Navegando por Palavras-chave "Remote learning"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino de ciências e a pandemia de Covid-19: um olhar crítico sobre produções bibliográficas pontuais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-26) Marques, Renan [UNIFESP]; Bizzo, Nelio Marco Vincenzo [UNIFESP]; Luvison, Leonardo; http://lattes.cnpq.br/9226485625266571; http://lattes.cnpq.br/5185490823564905; http://lattes.cnpq.br/3878090394169937Esta pesquisa apresenta um estudo de revisão bibliográfica sobre o impacto da pandemia no ensino de Ciências, tendo em vista que em pouco espaço de tempo o mundo precisou se adaptar a novas rotinas diárias, buscando frear a contaminação da população pelo vírus SARS- CoV-2, causador da Covi-19. A escola, nesse contexto, foi uma das instituições mais afetadas, pois precisou acatar as medidas de isolamento social e se reorganizar para que os alunos continuassem tendo acesso aos conteúdos escolares. Dessa forma, a alternativa mais viável encontrada pela maioria dos sistemas de ensino foi a oferta de aulas no formato online/virtual, o que se constituiu num grande desafio para muitos professores, haja vista a falta de preparo para lidar com as mídias digitais, aliada à falta de apoio institucional e também a baixa adesão de alguns alunos no desenvolvimento das propostas do ensino remoto. Desse modo, este estudo buscou identificar e caracterizar quais os impactos que a pandemia trouxe para o ensino de ciências no período entre 2020 a 2022, focalizando alguns artigos selecionados que trataram de estudantes e professores do ensino fundamental II. Para realizar essa pesquisa, foi feita uma seleção de trabalhos na área de ensino de ciências publicados a partir do início da pandemia até outubro de 2022, que tratavam dos impactos diretos da pandemia no ensino de ciências. A metodologia consistiu em duas etapas: inicialmente foi realizada uma busca pelos trabalhos publicados em revistas arbitradas tendo como critério de seleção o recorte temporal e o direcionamento para a linha de ensino de ciências. A partir dos artigos assim selecionados, procurou-se identificar quais tratavam de impactos diretos da pandemia no ensino de ciências para o ensino fundamental II. Os artigos relatam, principalmente, dificuldades encontradas em relação ao ensino remoto, mas houve também descrição de impactos positivos, em especial quanto a mudanças de rotinas de sala de aula com o uso das tecnologias digitais de educação. Com o retorno das aulas presenciais, há relatos de permanência de instrumentos tecnológicos como ferramentas de trabalho de muitos docentes. No entanto, existe consenso bem estabelecido nessa literatura apontando para a necessidade de investimentos em capacitação docente, para uso desses meios tecnológicos de forma efetiva e significativa.