Navegando por Palavras-chave "Technologies"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gordura obtida de procedimentos em cirurgia plástica, células-tronco derivadas do tecido adiposo e seu potencial em inovação tecnológica: revisão narrativa de literatura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Lamblet, Hebert Teixeira [UNIFESP]; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulointroduction: in clinical practice, stem cells derived from adipose tissue (ADSC) are generally not administered isolated, but as a constituent of the stromal vascular fraction (SVF). Although plastic surgery has a bright history of innovation, the recent search for new therapies and methods in this specialty and more recently in regenerative medicine has heated up the market for a continuous search for innovations and technologies for the use of these cells of the SVF in an ethical, efficient way and easy to reproduce. Objective: to carry out a narrative review of the literature on plastic surgery procedures that use fat as a product, which involve obtaining ADSC and its potential for technological innovation in this processing. Method: a narrative literature review was carried out using the works published from January 1993 to August 2020, in English, Portuguese and Spanish, in the MEDLINE/PubMed databases. After the selection, exploratory reading, selective reading, material selection, text analysis, interpretive reading and writing were performed. Results: Of the 33 articles selected for the review, it was found that 23 articles used the enzymatic dissociation method to isolate stem cells derived from adipose tissue (ADSC), 25 articles reported that the plastic surgery procedure used was liposuction and 23 articles reported innovation technology using 3D models. Conclusions: The most used method for the isolation of ADSC was enzymatic dissociation, liposuction the most practiced procedure in plastic surgery and 3D models the most found innovation technology.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A influência da tecnologia na atenção farmacêutica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-25) Cordeiro, Tainan Ribas [UNIFESP]; Ferraz, Helena Onishi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8050506821347153As tecnologias e os meios de comunicação estão em constante mudanças. As pessoas buscam cada vez mais por conhecimento, compreensão e interação entre si. Os aplicativos e redes sociais são utilizados com mais frequência, como uma forma de comunicação, pesquisa e de monitoramento da rotina diária. Estas mudanças refletem na área da saúde e no perfil dos pacientes. Na área da saúde, existe diversos usos dessa tipo de tecnologia, denominados de mHealth’s (mobile healths), em inglês, algumas são voltadas exclusivamente para profissionais de saúde e outros voltados para pacientes, ou ambos. Neste contexto, esta revisão bibliográfica avalia a influência de m-Health’s na rotina do farmacêutico e na interação farmacêuticopaciente. Os estudos avaliados descrevem e analisam aplicativos voltados para adesão do tratamento do paciente, acesso a informação técnico-cientifica por profissionais de saúde, redes sociais que promovem as atividades farmacêuticas, informação de saúde com segurança e estimulam a comunicação com o paciente. Além de formas diferentes de dispensação, como vending machines. O farmacêutico pode se beneficiar desses recursos podendo auxiliar na atenção farmacêutica através de lembretes diários, respondendo dúvidas e aconselhando o paciente. Esse tipo de abordagem permite que o paciente tenha um acesso mais fácil ao medicamento e a informações do seu quadro clínico, apesar da distância, reforçando a importância desse profissional na área da saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Tecnologias de geração de energia elétrica em tubulação hidráulica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-17) Patrocínio, Marco Aurélio Carius [UNIFESP]; Sakurai, Cledson Akio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1944141304162246; http://lattes.cnpq.br/8312550965672951; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A energia hidrelétrica gerada por pequenas turbinas pode vir a ser uma forma eficiente e confiável de geração de energia renovável. Neste trabalho nós buscamos estudar um sistema que venha a produzir energia elétrica utilizando microturbinas, visando instalá-las nas tubulações de fornecimento de água das residências, para que, através da energia cinética que existe neste fluxo de água, a(s) microturbina(s) possam ser acionadas gerando assim energia que será armazenada adequadamente para uso. Com este trabalho também temos o intuito de mostrar que seria possível utilizar este tipo de microturbina(s) para outros sistemas, tais quais em adutoras ou até em corpos d’água, podendo o equipamento utilizado ser adaptado ao tamanho do projeto que ele for destinado, sempre buscando um mínimo impacto ambiental no ecossistema local.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uso de tecnologias na educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais de Matemática no ensino médio(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-23) Paiva, Rodolfo Magliari de [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/2675395182125507A relevância e justificativa do presente tema se dá por conta do cenário global, provocado pela pandemia do COVID-19, onde a Educação e as Tecnologias tiveram que se unir. A pandemia acelerou a possibilidade do ensino remoto e semi-presencial e trouxe novos desafios para o professor, especialmente no Ensino da Matemática. Assim, o objetivo é identificar e analisar desafios e soluções tecnológicos apontados/enfrentados no Ensino de Matemática por professores que atuaram com aulas síncronas ou remotas e semi-presenciais no Ensino Médio em contexto pandêmico de COVID-19. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, em duas etapas, utilizando a metodologia explicativa, de modo que facilite o entendimento do cenário desafiador e possibilite a recomendação de soluções assertivas. Na primeira etapa, o instrumento de coleta de dados foi um questionário pré-elaborado por meio da ferramenta Google Forms, para que professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Brasil, das redes pública e privada, preenchessem, após se sentirem esclarecidos a respeito da pesquisa, que foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Quarenta e quatro professores responderam ao questionário. Da amostra obtivemos que 68,2% buscaram uma formação continuada após a formação inicial em cursos de pós-graduação. 52,3% dos participantes apresentaram uma experiência positiva ao ensinar Matemática de forma remota e semi-presencial. 59,1% dos participantes já utilizavam tecnologias nas aulas antes da pandemia (de forma regular e contínua), porém desafios existiram no processo. Os aprofundamos na segunda etapa, em que participaram cinco dos professores da primeira etapa, em uma entrevista semi-estruturada via Google Meet, verificamos que as principais dificuldades foram o acesso à internet, o conhecimento das tecnologias disponíveis, a ausência de treinamento com as tecnologias e a comunicação com os alunos. A partir da pesquisa realizada, é possível apontar que apesar de mais da metade dos participantes terem formação continuada, utilizarem tecnologias em sala de aula desde antes da pandemia e terem boa experiência com o ensino remoto e semi-presencial, as dificuldades enfrentadas, como o acesso à internet de qualidade, formação continuada com as tecnologias, principalmente com as específicas para o Ensino de Matemática e recursos tecnológicos, poderiam ter sido amenizadas se os docentes tivessem mais apoio de políticas públicas e das instituições de ensino.