Navegando por Palavras-chave "Quadro de saberes necessários"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise crítica sobre as práticas da educação ambiental no currículo de educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-16) Santos, Suzana Sangiolato dos; Braga, Adriana Regina; http://lattes.cnpq.br/3465256917218630O presente trabalho monográfico de conclusão de curso tematiza o fenômeno da Educação Ambiental sob a emergência de repensá-la dentro das práticas curriculares, com o intuito inicial de historicamente situar a Educação Ambiental no mundo e no Brasil a partir de documentos como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Política Nacional de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, inspirados por conferências mundiais sobre a problemática da crise socioambiental, a fim de verificar como os referidos documentos e políticas encontram-se na etapa da Educação Infantil na proposta curricular da Prefeitura de Guarulhos, o Quadro de Saberes Necessários. Esta pesquisa do tipo documental cujo método qualitativo, se desenvolve por meio de uma análise documental e crítica na perspectiva da legislação concernente, livros e artigos sobre a Educação Ambiental crítica, transformadora para emancipação, a qual como resultado constatou-se que a Educação Ambiental preconizada no currículo guarulhense embora tenha demonstrado alguns avanços em sua proposta, ainda há muitos desafios, demonstrando problemas políticos, pedagógicos e epistemológicos.