes relataram que receber as orientações os ajudou a se prepararem para o procedimento e para o período pós-operatório em Unidade de Terapia Intensiva e a relação com a equipe multiprofissional através do cuidado realizado por esta mostrou-se um fator positivo importante diante do contexto da hospitalização. Conclusão 2: a intervenção educativa multiprofissional mostrou-se eficaz em modificar os níveis de ansiedade, afetos negativos, estresse pré-operatório e medos relacionados à cirurgia cardíaca, satisfação com a intervenção e os auxiliou a desenvolver recursos de enfrentamento ao momento em que se encontravam.