Navegando por Palavras-chave "Profissão docente"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Projeto de vida profissional: significações atribuídas por professores iniciantes(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sousa, Luiz Alberto de [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/1767204397149792A atratividade da carreira docente está cada vez mais baixa e alguns dos profissionais que ingressam na educação se mostram desmotivados ou até mesmo desistem nos primeiros anos de trabalho. Neste contexto, este estudo tem por objetivo geral investigar se professores iniciantes em atuação na rede municipal de ensino de Guarulhos possuem um Projeto de Vida Profissional e, em caso positivo, que significações lhe são atribuídas. Como objetivos específicos, busca-se compreender os fatores envolvidos com o processo de escolha da profissão docente e se essa escolha foi desejada ou possível; investigar os fatores que influenciaram ou não a constituição de um Projeto de Vida Profissional; e analisar quais são as expectativas do professor iniciante em relação à carreira docente. A pesquisa se justifica por oferecer condições para a compreensão do modo como se configuram os projetos de vida profissional dos professores iniciantes, subsidiando reflexões sobre a atratividade da carreira, reconhecida por sua baixa procura. O enfoque teórico-metodológico que alicerça esta investigação é o da Psicologia Histórico-Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e colaboradores, correlacionado com a literatura sobre Projeto de Vida, tendo o respaldo em seus autores nacionais e internacionais. A pesquisa de abordagem qualitativa utiliza a entrevista como instrumento de coleta e análise dos dados, tratados de acordo com o procedimento dos núcleos de significação, cuja fundamentação se dá na perspectiva do materialismo histórico e dialético. As conclusões apontam uma lacuna de estudos sobre a temática, em especial no que se refere especificamente aos professores iniciantes; cada um dos professores participantes desse estudo significou o seu Projeto de Vida Profissional de modo distinto, visando atender suas necessidades. Ao analisarmos as expectativas dos professores, observamos o quanto é importante a existência de um ambiente de acolhimento na escola para que os primeiros anos de atuação sejam momentos de atenção e cuidado com a profissão docente. Por fim, essa pesquisa revelou também as dificuldades que esses profissionais vivenciaram ao ingressar na carreira no período da pandemia de Covid-19
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações Atribuídas por Professores aos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação no Contexto Escolar: Contribuições para a formação docente(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-16) Galvão, Patrícia Carla Lima [UNIFESP]; Cericato, Ítale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/3844408838148241A presente pesquisa tem como objetivo geral apreender as significações que professoras de uma unidade escolar da Rede Municipal de São Paulo atribuem aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. O objetivo específico é compreender se as significações são baseadas em mitos e se elas podem interferir na identificação e na promoção do processo de desenvolvimento educacional do estudante. A literatura especializada na temática das Altas Habilidades/Superdotação, sobretudo no que diz respeito aos mitos relacionados às características dessa população, aponta para a importância de conscientizar docentes para que identifiquem precocemente os estudantes que necessitam receber o apoio do atendimento especializado, pois a ausência deste pode acarretar prejuízos em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. A metodologia adotada para a pesquisa de campo é de caráter qualitativo. Como procedimentos para a coleta de dados foram efetuadas entrevistas pautadas por um roteiro semiestruturado baseado em autores que estudam a temática das Altas Habilidades/Superdotação e os tipos de atendimentos previstos na legislação vigente. O enfoque teórico que alicerça a investigação é o da psicologia sócio histórica proposta por Lev Vygotsky e, como análise de dados, utiliza-se a proposta dos núcleos de significação. O estudo revelou, entre as significações das professoras, mitos presentes no contexto educacional e, quando isso ocorre, existe a tendência de precarização e inexistência do atendimento de acordo com a legislação vigente, necessitando, assim, de um trabalho no processo de formação docente na temática das altas habilidades/superdotação dentro da perspectiva colaborativa. Espera-se que o estudo contribua para ampliar e ressignificar os conhecimentos existentes acerca dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, de modo a subsidiar, no contexto escolar e em processos formativos docentes, a compreensão de que os processos de ensino e aprendizagem devem valorizar e respeitar a diversidade que compõe a condição humana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Significações atribuídas por professores da rede municipal de ensino de São Paulo para a formação continuada realizada em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-29) Miyano, Luciana [UNIFESP]; Cericato, Itale Luciane [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1016528248229857; http://lattes.cnpq.br/7044443928271146Este estudo objetiva compreender as significações atribuídas por professores às iniciativas de formação continuada para a implementação do ensino remoto no período da pandemia de Covid-19. O ensino remoto foi uma das escolhas adotadas pela Rede Municipal de São Paulo para possibilitar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. A formação dos professores é vista nesse contexto como condição sine qua non para a efetivação da iniciativa, visto tratar-se de situação inédita, exigindo dos docentes saberes e ferramentas tecnológicas desconhecidas por muitos no cotidiano escolar. Analisar sob o olhar e a voz desses profissionais o modo como significam as experiências formativas para a reorganização do trabalho pedagógico e a implementação do ensino remoto, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, é, do ponto de vista social e científico, relevante, uma vez que, além de constituir-se como um registro do momento histórico vivido e como pessoas e sistemas reagiram a ele, contribui para entender em que medida o significado social da formação continuada corresponde ao sentido pessoal atribuído a essa atividade pelo professor e se sua realização atende aos motivos e necessidades desse profissional no citado contexto. Dessa forma, torna-se essencial investigar quais necessidades foram despertadas nos professores e se a formação continuada contribuiu para a reconfiguração do trabalho pedagógico. Para cumprir com esse propósito, este estudo está pautado por uma abordagem qualitativa tendo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e informações documentais. A análise das entrevistas ocorreu mediante o procedimento dos núcleos de significação com foco nas categorias sentido e significado, necessidades e motivos. As conclusões apontam que para os professores, houve uma ruptura entre o significado social da formação continuada e o sentido pessoal conferido a essa atividade. Desse modo, há uma cisão entre os motivos e os fins dessas ações, gerando sofrimento psíquico aos docentes. Contraditoriamente, indicam elementos reveladores de possibilidades para a reconfiguração do trabalho pedagógico por meio do estabelecimento de relações dialógicas e colaborativas que resistem à fragmentação entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade de formação continuada.