Navegando por Palavras-chave "Serviços de Enfermagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Dificuldades vivenciadas pelo enfermeiro na utilização de indicadores de processos(Associação Brasileira de Enfermagem, 2013-08-01) Menezes, Priscilla Izabella Fonseca Barros de [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros Curso de Graduação em Enfermagem; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The research has investigated the difficulties that nurses from Santa Casa Hospital in Montes Claros-MG have had in using indicators to analyze the quality of care processes results. A transversal study of quantitative approach was carried out, with a questionnaire being applied to nurses who have obeyed the inclusion criteria. As a result, it was showed that 94,9% of the participants reported difficulties in using process indicators, considering that 50% of them got graduated less than three years ago and just 30% received information about the subject during the course. Among the difficulties, the rise of privative activities (61,5%), lack of theoretical and practical knowledge on the subject (46,2%), little knowledge about Process Management (43,6%), little involvement of the staff on the data collection (30,8%), among others. Thus, it was concluded how important it is the reflection on the nurse's privative activities inside the health facilities and readjustment of their work process, besides the insertion of the subject into nursing under graduation and graduation courses.
- ItemSomente MetadadadosIdentificacao e validacao de criterios de avaliacao de servicos de Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Feldman, Liliane Bauer [UNIFESP]Esta pesquisa objetivou identificar e validar os criterios de avaliacao do servico de Enfermagem hospitalar, com base nos programas de acreditacao. O estudo foi descritivo de abordagem metodologica e enfoque quantitativo. Inicialmente foi elaborado um instrumento contendo 56 criterios de (E)estrutura, 69 (P)processo e 29 de (R)resultado, baseado nos atributos de Donabedian e no manual da organizacao nacional de acreditacao. O instrumento foi avaliado por 49 Enfermeiros responsaveis tecnicos (RT) de hospitais acreditados (nivel 1, 2 e 3) que julgaram o grau de importancia e aplicabilidade. Em seguida, foi aplicada a tecnica de Delphi com 19 juizes que julgaram a importancia, aplicabilidade e consenso do instrumento em dois ciclos. Foram propostas sugestoes e adequacoes dos criterios e atributos quanto a correcoes de linguagem, ordenacao numerica, posicao dos criterios, transferencia para outro atributo, conteudo e construcao da frase. Houve significancia em alguns criterios de resultado quando comparados entre instituicoes publicas e privadas onde o opo variou 0,011 a 0,047; nas atividades hospitalares de assistencia, ensino e pesquisa os criterios de estrutura 50 (p=0,038) e o 1 (p=0,030) omuito importanteo para a presenca do enfermeiro RT e uso do equipamento respirador com alarme e bloqueio; na comparacao por nivel de acreditacao, os criterio de processo 34 (p=0,036) e 40 (p=0,039) mostraram opinioes diferentes no grau de importancia, entre os enfermeiros de hospitais de nivel 1 e 3. Quanto a formacao por especialista, mestre ou doutor, houve significancia os criterios de estrutura 43 (p=0,014) e 49 (p=0,043) bem como os criterios 37 (p=0,020), 49 (p=0,032) e 62 (p=0,049) de processo evidenciando omuito importanteo as barras de apoio e campainha de facil acesso ao paciente, o hospital possuir tecnologia com menos de dez anos, a participacao do enfermeiro no sistema de informacao sobre o paciente internado, que a Enfermagem implemente acao frente ao evento adverso e que haja plano de contingencia para eventos nao previstos e inesperados. Concluiu-se que a confiabilidade das escalas pelo alfa de Cronbach na opiniao dos enfermeiros foi alta, sendo E (0,938), P (0,971) e R (0,980). Para os juizes, no 1º ciclo o alfa de Cronbach foi E (0,758), P(0,630) e R (0,706). No 2º ciclo o Cronbach foi fraco para E (0,143) apontando muita discordancia entre alguns itens e baixo consenso. Para P (0,790) e R (0,722) houve media concordancia devido a proximidade do 1. O instrumento foi considerado aplicavel, acima de 80%, por Enfermeiros e juizes e finalizado com E-52, P-40 e R-31. Sugere-se a aplicacao pratica do instrumento para aprimoramento dos criterios e atributos, lapidando o modelo para avaliacao da qualidade e seguranca
- ItemAcesso aberto (Open Access)A metodologia de gestão por processos e a opinião, quanto à sua utilização dos gerentes de equipe de um hospital(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Figueiredo, Mirela Lopes de [UNIFESP]; D'Innocenzo, Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Hospital Santa Casa de Montes Claros (MG) implementa mudanças em seus sistemas administrativos, e a Gestão por Processo passou a ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo, ajudando no planejamento, na liderança e no controle de tudo o que é feito, porém, de difícil utilização. Esta pesquisa buscou estudar as dificuldades vivenciadas pelos gerentes na utilização da ferramenta de Gestão por Processo, sendo possível analisar a percepção desses gestores e o grau de dificuldade nesta metodologia, identificando os principais aspectos do processo e analisando as estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde, gestores da instituição, para a manutenção da qualidade. O cenário de estudo foi a Irmandade Nossa Senhora das Mercês – Hospital Santa Casa de Montes Claros, classificada como Hospital Geral, possuindo 320 leitos. Os sujeitos pesquisados foram os 24 Gerentes de Equipe tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, previamente validado e testado. Ao finalizar todo o processo de análise, pôde-se concluir que a maioria dos gestores tem curso superior e parte deles já tem especialização. A maioria dos envolvidos teve o primeiro contato com esta metodologia na própria Santa Casa e já faz uso das ferramentas administrativas ao longo da trajetória profissional na instituição. Ao implantar esta metodologia, inicialmente, as principais dificuldades da utilização tratavam-se da falta de conhecimento teórico e prático dos gerentes, da cultura organizacional e da resistência às mudanças. Na atualidade, as principais dificuldades apontadas pelos gestores foram outras. O cenário atual aponta como o principal dificultador da utilização da metodologia Gestão por Processo o acúmulo de atividades do Gerente dentro da Santa Casa. Ao analisar a opinião dos pesquisados sobre o que seria realizado no gerenciamento de processos em uma unidade, a maioria compreendeu tratar-se de medição de indicadores, interação de processos e realização de análise crítica do mesmo. Outro ponto que necessitou ser destacado é o fato de o Hospital Santa Casa de Montes Claros oferecer informações sobre Gestão por Processo de forma muito satisfatória para os profissionais que trabalham no processo decisório. Esse envolvimento entre a instituição e os gestores fortaleceu a segurança e o senso crítico dos profissionais, avaliando os processos para que houvesse maior eficácia nos resultados previstos. Essa gestão é a eleita para trabalhar na Santa Casa, e o Gerente de Unidade é o profissional escolhido para realizar o levantamento e controle dessas informações. Assim, é necessário adequar suas atividades e minimizar as dificuldades encontradas utilização da metodologia de processos. Quanto aos benefícios com a implantação da metodologia Gestão por Processos no Hospital Santa Casa, a pesquisa apontou que a maioria acredita ser a constante busca da melhoria na qualidade dos serviços, na obtenção do título de Acreditação Hospitalar, no alinhamento de condutas e na padronização dos processos. Uma vez reconhecidas as implicações do sistema de qualidade pelos próprios profissionais, mais fácil será o caminho para a manutenção de todo o processo e a conquista da excelência no atendimento. Espera-se, portanto, que este estudo possa contribuir para que as equipes reflitam sobre o processo da qualidade, a responsabilidade social, as mudanças de hábitos e dos conceitos embutidos na metodologia de Gestão por Processo.