Navegando por Palavras-chave "Private nightly higher education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudantes universitários: competências genéricas e condições psicológicas(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-30) Carvalho, Priscila Larangeira [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Freire Seoane, María Jesus; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/6385568854704494; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: esta pesquisa investigou competências genéricas e condições psicológicas de estudantes universitários de ensino particular noturno na região da Baixada Santista, São Paulo, Brasil. O país ainda tem pouca presença de graduados em sua população, mas existe vínculo entre maior formação e melhores empregos. Um dos caminhos para o incremento da empregabilidade é o desenvolvimento das competências. Numa chave mais geral, de saúde mental, as condições psicológicas dos estudantes também devem ser levadas em conta, ao lado das competências genéricas, no planejamento dos cursos superiores. Métodos: a amostra contou com 1001 participantes, definidos por critério de conveniência e acessibilidade, constituindo um estudo não probabilístico. Foram utilizados a Escala de Competências Genéricas (ECG) e o Adult Self Report (ASR), além do Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). A coleta de dados ocorreu de forma coletiva, em duas universidades, e as análises estatísticas foram realizadas de forma descritiva e inferencial. Resultados: quanto às competências, resultados apontam para a maior valoração pela amostra da competência Responsabilidade no trabalho, com destaque de maiores médias entre as mulheres da amostra em relação às apresentadas pelos homens. Quanto às condições psicológicas, estudantes homens e mulheres apresentaram problemas sendo que estas apresentaram maior índice. Discussão: os achados convergem com a literatura, tanto sobre competências, quanto sobre condições psicológicas, apesar de alguns contrastes nos estudos em termos internacionais e das dificuldades de comparação devido à diversidade de métodos/escalas. Conclusões: mais pesquisas são requeridas dada a relevância de se aproximar formação e empregabilidade, com destaque para o papel dos jovens no futuro das sociedades.