Navegando por Palavras-chave "Produção Audiovisual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A química na formação inicial de pedagogas: um relato acerca de produção audiovisual(V&V Editora, 2021-10) Prado, Livian; Carvalho, Iris; Amorim, Vitor; Izidoro, Emerson; http://lattes.cnpq.br/8397523106470083Em um período de incertezas, a pandemia do Coronavírus marcou a educação brasileira e evidenciou sua fragilidade, assim como trouxe mudanças em relação ao ensino e a aprendizagem, que necessitou levar em consideração o distanciamento social e a necessidade de maior interação por meio de ambientes virtuais. O contexto e a demanda refletiram diretamente nas ações pedagógicas e explicitou, mais uma vez, a necessidade de se investir na formação de professores que, por sua vez, saíram da zona de conforto para enfrentar os desafios que lhes foram postos. As adaptações ao uso dos meios de comunicação, tendo como finalidade o ensino-aprendizagem e o uso frequente de tecnologias dentro da sala de aula, catalisou um processo importante para a contemporaneidade e imputou responsabilidades às escolas de todos os níveis, provocando um desenvolvimento na formação de seus profissionais, que passaram a utilizar vídeos, aulas gravadas, aulas online e plataformas que alteram a relação aluno/professor, criando novas expectativas em relação à postura pedagógica tradicional (CROCCE et al, 2021). Como consequência das mudanças provocadas pela crise do coronavírus, as comunidades escolares acabaram sendo conduzidas ao uso mais efetivo da tecnologia digital que inevitavelmente foi aplicada ao redor de toda atuação docente explorando novas oportunidades, exercendo a criatividade e buscando novas soluções. No entanto, professores e alunos com os mais variados tipos de dispositivos e saberes se depararam com dificuldades para se conectar e, principalmente, interagir com seus pares. Segundo Moran (1995, p.1), o uso da tecnologia em sala de aula “aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. A produção de vídeos, encontros síncronos, assíncronos e podcasts nos tempos de pandemia fez com que não só o profissional, mas também os recursos se desenvolvessem com o uso escolar, passando a ser um conjunto de ferramentas tecnológicas de suma importância para o ensino. Assim, este relato apresenta a experiência de duas licenciandas de Pedagogia quanto a produção de um vídeo sobre um experimento químico, como estratégia adotada em uma disciplina do curso de graduação da Universidade Federal de São (Unifesp).