Navegando por Palavras-chave "Questionário Likert"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção e conhecimento de evolução biológica: uma investigação com estudantes do ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-08) Souza, Camila Beatriz Moraes Contrucci de [UNIFESP]; Gouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/3359786303402164; http://lattes.cnpq.br/2837785052694598A evolução biológica é o eixo central da Biologia enquanto ciência e eixo estruturante na Biologia enquanto disciplina. O pensamento evolutivo transpassa as fragmentações das áreas disciplinares, possibilitando a compreensão de uma ciência integrada, além de proporcionar reflexões de cunho social e acentuar o pensamento crítico dos discentes. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as percepções e compreensões de primeiranistas universitários sobre a evolução biológica. O instrumento elaborado para a coleta de dados consiste em um questionário com questões elaboradas em formato de resposta Likert que abrange dimensão de conhecimento, conteúdos aprendidos no Ensino Médio, opiniões e autoeficácia frente ao tema. Para averiguar os conhecimentos, estabeleceu-se oito noções elementares como conceitos estruturantes da teoria evolutiva: descendência com modificação, especiação, ancestralidade comum/origem única, gradualismo, variabilidade, seleção natural, contingência e evolução humana. O questionário foi aplicado a noventa e oito estudantes que ingressaram em 2021 em cursos relacionados às Ciências Exatas e da Terra em uma universidade pública. Os resultados de conhecimento evidenciaram equívocos nas noções de descendência com modificação, gradualismo, seleção natural e contingência; em especial frente às explicações de como o processo evolutivo ocorre. Observaram-se obstáculos cognitivos derivados de vieses intencional/antropomórfico, essencialista e teleológico. Os estudantes demonstraram contato com os conteúdos evolutivos durante o Ensino Médio, ressaltando maior contato com a noção de gradualismo e menor com seleção natural. As opiniões acerca da evolução biológica revelaram-se positivas, apesar de quase metade dos participantes não invalidarem que a evolução biológica é uma teoria baseada em especulação e validarem o processo evolutivo como direcional. Quanto a autoeficácia, os estudantes demonstram maior facilidade em reconhecer que a espécie humana é tão evoluída quanto qualquer outra e maior dificuldade em associar a diversidade dos seres vivos com genética e evolução. Estes resultados destacam obstáculos e concepções equivocadas em conceitos centrais para aprendizagem da evolução biológica em um público enviesado. Desta forma, esta pesquisa contribui fomentando reflexões e discussões que visem a aprendizagem significativa de evolução biológica.