Navegando por Palavras-chave "Subjectivation"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Corpos sonhados-vividos: a dimensão onírica do poder em Michel Foucault e sua relação com a psicologia(Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009-03-01) Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Michel Foucault s work highlights body, interpenetrated by history , as an expression of forces of power and knowledge, which get strategically articulated in the history of occidental society. As the power is a producer of the individuality and that the individual is a production of the power and knowledge , the body is a piece within a domination and submission play which is present in the whole social network, in the historical process of production of subjectivity. This research analyzes the oneiric dimension in the genealogy of Foucault and it aims to verify the historical effects of the power and knowledge in the construction of the subjective imaginary, through the body, in a reciprocal approach between Psychology and Philosophy fields.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A emergência ontológica do Ser.com: análise do corpo e alma em Pierre Lévy e Heidegger(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Nunes, Marcos Vinicius Lourenço [UNIFESP]; Silveira, Fernando de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4032075843318626; http://lattes.cnpq.br/4675180352148783; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho filosófico-tecnológico de Pierre Lévy tem destacado a idéia da Internet e suas virtualidades como transformadoras do mundo e da constituição do “eu”. Através de sua obra “O Que É O Virtual?”, Lévy ressalta aspectos relativos ao virtual no âmbito filosófico: seu cerne semântico e evolução humana pelo virtual. Em “Cibercultura”, o foco é o virtual como vertente tecnicista, tendo desmembramentos antropológicos ao longo da escrita, como o impacto das novas tecnologias sobre a construção do homem. Heidegger, por sua vez, visa o encontro daquilo que nomeia de Verdade do Ser, objeto fundamental e primado da filosofia. Em sua “Carta Sobre O Humanismo” responde às indagações sobre o significado do humanismo após duas guerras mundiais sucessivas e vê que seu estudo não seria humanista, pelo fato do homem não ser o objetivo essencial, e sim, o Ser e sua Verdade. A partir de tais análises, procura-se investigar as possíveis e hipotéticas mudanças de concepções sobre o Ser, nos livros “O Que É O Virtual?” e “Cibercultura” de Pierre Lévy, fundamentadas principalmente na relação corpo-alma, mergulhadas na conexão virtual como remodelação dos limites corpóreo-mundanos, culminando no ponto de emergência de uma nova ontologia que abarque este Ser contemporâneo, tendo como contraponto – crítico e complementar - a noção de Ser e Verdade em Heidegger no seu livro “Carta Sobre O Humanismo”. Além destas obras, “Ser E Tempo – Parte I” de Martin Heidegger será utilizado como alicerce contextual nas questões do Ser e dos existenciais heideggerianos