Navegando por Palavras-chave "Supervisão"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma análise do Grupo Especial de Supervisão do Programa Mais Médicos em áreas remotas e territórios indígenas da Amazônia Legal(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-29) Carvalho, Natalia de Campos [UNIFESP]; Mendes, Rosilda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3746693286898810; http://lattes.cnpq.br/6749837285770359; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com enorme extensão territorial e marcado por grandes desigualdades socioeconômicas, o Brasil enfrenta problemas na distribuição de profissionais de saúde em diversas localidades, como nos territórios indígenas e municípios de difícil acesso da Amazônia Legal. Apesar da criação do Programa Mais Médicos (PMM), o escasso número de médicos com formação específica para a Atenção Primária à Saúde na Região Norte e a falta de oferta regular de transporte para as localidades remotas da Amazônia têm limitado nos últimos anos a disponibilização de médicos supervisores para assegurar a permanência do PMM nestes cenários. Neste sentido, foi criado em dezembro de 2014 o Grupo Especial de Supervisão (GES) do PMM, em parceria interministerial, para viabilizar o provimento médico em áreas remotas e Distritos Sanitários Especiais de Saúde (DSEI) da Amazônia Legal. Após mais de seis anos de sua implantação, o GES acumula experiências inovadoras de supervisão acadêmica nos rincões do país, mas quase não é notado dentre as centenas de estudos desenvolvidos sobre o PMM. Esta pesquisa destinou-se a analisar a supervisão acadêmica do GES nestas localidades através de entrevistas semi-estruturadas com cinco médicos do PMM e da narrativa autobiográfica da pesquisadora. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo textual, que resultou em três categorias: o “ser médico” do PMM: trajetórias, expectativas e perspectivas de trabalho; a contextualização do trabalho médico nos áreas indígenas e remotas da Amazônia Legal; e as características de funcionamento da supervisão acadêmica do GES/PMM que a tornam “especial” e fundamental para o país. A pesquisa, com isto, ajudou na compreensão da realidade da região, dos desafios enfrentados pelos profissionais e supervisores e das possibilidades de aprimoramento do suporte pedagógico para o PMM e outros programas de provimento médico. Por fim, discute-se o imperativo das questões estruturais de trabalho e vida nestes locais sobre o alcance real da supervisão, o que exige dela uma postura crítica e engajada na luta por melhorias para a região
- ItemAcesso aberto (Open Access)Supervisão de orientação psicanalítica para trabalhadores de saúde mental(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-27) Barros, Maria Veridiana Sampaio Paes de [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Broide, Emília Estivalet; http://lattes.cnpq.br/8226500067331229; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Quais as contribuições da psicanálise de orientação lacaniana para os espaços de supervisão oferecidos para trabalhadores da área da Saúde Mental? Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a supervisão de orientação psicanalítica pode oferecer subsídios teóricos e clínicos para trabalhadores de diversas áreas que desenvolvem suas práticas em diferentes equipamentos públicos da saúde e da assistência social. Parte-se da experiência da pesquisadora como supervisora, desde 2007, e da apresentação e análise de alguns de seus registros de campo, compostos do relato advindo tanto de supervisões individuais, quanto de grupos heterogêneos — realizadas em consultório particular e em cursos de especialização para trabalhadores da saúde mental. O referencial psicanalítico será abordado por meio das contribuições de Sigmund Freud, Jacques Lacan e autores contemporâneos, a fim de subsidiar supervisão e a construção do caso clínico, buscando abordar as demandas e os efeitos que atravessam os trabalhadores no que se refere às diretrizes da Reforma Psiquiátrica Brasileira e suas noções matriciadoras: rede de atenção psicossocial e intersetorial e projeto terapêutico singular (PTS), de modo que um manejo teórico interdisciplinar possa se articular. A hipótese levantada é que a supervisão pode ajudar a efetivação de um trabalho não protocolar, com o espaço para a invenção de cada profissional e dos usuários no processo de tratamento, trabalhando contra novas cronificações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Supervisor de psicologia clínica: um professor idealizado?(Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, 2008-12-01) Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; Nunes, Maria Lucia Tiellet; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulSupervision for undergraduate trainees in clinical psychology - even though fundamental for their training - lacks systematic evaluation mechanisms in regard to the role and function of the supervisor. This paper presents a study taking aim at exploring clinical psychology trainees' perceptions about their supervisors and supervision. The survey was carried out using a five points Likert scale comprising 27 items. The sample was formed by 56 undergraduate students belonging to the ninth semester of Psychology School, undergoing their training under weekly supervision for at least one semester. From the point of view of the trainees under supervision, the evaluations were almost exclusively positive, in spite of theoretical orientation of the supervisor. This positive result is discussed in relation to: characteristics of the clinical learning process - in special regarding the evaluation forms used; possible idealization; and the moment of transition from student to professional, in which the undergraduate is situated. It is pointed out the need for discussion about the evaluation of the teacher/supervisor activities in clinical psychology.