Navegando por Palavras-chave "Prevenção secundária"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O carcinoma de mama triplo-negativo como tumor não rastreável em comparação aos demais subtipos imunoistoquímicos: um estudo transversal(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-18) Silva, Morgana Domingues da [UNIFESP]; Nazário, Afonso Celso Pinto [UNIFESP]; Ferreira, Vanessa Sanvido Monteiro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8626524039311947; http://lattes.cnpq.br/0266384667983727; http://lattes.cnpq.br/8659375299306840Objetivo: Comparar a forma de apresentação ao diagnóstico (por exame clínico ou exame imaginológico) dos tumores de mama triplo-negativo com os demais subtipos imunoistoquímicos. Métodos: Trata-se de estudo transversal que avaliou dados referentes à forma de apresentação dos carcinomas de mama ao diagnóstico (exame clínico ou achados de exames de imagem de rastreamento), subtipo imunoistoquímico, grau histológico e tamanho do tumor, em pacientes diagnosticadas e referenciadas para o serviço de Mastologia do Hospital São Paulo – Unifesp, em São Paulo – Brasil, no período entre 2012 e 2021, por análise de dados de prontuário destas pacientes. Resultados: Entre os 699 carcinomas invasivos diagnosticados, 246 pacientes foram diagnosticadas com perfil luminal A (35,2%), 257 luminal B (36,8%), 58 luminal B HER-2+ (8,3%), 26 HER-2 enriquecido (3,7%) e 112 triplo-negativo (16%). Os carcinomas triplo-negativos apresentaram maior taxa de diagnóstico por exame clínico (86,6%), 6,65 vezes mais chances de serem diagnosticados por exame clínico que os luminais A, além de apresentarem maior tamanho de lesão. Os subtipos triplo-negativo e HER-2 enriquecido apresentaram os piores cenários de estádio clínico ao diagnóstico. Entre os tumores diagnosticados por exame de rastreamento, os pertencentes ao grupo luminal A associaram-se a nódulos vistos em imagem (em 45,1%) e os subtipos luminal B e luminal B HER-2+ ao aparecimento de microcalcificações. Não houve casos de triplo-negativos envolvendo microcalcificações em nossa amostra. As assimetrias foram mais comuns nas imagens de tumores luminais B HER-2+. Na análise multivariada, observou-se que apenas o grau histológico e o valor do Ki-67 estão relacionados com a forma de diagnóstico. Tumores com grau histológico 2 ou 3 apresentam maior chance de serem diagnosticados por exame clínico e não serem rastreáveis em relação ao grau histológico 1. Quanto ao Ki-67, o seu aumento de 1 ponto percentual acarreta um aumento de 1,3% na chance de achado no exame físico. Não houve correlação dos receptores hormonais e HER- 2 com a chance do tumor não ser rastreável. Conclusões: os carcinomas de mama subtipo triplo-negativo apresentam maior risco de diagnóstico por exame clínico em comparação aos demais subtipos imunoistoquímicos e, portanto, tendem a não serem rastreáveis. Parâmetros como Ki-67 e grau histológico elevados apresentam correlação com essa tendência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e validação de conteúdo de um website para pacientes com doença arterial coronariana(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-10) Arroio, Luiz Felipe Gonçalves [UNIFESP]; Santos, Vinicius Batista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4234078077590338; http://lattes.cnpq.br/3314507138371046Objetivo: Desenvolver e analisar as evidências de validade de conteúdo de um website para pacientes com doença arterial coronariana. Método: Estudo metodológico realizado nas fases: Definição - determinado os conteúdos para inclusão no website, arquitetura e design; Implementação - assuntos incluídos no website; Avaliação - website submetido a análise por 13 especialistas e oito leigos quanto à organização, conteúdo e design, em uma escala de 1 (não concordância) até 4 (total concordância). Considerados válidos os itens que atingiram uma Razão de Validade de Conteúdo (CVR) superior aos valores críticos estabelecidos e um Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80. Resultados: Incluídos no website oito domínios relacionados à prevenção secundária em coronariopatias. Um CVR crítico e um IVC adequado foram obtidos na opinião de especialistas profissionais e leigos. Conclusões: O website foi desenvolvido, alcançou adequadas evidências de validade de conteúdo e pode ser utilizado como ferramenta educacional para esta população.
- ItemRestritoEstratégias para prevenção e rastreamento do câncer de colo uterino em mulheres indígenas: abordagens interculturais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Luis, Michele Macena; Hino, Paula [UNIFESP]; Oliveira, Lavínia Santos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3703502378106601; http://lattes.cnpq.br/6815362006090017; http://lattes.cnpq.br/5198309660293432Objetivo: Analisar as estratégias e as boas práticas na implementação das abordagens de prevenção do câncer de colo uterino, e seu rastreamento e tratamento precoce, ofertadas para as mulheres indígenas atendidas pelo sistemas de saúde indígena e identificar quais são as barreiras para o acesso dessas populações a esses serviços. Metodologia: Revisão sistemática de literatura, com as seguintes etapas: formulação da pergunta com a Estratégia PICO; localização dos estudos nas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS com a restrição de tempo de 5 anos (2017-2022); critérios de inclusão e exclusão com o Fluxograma PRISMA; interpretação dos dados coletados através do quadro comparativo e análise crítica. Resultados: Foram encontrados 317 artigos científicos e desses incluídos 36 respondiam à pergunta de pesquisa, dos quais predominaram em quantidade os artigos escritos na Austrália (n=9), Nova Zelândia (n=8) e Canadá (n=7). O rastreamento do câncer de colo uterino se mostrou a estratégia mais frequente, seguido das estratégias de prevenção como o aumento da vacinação de HPV. Conclusão: Os artigos apontaram, como abordagens para a diminuição do câncer de colo uterino em mulheres indígenas, a apresentação de alternativas ao exame citopatológico do colo uterino padrão (Papanicolau), como o teste auto coletável de HPV, e a intensificação das práticas de educação em saúde a fim de aprimorar o conhecimento dessa população sobre a saúde reprodutiva e os vínculos de confiança dos profissionais e as mulheres indígenas e suas comunidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Jogo de tabuleiro sobre estilo de vida saudável para pessoas com doença arterial coronariana(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Seixas, Gabriel Eduardo Campos [UNIFESP]; Santos, Vinicius Batista [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4234078077590338; https://lattes.cnpq.br/1312263671143301Objetivo: desenvolver e analisar evidências de validade de conteúdo e de face de um jogo de tabuleiro para promoção de hábitos saudáveis de vida para pacientes com doença arterial coronariana. Método: estudo psicométrico de desenvolvimento e validação de um jogo de tabuleiro para educação em saúde A coleta de dados foi realizada entre os meses de outubro de 2021 e janeiro de 2022. Inicialmente, foram descritas as regras do jogo e sequencialmente foram identificados temas relacionados à prevenção cardiovascular, usados como base para o desenvolvimento de cartas. O jogo foi submetido à avaliação de 14 especialistas em relação à clareza, relevância teórica, pertinência prática, nitidez das imagens e relação da imagem com o texto, por meio da pontuação em escala de Likert. Foi calculado o coeficiente de validade de conteúdo para cada rodada, sendo considerado válido um coeficiente superior a 0,57. Novas rodadas de avaliação foram realizadas até que o coeficiente adequado fosse atingido. Resultados: o jogo de tabuleiro foi construído contendo imagens de corações antropomorfizados aludindo a hábitos saudáveis de vida e 45 casas. Foram desenvolvidas 69 cartas contendo as temáticas de alimentação saudável, atividade física e a importância da cessação do tabagismo e do álcool. Na primeira rodada de avaliação, três cartas não atingiram o coeficiente de validade de conteúdo mínimo. Foram reformuladas e enviadas para a segunda rodada de avaliação, sendo consideradas validadas nessa nova rodada. Conclusão: o jogo, suas regras e seu conteúdo apresentaram adequadas evidências de validade de conteúdo após a segunda rodada. Estudos posteriores para análise do seu efeito na modificação do estilo de vida devem ser realizados
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prevenção secundária do câncer do trato aerodigestivo superior por meio da estratégia de busca ativa e uso da propedêutica armada(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-07-31) Santos, Francis Balduino Guimaraes [UNIFESP]; Abrahão, Marcio [UNIFESP]; Leonhardt, Fernando Danelon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1506171644999978; http://lattes.cnpq.br/4440305851848835; http://lattes.cnpq.br/5731897981006941; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The upper aerodigestive tract cancer is among the most frequent types and presents itself with epidemiological importance in the world. Most are advanced to diagnosis, with a strong negative impact on survival and high cost to the public. The campaigns against these types of cancer have systematically failed in Brazil. Objective: To evaluate the effectiveness of screening for upper aerodigestive tract cancers, using active search strategies and use of armed propaedeutics. Method: A cross-sectional, prospective, descriptive, analytical and exploratory study, since its objectives are based on the description of the cancerous lesions in a sample of 603 individuals, in order to deepen the knowledge necessary for its detection with a view to secondary prevention of the oral cavity, oropharynx, larynx and hypopharynx cancers. Result: 101 (16.7%) cancerous lesions and 3 (0.5%) localization cancers in the upper aerodigestive tract were diagnosed by clinical method. Conclusion: The method was effective in the identification of precursor lesions with the aim of secondary prevention, but equally important against cancer, since in this present study more than tripled (3.6x more) the chance of the disease finding, being then the model for future campaigns against upper aerodigestive tract cancer.
- ItemEmbargoUsabilidade de aplicativos móveis direcionados para manutenção do comportamento saudável em pacientes com síndrome coronariana crônica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-02) Silva, Gabriela Aparecida Andrade [UNIFESP]; Lopes, Juliana Lima [UNIFESP]; Silva, Taís Lins Severo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5237714400666571; http://lattes.cnpq.br/1478157388713375; http://lattes.cnpq.br/1199835886588119Introdução. A prevenção secundária da síndrome coronariana crônica (SCC) é essencial para diminuir a frequência de readmissões hospitalares e reduzir os custos associados. Diversos recursos educacionais e tecnologias são aplicados para esse fim, sendo os aplicativos móveis uma dessas abordagens. Objetivo. O estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade de aplicativos móveis voltados para a manutenção de hábitos saudáveis em pacientes com SCC. Método. Este estudo foi conduzido em duas fases. Na primeira, realizou-se uma revisão sistemática da literatura para identificar a eficácia dos aplicativos móveis na promoção de comportamentos saudáveis em pacientes com SCC. Na segunda fase, foram analisados os 12 aplicativos mais bem avaliados na Google Play®, utilizando a escala System Usability Scale (SUS). Seis pacientes com SCC, atendidos em um hospital público de São Paulo, testaram e avaliaram os aplicativos. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A revisão da literatura revelou que nove (82%) dos estudos indicaram que os aplicativos móveis são eficazes para a manutenção de comportamentos saudáveis em pacientes com SCC. Apenas um dos aplicativos obteve uma avaliação de usabilidade mediana, enquanto os demais foram classificados como bons, excelentes ou de usabilidade excepcional. Conclusão. Aplicativos mais complexos, que exigem maior inserção de dados ou apresentam diversas funcionalidades, foram os que obtiveram as piores avaliações. Em contrapartida, aqueles que ofereciam uma interface mais simples, de fácil navegação, sem a necessidade da inclusão de muita informação foram os mais bem avaliados pelos pacientes.