Navegando por Palavras-chave "Principal component analysis"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação temporal de longo prazo da qualidade das águas da represa Billings considerando as Influências de transposição para diferentes usos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-22) Amadeu, Gustavo Prestes [UNIFESP]; Ribeiro, Katia [UNIFESP]; Hanisch, Werner Siegfried [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8938747949184483; http://lattes.cnpq.br/6490500674409303; http://lattes.cnpq.br/5984400535862315A eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes em corpos d'água, resulta em custos elevados de tratamento e riscos para a saúde pública. A represa Billings, foi originalmente projetada para geração de energia elétrica na usina de Henry Borden, localizada em Cubatão e posteriormente se tornou fundamental para o abastecimento público da região metropolitana de São Paulo. Na década de 1940 foi iniciada a reversão do Rio Pinheiros, com o objetivo de ampliar a capacidade energética de Henry Borden. Porém devido à falta de saneamento da região o procedimento levou a uma grave deterioração na qualidade da água, resultando em florações de cianobactérias e contaminação por efluentes de diversas origens, culminando no isolamento do braço Rio Grande em 1981. Este trabalho estudou parâmetros de qualidade das águas do Reservatório Billings a partir de relatórios divulgados publicamente desde o ano 2000 por duas empresas relevantes no contexto da gestão hídrica e ambiental. Para se determinar os parâmetros mais afetados foram aplicados os métodos de Análise de Componentes Principais e Matrizes de Correlação e o teste de Mann-Kendall para a verificação de tendências. As análises, foram validadas pelos testes de Shapiro-Wilk e Tukey e permitiram uma avaliação dinâmica da situação do reservatório. O estudo também considerou parâmetros ambientais de fontes externas como a pluviosidade mensal, a temperatura ambiente e as vazões da reversão. Além disto foi implementado um modelo de balanço hídrico no qual foi possível constatar a dependência das vazões da reversão para a manutenção do sistema. Os resultados mostram preocupantes tendências de elevação no estado trófico e nos parâmetros de turbidez, densidade de cianobactérias e na concentração de nitritos e fósforo total, além de uma correlação considerável entre as vazões da reversão e as concentrações de nitrito na estação de monitoramento mais próxima de sua localização. Finalmente pode-se concluir que para o abastecimento de água da região e geração de energia elétrica na usina de Henry Borden se faz necessário o tratamento de esgoto das águas que chegam ao complexo Billings, visando garantir os usos múltiplos da água de forma sustentável.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estrutura fatorial da escala de Síndromes Positiva e Negativa (PANSS) no Brasil: validação convergente da versão brasileira(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-03-25) Higuchi, Cinthia Hiroko [UNIFESP]; Araripe Neto, Ary Gadelha de Alencar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8107200180236710; http://lattes.cnpq.br/9547855731878287; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Escala das Síndromes Positiva e Negativa (PANSS) para esquizofrenia é uns dos instrumentos mais utilizados no Brasil. No entanto, não há estudo de validação. Objetivo: Analisar a estrutura fatorial da versão brasileira da PANSS e compará-la com a de outros países/ populações a fim de gerar dados para validação convergente. Método: A amostra foi composta por 292 pacientes diagnosticados com esquizofrenia de acordo com os critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ? quarta edição (DSM-IV), confirmados através da Entrevista Clínica Estruturada para Transtornos do Eixo I (SCID-I), aplicada por entrevistadores treinados. A estrutura fatorial foi analisada por meio da análise fatorial utilizando o método de extração de componentes principais com rotação equamax. Cargas fatoriais acima de 0,5 foram analisadas para identificação dos fatores. A consistência interna dos fatores foi avaliada por Alfa de Cronbach. Resultados: O teste Kaiser?Meyer?Olkin foi de 0,873, considerado adequado para a realização da análise fatorial. O modelo final explica 58,44% da variância total e é composto por cinco fatores: positivo, negativo, desorganização/cognição, euforia e depressão/ ansiedade. Conclusão: O modelo é semelhante quanto a composição dos fatores em relação à maioria dos outros países. As medidas de adequação do modelo e proporção da variância total explicada também são semelhantes. Os nossos dados indicam que a estrutura fatorial da versão brasileira da PANSS é similar à encontrada em outros países, o que sugere uma validação convergente da escala.
- ItemRestritoFatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]; Miraglia, Simone Georges El Khouri [UNIFESP]; Leirião, Luciana Ferreira Leite; http://lattes.cnpq.br/0185218541045231; http://lattes.cnpq.br/6423311971848669; http://lattes.cnpq.br/3999281712911846A evolução do ser humano na história está ligada à sua locomoção entre diferentes localidades, foi assim que o intercâmbio entre culturas deu início, novos locais foram explorados e conhecimentos foram adquiridos. Com a evolução dos meios de transporte na sociedade, alguns pontos negativos vieram à tona. Nesse contexto, está inserida a poluição que alguns desses meios de transporte causam ao ambiente. Neste trabalho, analisa-se os dados obtidos na Pesquisa Origem e Destino (2017) para se investigar as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô (um dos transportes menos poluentes) como modal de transporte para uma viagem na Região Metropolitana de São Paulo. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica completa e atualizada sobre o tema e, logo após a revisão, levantou-se os dados necessários na base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2017 e realizou-se uma redução de dimensionalidade na base através de técnicas estatísticas. A Análise de Componentes Principais (ACP) possibilitou a determinação de quais as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô como meio de transporte. Como resultado, chegou-se em oito principais variáveis que são determinantes para essa escolha e entre elas estão algumas que são referentes a fatores econômicos (renda familiar e pontos no critério Brasil), fatores relacionados ao indivíduo (idade, atividade que exerce, se estuda atualmente ou não) e fatores relacionados à viagem (duração da viagem, se utiliza outros meios de transporte para chegar ao metrô e distância entre a origem e a estação). Por meio desses resultados, pode-se realizar uma discussão no âmbito de políticas públicas que visem melhorar a situação desse modal de transporte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Low molecular weight heparins: Structural differentiation by spectroscopic and multivariate approaches(Elsevier B.V., 2011-07-01) Lima, Marcelo Andrade de [UNIFESP]; Farias, Eduardo Henrique Cunha de [UNIFESP]; Rudd, Timothy R.; Ebner, Lyvia Ferreira [UNIFESP]; Gesteira, Tarsis Ferreira [UNIFESP]; Mendes, Aline [UNIFESP]; Boucas, Rodrigo Ippolito [UNIFESP]; Martins, João Roberto Maciel [UNIFESP]; Hoppensteadt, Debra; Fareed, Jawed; Yates, Edwin A.; Sassaki, Guilherme L.; Tersariol, Ivarne Luis dos Santos [UNIFESP]; Nader, Helena Bonciani [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Univ Liverpool; Loyola Univ; Univ Fed ParanaVarious branded low molecular weight heparins (LMWHs) have been used for the treatment and prevention of thrombotic for over 20 years. With the introduction of generic LMWHs and the recent events involving heparin contamination, a great deal of effort is being expended in investigating ways of monitoring and regulating this class of complex drugs. in this paper, we present the characterization of different forms of LMWHs, as well as the comparison of 5 enoxaparin copies from different manufactures. the data suggests that, while some of these drugs are structurally comparable, specific analytical methods as well as biological and pharmacological tests may be used to address their similarity, quality and potential interchangeability. the proposed approach may also be useful in comparing biosimilar and branded LMWHs. (C) 2011 Elsevier B.V. All rights reserved.