Navegando por Palavras-chave "Professional Physical Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Intervenção do profissional de educação física na área da saúde: possibilidades e limites de atuação.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-05) Rocha, Caroline Ferreira [UNIFESP]; Caranti, Danielle Arisa [UNIFESP]; Anjos, Tatiana Coletto dos; http://lattes.cnpq.br/3752520805087725; http://lattes.cnpq.br/4760019839583649; http://lattes.cnpq.br/4654416545293006; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo aborda a intervenção do profissional de Educação Física na área da saúde, refletindo e elucidando aspectos como perfil, formação e metodologia de atuação e intervenção em diferentes cenários interdisciplinares que perpassem no binômio saúdedoença. Os objetivos propostos foram: conhecer e identificar modelos de intervenção do Profissional de Educação Física na área da saúde (perfil, inserção e práticas corporais), sugerindo possibilidades e limites de atuação. A coleta de dados ocorreu através de análise documental e abordagem eletrônica dos voluntários, onde foram selecionados 12 voluntários - todos profissionais de Educação Física inseridos em cenários da área da saúde – os quais responderam um questionário misto a fim de compreender/ analisar e explicitar o perfil, a atuação, a inserção, a formação e metodologia utilizada na área da saúde. Os resultados descritos no presente estudo transversal foram analisados qualitativamente e quantitativamente. Deste modo, foram abordadas e reveladas diversas possibilidades de atuação deste profissional na área da saúde, apontando novas tendências de formação em saúde nas universidades e inúmeros benefícios através de práticas corporais embasadas em conceitos favoráveis ao desenvolvimento das práticas interdisciplinares e profissão. Em conclusão, o presente estudo possibilitou conhecer e identificar modelos de intervenção do Profissional de Educação Física na área da saúde (perfil, inserção e práticas corporais), sugerindo uma inserção atuante dentre as diversas possibilidades discutidas e relatadas. Neste sentido, a partir deste referencial, as possibilidades de atuação estão concentradas nas práticas de promoção, prevenção, controle e reabilitação em saúde do profissional de Educação Física na área da saúde, inseridos em instituições públicas e particulares, intervindo em diversificadas populações, além de atuar na formação em Educação Física e saúde dos mesmos profissionais. Assim, os limites de atuação se potencializam quando o profissional não possui uma formação interdisciplinar que direcione e seja mediadora das práticas corporais no processo saúde-doença, reforçando a necessidade de novos debates e reflexões que embasem a atuação do profissional de Educação Física na área da saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Knowledge about nutrition of physical educators in a sport club at the city of Santo Andre(Inst Brasileiro Pesquisa & Ensino Fisiologia Exercicio-Ibpefex, 2017) Izepi, Juliana; Dias, Marina Marocci; Viebig, Renata Furlan [UNIFESP]; Caparros, Daniele Ramos [UNIFESP]Practitioners of physical activity are influenced by physical educators, because of the direct contact. The search for healthy food has grown increasingly along with the interest and demand for nutritional supplements with sporting and beauty purposes. The prescription of these products is often done by physical educators, and when done wrongly, does not reach the expected goals by the athlete and physical activity practitioner. It is noteworthy that nutritionists would be the qualified professionals for prescribing nutritional supplements. This study aimed to evaluate the nutrition knowledge of the physical education professionals working in a sport club located in Santo Andre City. This is a transversal research involving graduating students and professionals graduated in Physical Education, all voluntary and informed consent. The questionnaire used was composed by 15 questions that should be judged as "true" or "false." Of the 21 respondents, 52.4% were male, with an average age of 30 years old and 71.4% were graduates or postgraduates. The main error responses to the questionnaire were related to nutritional supplements used routinely and energetic function of macronutrients, especially carbohydrates. More than half (57%) of respondents believed, erroneously, that the pineapple was able to oxidize body fat. The average number of correct answers in relation to the professional practice time was higher in professionals with less than 1 year of acting. Therefore, the results indicated that the participants had insufficient general knowledge about nutrition to make prescriptions of dietary requirements and nutritional supplements in a safe way.