Navegando por Palavras-chave "Suicidio"
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- ItemRestritoAbordagem profissional e o comportamento suicida na atenção primária à saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Frangonari, Tatiane Ferrari [UNIFESP]; Domingos, Thiago da Silva [UNIFESP]; Horta, Ana Lúcia de Moraes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6589995987863639; http://lattes.cnpq.br/2184168438993433; https://lattes.cnpq.br/8506102180590403Objetivo: identificar as intervenções terapêuticas dos profissionais da Atenção Primária à Saúde frente ao comportamento suicida e as associações entre as variáveis sociodemográficas, acadêmicas e ocupacionais. Método: estudo transversal. Participaram 192 profissionais de saúde de 20 Unidades Básicas de Saúde de um município da grande São Paulo. Foram aplicados um questionário para caracterização sociodemográfica, acadêmica e ocupacional, e a Avaliação da Assistência Profissional às Pessoas com Comportamento Suicida. Os resultados foram apresentados por meio de medidas de tendência central e dispersão, e a análise utilizou testes paramétricos e não-paramétricos, considerando a natureza das variáveis. Utilizou-se um nível de significância de 5%. Resultados: houve predominância do sexo feminino, média etária de 43,27 anos, com nível superior e tempo médio de trabalho de 10,71 anos. Entre os domínios, Percepção Profissional e Conhecimento/Habilidade, obtiveram as maiores pontuações. As variáveis idade, tempo de atuação na unidade e a frequência com que são atendidas as populações de risco para o comportamento suicida estiveram associadas às pontuações nos domínios percepção profissional, experiência e conhecimento/habilidade. Conclusão: o comportamento suicida na Atenção Primária à Saúde é considerado favoravelmente na perspectiva dos profissionais de saúde, bem como, seus conhecimentos e habilidades. A experiência profissional e a organização da rede de atenção denunciam as fragilidades para a articulação da assistência ao comportamento suicida nos cuidados primários.
- ItemSomente MetadadadosComportamento suicida por contágio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Souza, Sibele Dos Santos [UNIFESP]; Marcolan, Joao Fernando [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloIntroduction: There are controversial scientific data regarding contagious effect on suicidal behavior. Apparently, youth are more susceptible to contagious suicidal behavior. Objective: Analyze the presence of contagious suicidal behavior among federal university students. Methodology: Exploratory descriptive research, qualitative, use of semi-structured survey applied through digital means to college students of the Instituto Federal de Educação de Cubatão/SP; analysis by referential theory of the content analyses. Results: 34 survey responses analyzed; 23 respondents reported some sort of influence with exposure to a suicidal act and some identified themselves with the person who committed suicide, experienced feelings such as, sadness or despair, reported aversion to decision making, feelings of empathy, three considered suicide and wished to do something similar. The majority had relatives with mental health issues; one third had relatives with suicidal thoughts, and in some cases even the survey participant had this behavior. Most of the participants had suicidal thoughts, 7 put themselves in a life-threatening situation, 12 mutilated themselves, 5 planned suicide and 1 attempted suicide. Vulnerable individuals were found to be of higher risk, contagion being real and spread over school and social media. The suicide attempts and suicides were witnessed in person and through the media, videos, and social media. The reactions of those who witnessed the suicidal scene varied between discomfort and sadness, chills, traumatize, frighten, questioning about the theme, motive for the decision and the possibility to prevent it. The reports of identification showed feeling something similar or understanding the suicidal feelings, considering the possibility of suicide, alleviate sad thoughts and to put an end to their own pain. There were manifestations of aversion to the act and disregard to the suicidal individual, get used to living with the thoughts they felt after witnessing and confronting the suicide. The help needed after witnessing the suicidal act included specialty treatment, affection, and positive thoughts, some learned to live with the feelings, others affirmed little impact or resignation of the facts. There were considerations regarding human fragility, facing and sharing of difficult situations, reframing of life and death and about suicidal prevention. Considerations: The data does not allow to affirm by contagion, but by the influence of suicidal behavior some university students were exposed to disclose suicidal attempt and suicide. We highlight the need for additional studies about this topic to justify the plans of public policies and guidelines to prevent suicidal behavior, specifically in interventions regarding the communication and disclosure of suicidal behavior on social media platforms, the need for specific interventions by the government and a better qualification of mental health professionals, especially those of nursing practice, to provide treatment.
- ItemRestritoEspiritualidade em crianças e adolescentes com comportamento suicida(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Astorino, Isabella Placido [UNIFESP]; Silva, Lucia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5757806649763551; http://lattes.cnpq.br/7373226320234860Introdução. Espiritualidade é um conceito amplo, cuja definição abrange componentes conceituais relacionados às conexões consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o transcendental. Refere-se a recurso que pode trazer equilíbrio a emoções que também emergem durante a experiência de sofrimento decorrente de comportamento suicida em crianças e adolescentes. Objetivo. Explorar a experiência da espiritualidade para crianças e adolescentes com comportamento suicida. Método. Pesquisa qualitativa, realizada nos ambulatórios Conversas de Vida (Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio) e de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA), junto a crianças e adolescentes com comportamento suicida, com idade entre sete e dezoito anos incompletos. Os dados foram coletados mediante parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa, por meio de fotoelicitação e entrevistas abertas, audiogravadas e submetidos à análise de acordo com os passos metodológicos da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. A análise das entrevistas permitiu a definição de expressões chave (EC), agrupadas em 17 ideias centrais representativas da experiência de espiritualidade na vida de crianças e adolescentes com comportamento suicida. Sendo elas: natureza, Deus e natureza, animais, acreditando em Deus, Deus e música, conversando com Deus, crenças sobre Deus, religião, agradecendo a Deus, bruxaria, amizade, conexão com outros, conexão consigo mesmo, se sentindo conectado, diagnóstico, pensamentos de morte e fatores de melhora. As ideias centrais identificadas foram organizadas em quatro temas: A - Relação com a natureza, B - Relação com religiosidade, C - Relação com os outros e D - relação consigo mesmo.