Navegando por Palavras-chave "Terror"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Figurações do medo em It: a coisa, de Stephen King(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-28) Santos, Danielle Alves dos [UNIFESP]; Philippov, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9950264048329182; https://lattes.cnpq.br/2233991153379016Esta pesquisa de mestrado visou analisar de que forma o medo é construído na obra IT: a Coisa (2017), de Stephen King, dentro do escopo do terror e do gótico. Tomamos como objetivos específicos compreender a construção da verossimilhança e seu jogo em relação aos eventos narrados, bem como a espacialidade presente na narrativa e a figuração de personagens, elementos muito importantes para entendermos a concepção do real e, a partir dela, analisarmos como o medo é suscitado. Para fins de bibliografia teórica, trabalhamos com Botting (2005), Cavallaro (2002), Punter (2012) e Rossi (2008), acerca da literatura gótica. Em relação ao medo, recorremos a Bauman (2008) e França (2022), além de King (2010). Em termos de estudos acerca de figuração de personagens, criaturas monstruosas, aranhas e palhaços, baseamo-nos em: Asma (2009), Cohen (1996), Oliveira Neto (2018), Radford (2016), Reis (2019) e Weinstock (2014). Outras referências importantes para o escopo teórico desta pesquisa foram: Christie (2017), Florence; Hafdahl (2020), Magistrale (2014) e Meyrer (2019), acerca de Stephen King e suas obras, principalmente em temas como conflitos familiares, terror e infância. Esta foi uma pesquisa de metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, seguindo os paradigmas teórico-crítico e analítico-interpretativo. Esperamos com este trabalho compreender de que forma o medo acontece na narrativa de Stephen King e assim contribuir para a fortuna crítica já existente desse importante autor do terror moderno.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O conceito de classes no cinema de horror brasileiro: uma leitura marxista do filme “À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)” de José Mojica Marins, o Zé do Caixão(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07) Silva, Herbert Henrique Pereira; Rovai, Mauro Luiz; http://lattes.cnpq.br/0720071392894567A proposta deste trabalho é analisar o filme A Meia-Noite Levarei Sua Alma (Brasil, 1964, P&B, 84 minutos), dirigido por José Mojica Marins, utilizando como metodologia a análise interna da obra e como principal referência teórica o livro SOCIOLOGÍA DEL CINE: La Apertura para la Historia de Mañana, de Pierre Sorlin sobre a sociologia do cinema e o livro O Discurso Cinematográfico: a Opacidade e a Transparência de Ismail Xavier sobre a linguagem cinematográfica. A nossa hipótese é a de que seria possível identificar elementos sociológicos presentes na referida obra de José Mojica Marins, em particular, a noção de luta de classes, conforme proposta por Karl Marx e Friedrich Engels. Além disso, este trabalho pretende apontar o caráter formativo presente no cinema, especialmente na percepção dos recortes de classe, dando relevo a uma dupla consideração acerca do cinema, como produto cultural e como entretenimento.