Navegando por Palavras-chave "Socio-emotional skills"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino de ciências e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aproximações e possibilidades(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-15) Sousa, Amanda Fortunato Araujo [UNIFESP]; Testoni, Leonardo Andre [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/5725470397594418Este trabalho apresenta um estudo investigativo ao longo das aulas de Ciências nos anos inicias do ensino fundamental, observando e analisando as possíveis Habilidades Socioemocionais (HSE) evocadas durante esses momentos, que favoreceram a busca de recursos pessoais dos alunos para resolverem situações de aprendizagem apresentadas em situações investigativas, possibilitando o reconhecimento e apropriação de termos científicos, ampliando assim seus saberes. Diante desse viés, esta dissertação tem como objetivo responder como essas habilidades podem contribuir para o aprendizado dos alunos e, de que forma a formação docente favorece para que essa prática pedagógica se consolide durante as propostas apresentadas. Entre as principais referências teóricas utilizadas ao longo do trabalho, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é abordada, a qual explicita que, ao longo do ensino fundamental, a área de Ciências da Natureza assume um papel no desenvolvimento do letramento científico, que envolve a aptidão para entender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), o que favorece um importante entendimento da prática docente e do processo de ensino e aprendizagem científica dos alunos. Para fundamentar as HSE, buscou-se na organização CASEL e nos autores Anita Abed, Santos e Primi referências de suas pesquisas. Como embasamento teórico para o desenvolvimento cognitivo, utilizou-se as pesquisas de Jean Piaget e Diane Papalia. A realização do trabalho e o levantamento de dados aconteceu mediante as observações, gravações e notas da pesquisadora durante as aulas de ciências de uma turma de segundo ano; a pesquisa teve uma abordagem de caráter qualitativo, caracterizada como exploratória descritiva. Pôde-se observar que os alunos eram convidados a responder perguntas disparadoras, em um contexto cheio de conceitos e significados. A partir das hipóteses levantadas, os mesmos eram incitados a interagirem com os outros colegas e a professora, possibilitando um posicionamento crítico em torno da temática. Observou-se que com estímulos, como perguntas disparadoras e mediação docente, as HSE tendem a potencializar os diferentes níveis de habilidades humanas, que agregam competências e favorecem um desenvolvimento equilibrado. Partindo dessa perspectiva, entende-se que o ensino de Ciências, durante os anos iniciais, cria condições para uma construção interdisciplinar embasada em um conjunto de habilidades, fomentando assim, um desenvolvimento amplo. Dada a importância desta pesquisa, entende-se que novas investigações possam ser fomentadas, uma vez que a área carece de novas análises.