Navegando por Palavras-chave "Social Occupational Therapy"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Encontros brincantes, interculturalidade e Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-16) Lima, Luiza Rodrigues de [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/3357366017103704; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Terapia Ocupacional tem produzido, já há algum tempo, conhecimento e práticas sobre diferentes perspectivas dentro da categoria infância, etapa da vida cujo terreno é fértil e as mais variadas questões emergem vigorosamente. Porém há alguns anos estivemos mergulhados na pandemia da COVID-19, que subitamente impôs muitas restrições à população em geral. O distanciamento social alterou percepções cotidianas de grande magnitude, desde as mais individuais e subjetivas até as coletivas, como a evasão escolar, o atraso no processo educacional e rupturas que repercutiram na saúde mental, disseminando ansiedade e insegurança no dia a dia dos indivíduos. Em decorrência da privação dos espaços de convivência, uma parcela das crianças passou a ocupar somente o espaço doméstico, concentrando ali suas atividades cotidianas. O lazer e o ensino, antes associados a ambientes externos e a escola, se misturaram e se confundiram, causando prejuízos inéditos em todas as classes sociais, principalmente as mais vulneráveis. O objetivo deste estudo é conhecer as infâncias inseridas no contexto da mobilidade humana e seus cotidianos, além dos impactos sofridos pelo distanciamento social em tempos de pandemia através dos encontros brincantes propostos pela extensão “Redes, Afetos e Culturas Africanas” sob a perspectiva das estudantes extensionistas. Trata-se de um estudo qualitativo com base na sistematização da experiência e tematização dos materiais obtidos pelos diários de campo, produzidos em formato narrativo por estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional e Serviço Social entre julho e dezembro de 2021 além da roda de conversa ao final das atividades, direcionada por perguntas disparadoras mediadas pela estudante pesquisadora. Durante a discussão foi possível observar a emergência de temas importantes, como as diferenças culturais entre Brasil e Continente africano no que tange o cuidado à criança; a sobrecarga e a solidão na criação do filho em uma terra estrangeira onde o cuidar é restrito à mãe; as novas formas de brincar influenciadas pela pandemia e a utilização de linguagens expressivas como instrumento potente na criação de vínculo e trocas entre o grupo. É valioso destacar a relevância da educação intercultural ao reconhecer a pluralidade de culturas e a riqueza entre extensão universitária, produtora de conhecimento dialogado e pesquisa de Iniciação Científica ao analisar as produções da extensão, de maneira inter e transdisciplinar. Por fim, nesta pesquisa a Terapia Ocupacional se utiliza das tecnologias sociais a partir da construção partilhada e conhecimento dialogado, além do uso da atividade – compreendida aqui pelo brincar – como recurso mediador no trabalho de aproximação, acompanhamento, apreensão de demandas e fortalecimento individual e coletivo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre fluxos, pessoas e territórios: delineando a inserção do terapeuta ocupacional no Sistema Único de Assistência Social(Cuba Editora, 2017) de Oliveira Borba, Patricia Leme [UNIFESP]; da Costa, Samira Lima; Costa Savani, Ana Carolina; Anastacio, Camila Cardoso; Ota, Natacha HarumiThis essay presents the purpose which took place from 2011 through 2014, by the Professional Trainning of Social Occupational Therapy of the Occupational Therapy Course at Federal University of Sao Paulo in the city of Santos, SP. Aligned to the National Politics of Social Assistance as well as Social Occupational Therapy practical/theoretical assumptions, was designed territorial actions - individual and collective - to strengthen, to create and to form family and people relational networks, and people from Santos served by a social protection network - basic and/or special of medium and high complexity -, based on the demand presented through a process of creating bonds of trust between occupational therapist and subject/group. In this sense, it is described and reflected on five experiences: the support to the Regional Meetings from a Social Assistance Reference Center (CRAS), the work composition of a CRAS with a Social Service for young people and three individual and territorial support. This experience reveals the challenge of educating the student based on the other one need, as well as based on its territory and intersectoriality as a practice with efficiency.
- ItemSomente MetadadadosEthnographic exercises as activities in public space: social occupational therapy in art, culture and politics(Univ Sao Paulo, Escola De Enfermagem De Ribeirao Preto, 2016) Galvani, Debora [UNIFESP]; Barros, Denise Dias; Pastore, Marina Di Napoli; Sato, Miki TakaoEthnographic exercises are discussed - as proposed by the Metuia Project/USP between 2007 and 2013 - as an activity able to enhance the recognition of the compound, plural and sometimes contradictory knowledge, but produced creatively in the intellectual and social do, in the interaction among students, occupational therapists, researchers and homeless people. It starts from the need to develop an understanding of the significant activities of artists working in the public spaces in Sao Paulo, as it persists as a plurality of meanings that the street acquires amid disputes of interests and cultural tensions, but also interconnections and creativity. The itinerant life and social areas' characteristics, combined with reflections of urban anthropology and ethnographic research favored the theoretical and practical teaching in dialogic territorial shares of social occupational therapy. This article is the result of reflections built from the research Circuits and religious practices in life trajectories of adult homeless people in city of Sao Paulo, associated with university extension project linked to Metuia Project/USP, called Point meeting and culture: social networks, culture and social occupational therapy. In conclusion, on the one hand, there is need for renewed reflection about the occupational therapist's place, considering the asymmetries of the relations in the construction of knowledge. On the other hand, it indicates that the produced activities, necessarily, in dialogical relations, only share meanings when inserted into the experience of the difference in consistent proposals with its own plasticity and in the middle of specific social and cultural contexts.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social(Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., 2013-09-01) Lopes, Roseli Esquerdo; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; Monzeli, Gustavo Artur; Universidade Federal de São Carlos Departamento de Terapia Ocupacional; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal do Espírito SantoMETUIA's centre at UFSCar (Federal University of São Carlos) has developed, for more than ten years, social interventions in the youth universe based in Social Occupational Therapy regarding education and citizenship defense. This study made use of Activities Workshops with youngsters that attend to a Public School and/or a Youth Center located in the suburb. The objective was to elaborate, produce and distribute fanzines, in order to enhance alternative ways of communication, free expression and creative process, as well as to analyze the production of fanzines as a resource of social-occupational therapy, in practices that articulate both formal and non-formal spaces of education. The discussion of the intervening process, both in terms of education and of therapeutic occupational actions, has been done based in Paulo Freire and other similar authors in the field of Social Occupational Therapy. Among the results, it was found that the processes around the fanzine became a resource for promoting insights related to youngsters' experiences, a widening of repertory and individual and collective projects, allowing (and encouraging) opinions that question institutions like family, school, police, the drug traffic. The possibilities of circulating fanzines and its content weigh up this resource, that becomes, from de point of view of their producers, interesting and dangerous simultaneously, because of the exposure it determines; this results in a need for dialogue and articulation among the youngsters, community and social equipment, promoting and encouraging social technologies.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Iniciação à pesquisa de jovens secundaristas: luz sobre as trajetórias de vida, escolares e planos de futuro(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-13) Souza, Esther Beneveni de [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; https://lattes.cnpq.br/5947234873773502; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pesquisa teve como foco investigar os impactos da aproximação com a pesquisa científica na trajetória escolar, projetos de vida e planos de futuro de jovens pesquisadores ainda no Ensino Médio por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). A partir da análise das publicações mais recentes sobre o PIBIC-EM e o saber empírico empregado na convivência e na troca com os estudantes secundaristas, viabilizado pela inserção da pesquisadora e da orientadora no projeto de extensão “Juventudes & Funk na Baixada Santista: território, redes, saúde e educação”, foi possível conhecer a fundo os caminhos trilhados pelos jovens até o momento e quais são os sonhos e desejos que permeiam seus planos para os próximos anos. A pesquisa aconteceu em duas escolas de Santos –SP que o projeto de extensão tem parceria. A partir da participação conjunta nas ações de extensão, a inserção no cotidiano das escolas e nas realidades dos territórios, foram sendo trazidos questionamentos e reflexões para a construção da presente pesquisa, utilizou-se como recurso a aplicação de um questionário semi-estruturado juntos aos jovens, que foi respondido de forma voluntária e sigilosa, com questões relativas às suas experiências e compreensões acerca da sua inserção no cotidiano científico e os impactos gerados nas variadas esferas da vida. Além disso, foram realizadas duas conversas coletivas com os estudantes pesquisadores, uma em cada escola de Santos, e duas entrevistas em profundidade com jovens que participaram do programa, mas já finalizaram o Ensino Médio e estão em um outro momento da vida. A análise desses dados baseou-se na sistematização das experiências desses jovens de forma que suas trajetórias individuais e coletivas sejam compreendidas, de tal maneira que possibilite e fomente novas construções e formas de ser e estar na relação entre escola e universidade. Espera-se trazer com essa pesquisa diferentes narrativas de vida através da perspectiva de jovens que vivem realidades distintas, mas que têm as ferramentas da formação sócio-política e da educação como agentes transformadores de suas possibilidades de futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A maternidade durante o ensino médio e os desafios da permanência estudantil: o acompanhamento singular e territorial de jovens/adolescentes mães de uma escola pública do Município de Santos – SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Massi, Graziela [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4193205735379897; https://lattes.cnpq.br/3095624786912938; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso é um desdobramento de um projeto de pesquisa mais amplo executado por pesquisadores da Rede METUIA – Terapia Ocupacional Social, nomeado: “Cuidado Ativo e Democrático: subsídios teórico- práticos para a implementação de políticas de apoio ao retorno e à permanência de jovens à/na escola no contexto (pós) pandêmico”. Mais especificamente esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de ensino médio regular da Zona Noroeste do Município de Santos e descreve dois acompanhamentos singulares e territoriais de duas jovens mães com desafios cotidianos para permanência estudantil. Dentre os resultados apresentados nesse processo, destacam-se: a existência do desejo de permanecer e concluir o ensino médio concorrendo com as demandas concretas advindas da condição da maternidade, sendo esse um período vivido por ambas de forma solitária. O trabalho apresenta a condição da maternidade atrelada aos desafios da desigualdade de gênero e das desigualdades socioeconômicas, que por um lado, torna fragilizada e escassa a rede social de suporte, por outro lado, evidencia-se uma ausência de políticas públicas sociais que protejam as jovens-mães, bem como assegurem seu direito de permanecer na escola. Enfim, compartilhamos um percurso feito com base em um compromisso técnico-ético- político que poderá contribuir para novas elaborações sobre como constituir acompanhamentos singulares e territoriais sob uma perspectiva da Terapia Ocupacional Social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologias Sociais na escola pública com jovens: sobre as invenções coletivas e fazeres singulares(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-28) Silva, Daniela de Andrade da [UNIFESP]; Borba, Patrícia Leme de Oliveira [UNIFESP]; https://orcid.org/0000-0002-9654-8593; https://orcid.org/0000-0002-7093-2730; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A presente pesquisa está vinculada às ações desenvolvidas junto a jovens populares urbanos por meio de um Projeto de Extensão “Juventudes e Funk na Baixada Santista: Territórios, Redes, Saúde e Educação” em parceria com Escolas Públicas na cidade de Santos. Justificativa: Tecnologias sociais podem ser entendidas como procedimentos, técnicas, metodologias e recursos que são desenvolvidos junto à comunidade (no caso desse projeto, com os alunos da escola que a extensão acompanha desde 2014) e potencializam suas capacidades, visando a transformação social desses sujeitos através das ações propostas nas atividades e oficinas realizadas. Objetivo: (re)conhecer algumas das contribuições do projeto de extensão na formação dos estudantes da graduação e também visa pontuar algumas discussões e explicitação das contribuições da Terapia Ocupacional Social na criação das tecnologias sociais, explicitando as contribuições dessa área de conhecimento e também apontando alguns dos desafios imbricados pelo trabalho interdisciplinar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que reuniu material a partir de diferentes fontes, a saber: acesso e sistematização do banco de atividades desenvolvidas no decorrer dos anos de 2014 a 2019, disponíveis no @drive do projeto de extensão, leitura e análise dos diários de campo dos estudantes de graduação dos cursos de psicologia, serviço social e terapia ocupacional participantes do projeto juventudes e funk; entrevistas com 4 extensionistas da extensão que se disponibilizaram a participar da pesquisa ; Os resultados foram analisados a partir da descrição, composição e comparação das informações coletadas , à luz dos referenciais teóricos que fundamentam os temas-guia do trabalhado, de maneira a permitir e relacionar tecnologias sociais, juventude e adolescência, escola e terapia ocupacional social. Resultados: Foram construídas três eixos analíticos: situando contextos singulares: escola pública e universidade, apresentaremos as singularidades dos campos onde foram planejadas e executadas as atividades da extensão; componentes para o fazer grupal que discutirá como se dava a dinâmica do grupo e as singularidades dos vínculos criados entre os participantes e os executores das oficinas e sua importância para a condução dos objetivos da oficina; os sentidos dos espaços criados pelo projeto de extensão e a potência dos afetos à leitura da terapia ocupacional social no qual a discussão se dá em torno das oportunidades de debates e compreensão destes lugares provocados pelas atividades previamente planejadas e como os afetos que atravessam estes encontros foram sendo acolhidos, entendendo as contribuições da terapia ocupacional social no âmbito da produção de cuidado, um cuidado democrático. Conclusões: Localizar e nomear contribuições do núcleo específico da Terapia Ocupacional Social em um campo interdisciplinar é uma tarefa complexa embora necessária, mas de fato só é possível quando parte da realidade concreta e da escuta sensível dos atores envolvidos na ação, e nesse sentido a escuta de extensionistas de outras áreas foi fundamental para o caminhar desse processo.