Navegando por Palavras-chave "Sports Initiation"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoA Educação Física como meio de inclusão social e acesso ao esporte paralímpico em jovens com deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-19) Silva, Maria Clara Costa da [UNIFESP]; Winckler, Ciro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2067947156482139; http://lattes.cnpq.br/0943968159317010; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve como objetivo identificar e compreender o acesso à iniciação esportiva em modalidades paralímpicas e a influência vivenciada pelo meio social em adolescentes com deficiência visual. Dessa forma, foram avaliados 23 jovens abrangendo ambos os gêneros, proveniente de diferentes modalidades paralímpicas e com idade entre 13 e 18 anos. Cada voluntário participante preencheu o questionário fechado e as respostas foram avaliadas de acordo com o histórico individual e esportivo gerando um resultado médio do grupo. Foi observado a predominância entre cinco modalidades paralímpicas de experiências prévias dos atletas, como também, nas atuais modalidades praticadas pelos mesmos. O processo de incentivo, acesso e inclusão social deu-se, em maioria, por meio do professor e das aulas de Educação Física. Conclui-se que a iniciação esportiva para crianças e adolescentes com deficiência visual em diferentes modalidades está diretamente associada à influência vivenciada pelos mesmos dentro do círculo social de cada um. Ainda que seja um acesso inicial e um pouco restrito em relação ao número de modalidades existentes, este processo tem tendência crescente já que o esporte paralímpico brasileiro se torna cada vez mais conhecido. Em relação aos meios acessíveis para a prática esportiva, o estudo indica que há a necessidade de aulas inclusivas e sistematizadas para a compreensão e desenvolvimento integral do paradesporto e do indivíduo com deficiência como ser social e autônomo.