Navegando por Palavras-chave "Reprodução social"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a reprodução e a transformação do espaço museal: a Casa Museu Ema Klabin e seus públicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) SHIRAISHI, Juliana Cristina; PULICI, Carolina Martins; http://lattes.cnpq.br/5750359863811005; http://lattes.cnpq.br/2479783141552934Muitos museus foram constituídos ao longo da história a partir das coleções e em antigas residências pertencentes às elites. Não obstante esse vínculo umbilical com as classes mais abastadas, os espaços museais foram, nas últimas décadas, crescentemente confrontados a demandas de programações mais “inclusivas”, em vista de uma maior diversificação social de seus públicos. Neste contexto, a presente pesquisa se propõe a investigar, na ótica da sociologia da cultura, como a Casa Museu Ema Klabin, antiga morada da colecionadora Ema Klabin (1907-1994) localizada no Jardim Europa, na cidade de São Paulo, responde a esses anseios contemporâneos de “democratização cultural”. Com base em pesquisa documental, observação direta e entrevistas com a equipe e com os públicos, argumenta-se que a Casa Museu reproduz e ao mesmo tempo transforma as tradicionais configurações dos espaços museais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Panorama da função social da escola(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-09) SILVA, Rebeca; Lugli, Rosário; http://lattes.cnpq.br/3929484045232270A pesquisa “Panorama da função social da escola”, tem como objetivo central relacionar o contexto escolar com os diferentes situações sociais, compreender como as instituições escolares são movidas por seus paradigmas já estipulados que colaboram para a reprodução dos meios em sociedade e ter um panorama social de como as instituições de ensino podem contribuir para que haja de fato uma transformação social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Repensando a (re)produção social do espaço: a Comuna Urbana Dom Hélder Câmara do MST na redefinição urbana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-10-17) Oliveira, Sandro Barbosa de [UNIFESP]; Amorim, Henrique José Domiciano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta dissertação trata da particularidade da reprodução social mediante a produção do espaço a partir da experiência da Comuna Urbana Dom Hélder Câmara. Produzida por sujeitos diversos, a experiência da Comuna permitiu analisar os processos de trabalho e urbanização com o objetivo de compreender os impasses e as potencialidades da autogestão na produção habitacional entre os anos de 2008 a 2012. Depreende-se da descrição e da análise o processo e o contexto de problematização dos limites da forma urbana da habitação unifamiliar e individual, em um momento em que a produção habitacional aumentou vertiginosamente em decorrência da lógica produtivista do setor imobiliário. Discute-se as diversas formas de habitação na formação da metrópole paulistana: autoconstrução-favelização, produção estatal, produção imobiliária e mutirão autogerido e, em seguida, investiga-se a relação entre os processos de industrialização e urbanização como mote de contextualização histórica de entendimento dos impasses das políticas urbana e habitacional. Em contraposição ao processo de urbanização segregador e individualizador, é analisado o “fazer-se” coletivo da classe pela experiência da Comuna e sua forma de organização política e espacial que resulta num projeto arquitetônico inovador e complexo, que reuniu espaços sociais distintos para além da habitação como expressão da busca do social, da reunião e da simultaneidade do urbano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reprodução Social da Comunidade Caiçara da Praia da Cocanha, Caraguatatuba (SP).(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-28) Ueda, Eduardo Gonçalves [UNIFESP]; Comparato, Bruno Konder [UNIFESP]; Vivacqua, Melissa Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2748207955641099; http//lattes.cnpq.br/6195755585703714; http://lattes.cnpq.br/0388571499650366Este estudo tem como enfoque os processos pelos quais a comunidade caiçara da Praia da Cocanha, na cidade de Caraguatatuba (SP), é capaz de sustentar sua reprodução social ao longo do tempo. Ela está inserida em um processo histórico de formação das comunidades caiçaras, de sua expropriação territorial e a consequente reorganização do seu modo de vida adaptado ao novo contexto. Diante do avanço constante da expropriação do território caiçara - primeiro as áreas de roças, matas, e a orla marinha, e mais recentemente o mar -, buscamos compreender como uma comunidade de pescadores e maricultores artesanais é capaz de se adaptar às condições atualmente impostas ao território pelo capitalismo, que por diversas razões se antagonizam com seus processos de reprodução social.