Navegando por Palavras-chave "Qualitative analysis"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise qualitativa e compartiva do conteúdo do subfilo chelicerata em apostilas e livros do ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Oliveira, Gabriela Fernanda Brito de [UNIFESP]; Bragagnolo, Cibele [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3177272526209973; http://lattes.cnpq.br/1217707701028320A zoologia é o campo da Biologia que estuda as características, comportamentos, desenvolvimento e evolução dos animais. Sua compreensão é essencial para os seres humanos, visto que todos os organismos interagem entre si. Dentro do vasto campo da zoologia, os animais são divididos em táxons, sendo o táxon dos artrópodes de grande destaque pois apresenta a maior diversidade do planeta. O filo Arthropoda é dividido em três subfilos: Chelicerata, Pancrustacea, e Myriapoda. O Subfilo Chelicerata abrange a classe dos aracnídeos, que é a classe de maior diversidade, além de possuir grande importância médica, econômica e ecológica, e também as classes Pycnogonida e Merostomata. Diante da importância do subfilo em diversos aspectos do cotidiano, e também por despertar interesse e fascinação dos alunos e professores por sua diversidade de espécies e relações diretas e indiretas com o homem, este trabalho teve por objetivo analisar comparativa e qualitativamente como o conteúdo do subfilo Chelicerata é abordado nas apostilas e livros didáticos do ensino médio brasileiro, analisando também se os temas de evolução biológica e sistemática filogenética são apresentados anteriormente, servindo de base para o estudo do grupo em questão. Foi verificado que apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram um tópico exclusivo para o subfilo Chelicerata e todos os recursos priorizaram o estudo dos aracnídeos. Os resultados demonstraram que o subfilo, quando mencionado, foi feito muito superficialmente. Além disso, apenas três dos seis recursos didáticos analisados apresentaram associação do conteúdo com o cotidiano do aluno e nenhum deles preocupou-se com problematização e interdisciplinaridade das questões, focando somente em vestibular. Quanto à apresentação de evolução biológica e sistemática filogenética, apenas dois dos seis recursos, sendo os dois livros didáticos, dispunham do conteúdo anteriormente à apresentação do estudo de zoologia e consequentemente, embasando o estudo dos diversos táxons.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de usuários do serviço público em psicoterapia de grupo: estudo qualitativo(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2001-08-01) Peluso, Érica de Toledo Piza [UNIFESP]; Baruzzi, Márcia [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To assess the experience of public service users in a time-limited psychotherapeutic group dynamic intervention. METHODS: Eleven patients were randomly selected from a group of 52 who had participated in an efficacy study and were interviewed in-depth. Their account was submitted to content analysis, according to the Grounded Theory methodology. RESULTS: In general, patients accepted well and positively evaluated the psychotherapy intervention. The main findings were the importance of patient's interaction with the group participants, and their therapeutic course after the intervention, when most of them carried on with psychotherapy. CONCLUSIONS: The psychotherapeutic intervention was well accepted among the patients, had a favorable outcome and stimulated them to proceed with psychotherapy.