Navegando por Palavras-chave "Subdesenvolvimento"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise das limitações existentes no Brasil para a implementação da 4ª Revolução Industrial(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Oliveira, Maluã [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto Feldmann [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225Em um primeiro momento, é apresentada uma breve definição da Quarta Revolução, seguida de uma análise das suas potencialidades, limitações e dos problemas que podem surgir, destacando o atual estágio tecnológico da indústria brasileira. Paralelamente, são examinadas as restrições que o Brasil enfrenta em sua capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, e desigualdade estrutural e regional e investimento que podem dificultar a implementação efetiva de uma indústria 4.0. Posteriormente, explora-se a discussão sobre como o atraso no processo industrial, decorrente do histórico do subdesenvolvimento, gerou um desafio significativo para o sucesso da indústria 4.0. Nesse contexto, serão consideradas a Teoria do Subdesenvolvimento de Furtado e Prebisch, além da Teoria da Complexidade, visando justificar o atraso industrial como um obstáculo intrínseco ao desenvolvimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)COMÉRCIO EXTERIOR NO GOVERNO LULA: Subimperialismo ou Liderança Carismática na Integração Regional?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-13) Carvente, Lucas Borges; Souza, Davisson Charles Cangussu de; http://lattes.cnpq.br/9521153041999015; http://lattes.cnpq.br/4529266738242961A pesquisa se propõe a analisar o comércio exterior e a política externa do Brasil frente aos países do chamado terceiro mundo nos dois mandatos do governo Lula (2003-2010) pela ótica da teoria marxista da dependência e sob a égide do conceito de subimperialismo cunhado por Ruy Mauro Marini na década de 60. Busca-se examinar principalmente a atuação do país por meio do BNDES e da IIRSA no financiamento de obras de infraestrutura e a internacionalização de empresas principalmente do agronegócio e empreiteiras. Para tal, serão utilizados dados quantitativos do MDIC, BNDES e MRE.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O desenvolvimento econômico em Celso Furtado: da superação do subdesenvolvimento à construção do mito(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-09) Costa, Hugo Jefferson da Silva [UNIFESP]; Costa, Julio Cesar Zorzenon [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7517814743222353A concepção do desenvolvimento econômico e suas implicações são preocupações presentes ao longo de nossa história contemporânea. Não foi diferente com Celso Furtado. Dada a necessidade do resgate teórico sobre o projeto do país, o autor dedicou sua vida a compreender os problemas econômicos do Brasil e América Latina. Este trabalho irá abordar o conceito de desenvolvimento e subdesenvolvimento na visão de Furtado, ressaltando sua importância e contemporaneidade através da exposição do contexto histórico de sua tese e sua formação de pensamento, partindo do entendimento de duas fases de seu pensamento. A primeira, produto de sua juventude e que poderá ser encarada como otimista, o autor formula sua teoria do subdesenvolvimento e propõe sua superação através da industrialização. A segunda, representa a maturidade de Furtado, onde apresenta que o modelo anterior, ao contrário, reforça a concentração de renda e destrói o meio ambiente. através de uma abordagem ampla, sua conclusão é a de que a tendência estrutural do capitalismo é a de garantir o nível de dependência dos países periféricos, e sua manifestação se dá pela dimensão cultural, onde suas elites reproduzem o estilo de vida dos países centrais, ao que denomina mimetização cultural, a tentativa de superação não é outro senão um mito. O único caminho, portanto, é o da valorização e permanência da diversidade cultural e ambiental através da equidade e solidariedade e em contraposição ao crescimento econômico em larga escala.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A fome e o sistema econômico agropecuário brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-09) Almeida, Ana Rafaela Silva [UNIFESP]; Martins, Paula Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1364300323959453; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No atual século XXI, a questão alimentar deixou de ser um problema de disponibilidade e escassez dos gêneros, entretanto, em 2018 o Brasil retornou ao Mapa da fome e passou a contemplar o paradoxo da superprodução ao lado do subconsumo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar as construções sociais e econômicas, baseadas no modelo agropecuário exportador voltado para o capital, que resultaram na desigualdade, não retornam benefícios financeiros e explicam a fome como um flagelo social produzido pelo homem. A partir de uma revisão narrativa que engloba o dimensionamento da fome no Brasil; características sociais e políticas que resultaram na crise alimentar atual; a construção a crítica sobre como a elite rural resiste no poder em detrimento da miséria da população brasileira, bem como toda a amplitude de seus impactos sócio-ambientais que corroboram com a fome. Por fim, foi concluído que as consequências da falta de um projeto nacional a fim de promover o crescimento econômico do país resultaram em políticas excludentes e internacionalmente dependentes, caracterizando o subdesenvolvimento brasileiro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Fuga de cérebros: êxodo de capital intelectual especializado no Brasil na última década e os impactos para o desenvolvimento nacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-29) Silva, William Pianheri Batista [UNIFESP]; Santos, Fábio Alexandre dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4694933086039750O processo de desenvolvimento e a superação do subdesenvolvimento sempre foram assuntos amplamente discutidos, principalmente em economias que compõem este segundo grupo, por vezes os embates entre ortodoxos e heterodoxos circundavam o papel do Estado e dos capitalistas na gestão política e na economia de uma nação, com enfoque sempre voltado a algo material, como produtos ou mesmo na ação, como quando falamos de serviços. Apesar de alguns expoentes como Celso Furtado já abordarem a importância da industrialização para a evolução de uma nação na acirrada competição internacional e do papel da evolução tecnológica como mecanismo motriz deste movimento, não há extensos estudos sobre o aproveitamento e aplicabilidade do conhecimento gerado por grupos altamente capacitados em nossa estrutura de ensino, podemos dizer que apesar de sabermos a importância do conhecimento para a evolução como nação e sociedade, não sabemos efetivamente como aproveitamos estes recursos, se é que aproveitamos. Portanto este estudo tenta trazer uma luz sobre as razões e impactos da perda de capital intelectual, potencial de inovação e mão-de-obra qualificada que ocorre no Brasil na última década e suas possíveis consequências.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de cultura na teoria do desenvolvimento e subdesenvolvimento de Celso Furtado: história, teoria e ensaio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-16) Vitoreli, Felipe Oliveira [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225; https://lattes.cnpq.br/5039727664354535O objetivo dessa dissertação foi realizar uma investigação sobre o conceito de cultura na teoria de desenvolvimento de Celso Furtado, observando como esse conceito evolui ao longo de sua obra frente aos problemas do subdesenvolvimento. Para isso, estabeleceu-se um recorte temporal que foi de 1948 até 1984, de forma a delimitar um período em que se encontram as maiores contribuições de Furtado para este campo de estudo. Inicialmente buscou-se estabelecer um certo modelo metodológico que determinava as obras e textos a serem analisados pelo autor, contendo elementos teóricos, históricos e ensaísticos. A ideia de ensaio neste trabalho, remete-se a uma característica do pensamento social brasileiro, que reside na ideia de formação, sobre a qual Celso Furtado tem importantes contribuições. Inicialmente o trabalho investigou o período dos anos de 1948 a 1964, de forma a estabelecer em três diferentes contribuições de Furtado a questão metodológica colocada. A questão está em saber se nesse período poderíamos considerar que o conceito de cultura estaria presente em seus pressupostos teóricos. Posteriormente em um segundo capítulo, que abrangeu o período de 1964 a 1974, analisamos duas obras selecionadas, em que o conceito de cultura assumiu maior protagonismo. Neste período apresentam-se as questões do desenvolvimento a partir de uma perspectiva sociológica, mais do que econômico-estrutural. No terceiro capítulo, que fecha esse trabalho, vemos o conceito de cultura sendo apresentado como elemento central para elaboração de uma teoria do desenvolvimento. O conceito de cultura, nesse período, será utilizado como elemento síntese do problema do subdesenvolvimento para o autor. Por este caminho, a pesquisa concluiu que a questão cultural é um elemento determinante na construção teórica de Celso Furtado, estando presente ao longo de sua obra, com fases distintas conforme o período: no início de suas contribuições funcionava como um elemento teórico-estrutural, posteriormente como categoria sociopolítica e posteriormente como conceito explicativo do desenvolvimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As políticas do estado e a indústria de bens de capital: os impactos no emprego e na estrutura produtiva nacional da indústria parapetrolífera no período de 2003 a 2013(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-20) Cardoso, Andre De Oliveira [UNIFESP]; Tessari, Claudia Alessandra [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this dissertation is to analyze the policies of the Brazilian State from 2003 to 2013 for the capital goods industry and the impact of these policies on the employment and productive structure of the the parapetrolifer industry (IPP). It sought to analyze the existence of the relationship of the country's economic development and the growth of its industry as a result of the intentional measures of the Brazilian government. The method used was based on the historical analysis of the Brazilian reality in the capitalist system from the development and underdevelopment theories, from the analysis of the public policies of the Brazilian State for the capital goods and parapetrolifer industry and, finally, proceeded to the empirical analysis of the sector, with the construction of economic indicators that made it possible to capture the transformations studied in the IPP, the main indicators related to employment are employment growth rate, global and discounted turnover rate, growth rate of average remuneration, workers' education index and overall productivity and production. The main indicators related to the productive structure are the growth rate of companies, production density, investment rate, export coefficient, import coefficient and import penetration coefficient. The analysis showed that the policies of the Brazilian State for IPP, although they have presented positive results for the labor market, with the expansion of jobs, income and qualification, did not have any impact on the transformation of the national productive structure, with the specialization of the national parapetroliferous industry in the products with lower added value.