Navegando por Palavras-chave "Recurso didático"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fotografia para extensão e divulgação científica: Libras em Produções de Materiais Lúdicos(Carina Biancolin, 2023-06-02) Zajac, Silvana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2062179799776077Diplodocus se alimentando das folhas de coqueiro. Alunos brincam com dinossauros de papel e aprendem sobre animais pré-históricos. Este foi um dos projetos desenvolvidos no Curso de Libras em Produções de Materiais Lúdicos, coordenado pelos professores Elias da Cunha e Silvana Zajac, da Unifesp. Documento iconográfico capturado pela estudante Aline Oliveira Campos, cedido pela coordenadora do evento fotografado, Silvana Zajac, ao curso de extensão 23357 Fotografia para extensão e divulgação científica: captura, descrição e engajamento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2014-03-01) Mári-Kawamoto, Elisa [UNIFESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quando escuto, me comunico melhor: contribuições do design educacional na elaboração de um e-book sobre comunicação não-violenta.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-29) Pereira, Ana Caroliny Lopes do Nascimento [UNIFESP]; Garbe, Gisele Grinevicius; http://lattes.cnpq.br/7084237172958537; http://lattes.cnpq.br/0009905498268752Apesar de as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) possibilitarem a ampliação no compartilhamento de informações e das relações humanas, no século XXI, a forma como os indivíduos se comunica é ainda truncada e permeada por ruídos, desentendimentos e violência. Pensando nisso, a pesquisa foi realizada a partir do método Design Science Research, que tem como objetivo a elaboração de um artefato. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso propõe a elaboração de conteúdo sobre comunicação não violenta (CNV), por meio do protótipo de um e-book “Quando escuto, me comunico melhor”, cujo planejamento foi apoiado pelo design educacional, a partir do modelo ADDIE (Analyze - Análise, Design - Desenho, Develop - Desenvolvimento, Implement - Implementação e Evaluate – Avaliação), que estabelece algumas etapas no planejamento do processo de ensino e aprendizagem, bem como estabelecimento de intencionalidade pedagógica ao e-book. Na etapa de análise contextual foi identificado o público interessado no tema abordado, bem como suas preferências de aprendizagem. Assim, foi possível propor uma solução adequada aos aprendizes. Nas etapas de design e desenvolvimento foram definidos os aspectos pedagógicos, que conferem intencionalidade pedagógica ao planejamento do e-book, bem como ferramentas de gestão e tecnologias empregadas na elaboração do protótipo. Nas etapas de implementação e avaliação foram indicados de que forma aconteceria a disponibilização do e-book e como seriam realizadas as avaliações relativas ao protótipo. Portanto, esse trabalho mostra as contribuições do design educacional, por meio do planejamento de um possível recurso educacional sobre (CNV).