Navegando por Palavras-chave "Questão Agrária"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)COMUNA DA TERRA IRMÃ ALBERTA, AGROECOLOGIA E RESISTÊNCIA NO CAMPO PAULISTA (2002 – 2023)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Fernandes, Derek Echeverria [UNIFESP]; Welch, Clifford Andrew [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9770627655517896; http://lattes.cnpq.br/4955234582058619O presente trabalho se atenta à experiência histórica do tempo presente da Comuna da Terra Irmã Alberta, acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), localizada no distrito de Perus, na cidade de São Paulo, e a trajetória de duas de suas lideranças: são Maria Alves, uma de seus principais quadros e veterana da luta pela comuna, e Rosangela Santos, outra veterana na luta para o estabelecimento da comuna. Os principais objetivos são de investigar e compreender as ações e aspirações dos atores políticos e os desafios enfrentados para conquistar reforma agrária no contexto atual no estado de São Paulo. O Trabalho de Conclusão de Curso é baseado nas entrevistas realizadas com as duas mulheres, artigos do jornal Brasil de Fato, e estudos especializados sobre a luta pela terra. A proposta da criação de Comunas da Terra contemplava o enfrentamento do problema da fome nas periferias das grandes cidades e na proteção de mananciais e áreas verdes dentro dos limites de tais cidades, com ênfase nas megalópoles de São Paulo. Benefícios colaterais incluíram a possiblidade de proporcionar melhores na qualidade de vida das famílias assentadas e da vizinhança através da produção agroecológica e venda de alimentos saudáveis, contestando o modo de produção agroindustrial. As ações realizadas pela Comuna da Terra Irmã Alberta demonstram que mesmo com as adversidades e impasses para a obtenção da posse da terra, a organização dos trabalhadores é capaz de recuperar uma área improdutiva e irregular, realizando produções imensas com avançadas técnicas de cultivo agroecológico e de reflorestamento agroflorestal.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conflitividade no campo brasileiro nos governos do pt (2003-2016)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Cassimiro, Conrado Masiero [UNIFESP]; Souza, Davisson Cangussu de [UNIFESP]; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/170453/davisson-charles-cangussu-de-souza/; https://www.escavador.com/sobre/1054274856/conrado-augusto-masiero-casimiroO presente artigo busca analisar a questão da conflitividade no campo brasileiro entre os anos de 2003 a 2016, buscando analisar as conjunturas política e socioeconômica no campo brasileiro ao número e tipo de casos de conflitos e disputas agrárias no período delimitado. Dessa forma, aborda-se não só a conflitualidade em propriedades agrárias e latifúndios, mas também permite demonstrar uma série histórica de conflitos que se deram no período a ser analisado, verificando como se deram as dinâmicas entre os diferentes setores e indivíduos dentro do panorama da questão agrária brasileira. Obtendo dessa forma, uma amostragem das dinâmicas da questão agrária, que vieram a afetar principalmente o meio ambiente, pequenos latifúndios e agricultores, movimentos sociais do campo e povos tradicionais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Contribuições do teatro para o serviço social: Uma análise da peça Mutirão em Novo Sol(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Silva, Gabriela Sugui Mota [UNIFESP]; Arruda, Daniel Péricles [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2377455944784166; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho irá analisar a obra de Nelson Xavier e Augusto Boal, Mutirão em Novo Sol, partindo de um olhar artístico de uma peça teatral para compreender, no espectro do Serviço Social, um cotidiano real de trabalhadores do campo e o modo que se organizam. Dessa maneira, à medida que o/a assistente social trabalha com a realidade dos sujeitos, a pesquisa busca perceber como esta manifestação artística construída se relaciona e compõe com essa realidade. Para tanto, realizamos breve reflexão histórica sobre a Guerra do Arranca Capim, a conjuntura do teatro e a perspectiva política da época. Além da elaboração de uma cartografia através de diários de leitura da obra numa tentativa de mapear desejos, espaços, memórias, afetos, lutas e outros braços desse corpo vivo que é Mutirão em Novo Sol. Por fim, discorremos sobre como uma peça de teatro, pode promover espaços de contribuição para que o Serviço Social se revisite como profissão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Memórias de um trabalhador da terra sem-terra: uma análise da obra Torto Arado na construção do imaginário da luta pela terra no sertão nordestino (1970-2000)(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-22) Sousa, Valéria da Cruz [UNIFESP]; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/1150458353317732Este trabalho traz uma análise das expressões das lutas pela terra no sertão nordestino a partir das representações presentes na obra Torto Arado, um romance escritor baiano Itamar Vieira Junior. Lançado em 2019, a obra apesar de recente já é consagrada como um romance neorealista e regionalista que, a partir da história das irmãs Belonisia e Bibiana, expressam memórias coletivas e desnudam as violências sofridas enquanto mulheres, negras e trabalhadoras da terra que lutam pelo direito à terra que trabalharam a vida toda desde gerações passadas. As relações de servidão são evidentes a partir das condições desiguais que vivem em um povoado no sertão baiano, destacando relações de trabalho em condições análogas à escravidão e os conflitos gerados com os grandes proprietários das terras. Assim, utilizando uma obra literária, neste trabalho pretende-se observar as representações das lutas pela terra dos trabalhadores que mesmo após o fim da escravidão em 1888, ainda são submetidos a uma estrutura agrária que privilegia os grandes latifundiários e os trabalhos análogos à escravidão.